segunda-feira, março 10, 2014

Brasil

Temer desautoriza líder na Câmara e defende aliança entre PMDB e PT

José Maria Tomazela e Vera Rosa, Estadão
O vice-presidente Michel Temer desautorizou o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que chegou a pregar o rompimento da aliança do PMDB com o governo. Poucas horas antes de se reunir com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, Temer disse que "o PMDB quer manter o casamento com ela e não vê chance de divórcio".
"Não é A nem B ou C nem sou eu quem vai dizer se o partido vai para um lado ou para o outro. É a convenção nacional que decide o que deve ser feito", disse Temer ainda em Tietê (SP), sua cidade natal.



Dilma Rousseff e Michel Temer


SP: crise do Sistema Cantareira é o maior conflito pela água no Brasil

Brasil Post
A crise na gestão hídrica do Sistema Cantareira (foto abaixo) já é apontada pelo Ministério Público Estadual como o maior conflito pela água no Brasil. De acordo com o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) de Piracicaba, os interesses envolvem diretamente mais de 14 milhões de pessoas e superam proporcionalmente os conflitos gerados pela transposição do Rio São Francisco, na região nordeste.
Segundo ele, a estiagem deste ano evidenciou as falhas na gestão do sistema e o risco a que estão sujeitos tanto os municípios localizados na bacia doadora, formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, como a população abastecida pela receptora, a Bacia do Alto Tietê e Região Metropolitana de São Paulo.



Foto: O Globo


Exploração ilegal de madeira cresce 63% no Mato Grosso

Cleide Carvalho, O Globo
Segundo estado da Amazônia Legal que mais desmata, o Mato Grosso teve mais da metade de sua produção madeireira explorada ilegalmente entre agosto de 2011 e julho de 2012. Um estudo do instituto Imazon mostra que 1.977,47 km² de florestas foram explorados no período, dos quais 54% não tiveram a necessária autorização da Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema).
— Na comparação com o período anterior, de agosto de 2010 a julho de 2011, a exploração ilegal aumentou 63%. O manejo autorizado cresceu apenas 23% — afirma Denis Conrado, pesquisador do Imazon responsável por cruzar os dados da Sema com os do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora).





Agentes penitenciários de São Paulo anunciam greve

Brasil Post
Mesmo com a abertura das negociações sinalizada pelo Governo do Estado, os agentes penitenciários de São Paulo mantiveram para a segunda-feira (10) o início da greve da categoria nas 158 unidades prisionais do Estado.
Na sexta-feira (7), após tomar conhecimento da greve, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) divulgou nota anunciando uma reunião para a terça-feira (11) com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações com os sindicatos dos trabalhadores do sistema. Apesar disso, a greve foi mantida.


Arena Amazônia apresenta falhas no primeiro jogo oficial

Kleiton Renzo, Estadão
A presidente Dilma Rousseff esteve na Arena Amazônia (foto abaixo) no dia 14 de fevereiro para uma inauguração informal da obra. Neste domingo, porém, aconteceu a abertura oficial do estádio, com a realização da primeira partida.
Os 23 mil torcedores que lotaram o anel inferior do novo estádio viram falhas de acabamento, poltronas sujas de cimento, paredes apenas com reboco de concreto, baldes para aparar água de goteiras e aparelhos de ar-condicionado que não funcionaram em camarotes, entre outros problemas.



Foto: Divulgação


A situação precária de escolas públicas em AL, PE e MA

G1
Um retrato do abandono do ensino público no Brasil. São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula.
Durante dois meses, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo percorreram escolas públicas dos estados que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).
“O percurso deles é em torno de 20, 30 quilômetros. Muitos acordam duas, três horas da manhã, para pegar um caminhão, para que esse caminhão leve até a rodovia, para da rodovia vir de um transporte fornecido pela prefeitura do município: o ônibus escolar”, conta um morador de Joaquim Gomes, em Alagoas.


Desordem no setor elétrico: até as manutenções estão proibidas

Ana Clara Costa, Veja
No início de janeiro, semanas antes do apagão que penalizou 13 estados brasileiros, a estatal Eletronorte fez um pedido corriqueiro ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): precisava interromper a operação de três turbinas na Usina de Tucuruí, no Pará, para manutenção. A princípio, o órgão autorizou a interrupção.
Mas, rapidamente, mudou de ideia. O órgão ainda exigiu, ainda, que a empresa aumentasse sua disponibilidade energética de 89% para 98%, ou seja, que operasse em sua capacidade máxima — nível que a estatal não conseguiu cumprir, ficando em apenas 93% em fevereiro.
Temendo por suas turbinas, a Eletronorte enviou um ofício reiterando o pedido. O ONS respondeu com uma negativa, sem dar qualquer explicação — assim como se recusou a conversar com o site de VEJA. Essa se tornou a regra tácita para todo o sistema de geração de energia: haja o que houver, nenhuma térmica ou hidrelétrica pode entrar em manutenção enquanto os reservatórios do Sudeste, que exibem seus piores níveis históricos, não voltarem à normalidade.





Mantega fará reunião para ouvir empresários

Renata Veríssimo e Vera Rosa, Estadão
Na semana em que o País vai receber uma agência internacional de classificação de risco para avaliar a situação da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai "discutir a relação" do governo com os empresários.
Por ordem da presidente Dilma Rousseff, Mantega convocou uma reunião para terça, em São Paulo, com pesos-pesados do Produto Interno Bruto (PIB). A sete meses da eleição, a crítica à condução da economia virou o mantra da oposição e Dilma foi aconselhada a se aproximar dos empresários, que têm reclamado do governo.





Uribe se torna o maior opositor de Santos com sua entrada no Senado

El País
As eleições legislativas deste domingo na Colômbia parecem confirmar que o ex-presidente Álvaro Uribe vai ter muito o que dizer na implementação de um eventual acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e que seu movimento de direita, o Centro Democrático, será a maior força da oposição.
Apesar de seus bons resultados, que o mantiveram na liderança durante toda a apuração, com 93% dos votos contabilizados, o partido da U, do presidente Santos, tomou a dianteira com 21 senadores. O Uribismo tem neste momento 20 e o controle do Congresso ficaria dividido entre os partidos da coalizão que apoia o Governo de Juan Manuel Santos —Partido da U, liberais e Mudança Radical—, os conservadores, o Polo Democrático (esquerda) e a Aliança Verde, com 47 cadeiras das 102 que compõem a Câmara Alta.


Crise na Ucrânia: EUA enviam 12 caças para a Polônia

O Globo
Os Estados Unidos e a Polônia chegaram a um acordo para o envio de uma unidade da Força Aérea Americana ao país para reforçar a vigilância do espaço aéreo báltico por conta da crise na Ucrânia e a ameaça russa de anexar aregião da Crimeia. De acordo com o Ministério de Defesa polonês, 12 caças F-16 seguirão para a Polônia.
O acordo foi fechado entre os secretários de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, e da Polônia, Tomasz Siemoniak. “A unidade estará integrada por 12 caças F-16, aviões de transporte e 300 soldados”, disse o porta-voz do ministério polonês, Jacek Sonta, em nota divulgada neste domingo. “O envio começará no domingo e terminará na quinta-feira”, completou.


Foto: AFP

0 comentários:

Postar um comentário