terça-feira, março 11, 2014

Brasil

Dilma acena com apoio do PT ao PMDB em seis estados de menor densidade

Maria Lima, O Globo
Após quase dez dias de pesada troca de acusações entre dirigentes do PT e do PMDB, a presidente Dilma Rousseff conseguiu nesta segunda-feira vencer sua primeira batalha para baixar o nível da crise política com o principal partido aliado do governo.
Após se reunir com os três principais caciques do PMDB no Senado — o presidente Renan Calheiros (AL) e os líderes do partido, Eunício Oliveira (CE), e do governo, Eduardo Braga (AM) — Dilma assegurou, ao menos por ora, que a crise centrada na Câmara, e ainda não debelada, não contamine a relação com a bancada peemedebista no Senado.
O clima melhorou nesta segunda-feira após a presidente sinalizar apoio a palanques estaduais do PMDB. No fim do dia, o vice-presidente Michel Temer garantiu que a aliança nacional está “garantidíssima”.




Mercadante tenta reconquistar aliados do 'blocão'

Vera Rosa Tânia Monteiro, Estadão
Preocupada com a atuação do "blocão" no Congresso, a presidente Dilma Rousseff pediu ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que tente esvaziar o grupo, atraindo novamente seus integrantes para o palanque governista.
Dilma quer saber, na prática, até que ponto a rebelião comandada pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), tem o apoio dos demais partidos da coalizão. Mercadante iniciou a operação antes do carnaval, dias após a criação do "blocão".




Alstom: conta na Suíça é comprovada

O Globo
As autoridades Suíças encaminharam ao Brasil documentos que comprovam a existência da conta mantida pelo vice-presidente e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Robson Riedel Marinho, no banco Credit Lyonnais.
A informação é do jornal “O Estado de S.Paulo". A conta foi bloqueada em 2008 pelo Ministério Público da Suíça, que investigava pagamentos de suborno pela Alstom e detectou movimentações suspeitas ligadas a contratos firmados por estatais paulistas.
O inquérito que investiga Marinho está desde 28 outubro de 2010 na Procuradoria Geral da República. Por ser conselheiro do TCE-SP, ele tem foro privilegiado. Marinho é suspeito de ter dado parecer favorável a um aditivo contratual firmado em 1998 pela Alstom com as empresas EPTE e Eletropaulo, estatais paulistas de energia. A Justiça Federal processa 11 pessoas por corrupção ativa e lavagem de dinheiro por causa deste aditivo, que teria movimentado R$ 23 milhões em propinas.


4.800 mulheres morrem por ano de câncer do colo do útero

Maria Clara Serra, O Globo
Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa diz que 4.800 mulheres morrem por ano de câncer do colo do útero no país.
Para prevenir a incidência da doença, o governo inicia a campanha de vacinação contra o vírus HPV. Segundo ele, um grupo da Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que as doses da vacina são seguras.


População de Fernando de Noronha está há mais de 10 dias sem água

Letícia Lins, O Globo
Um dos santuários ecológicos mais disputados do país, o Arquipélago de Fernando de Noronha enfrenta uma grave crise de abastecimento de água. O único reservatório que abastece a principal ilha entrou em colapso, e seus quatro mil moradores estão há mais de dez dias sem água nas torneiras.
Revoltada, a população já realizou dois protestos nas últimas 72 horas, com registro inclusive de um incêndio próximo ao aeroporto, o que obrigou centenas de turistas a fazer o percurso a pé até o local de embarque. Passageiros perderam voos.
Com capacidade para armazenar 411 mil metros cúbicos de água, o que garantiria abastecimento por 634 dias segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento, o Açude do Xaréu secou totalmente na maior estiagem dos últimos 50 anos.





Minas registra mais um caso de racismo em campo

Veja
Mais um caso de racismo foi registrado no futebol no final de semana - agora em Patos de Minas, no interior de Minas Gerais, no jogo entre Mamoré e Uberlândia, no último domingo, pelo Módulo II (segunda divisão) do Campeonato Mineiro.
O torcedor do time da casa Marcelo Carlos Fernandes, de 45 anos, foi detido após chamar o lateral-esquerdo reserva Francisco Assis, do Uberlândia, de "macaco, negro, safado e fedorento" na hora do aquecimento. Depois que policiais e testemunhas presenciaram os xingamentos, um boletim de ocorrência por ofensa racial foi registrado pela Polícia Militar no próprio local, o estádio Bernardo Rubinger de Queiroz.


Crédito estudantil ajuda a reduzir procura de emprego por jovens

Clarice Spitz, O Globo
A aparente contradição do mercado de trabalho brasileiro, que mantém taxas de desemprego em recorde de baixas (em janeiro ficou em 4,8% para as seis maiores regiões metropolitanas do país), apesar do crescimento econômico fraco, pode estar relacionada a políticas de financiamento educacional.
Para o Itaú Unibanco, além do envelhecimento da população brasileira, o avanço do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltado para estudantes no ensino superior, pode ter contribuído para a saída dos jovens no mercado de trabalho.
Segundo estudo do banco, a parcela dos brasileiros em idade ativa que estão trabalhando ou em busca de vagas caiu de 57,8% no fim de 2012 para 56,8% em janeiro deste ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a queda foi 3,1 pontos percentuais, chegando a 67,1%.
E o banco atribui parte desse movimento à maior oferta de crédito estudantil, que oferece aos jovens a alternativa de estudo num momento de economia fraca e menos oportunidades de emprego.



Kamille deixou o trabalho para se dedicar à faculdade de medicina Foto: Gustavo Miranda / O Globo


Maduro volta a convocar partidos de oposição para dialogar

Leandra Felipe, Agência Brasil
Em dia de protestos de médicos ontem (10) em Caracas, capital da Venezuela, o presidente Nicolás Maduro voltou a convocar os partidos de oposição que ainda não estão dialogando com o governo.
Ele chamou a Mesa da Unidade Democrática (MUD) para uma conferência. "Pela quinta vez, refaço meu chamado de diálogo", disse durante um evento. Maduro também declarou que a estabilidade da América do Sul e de grande parte do continente depende da situação na Venezuela.





O Chile inicia sua grande batalha contra a desigualdade

Francisco Peregil, El País
A socialista Michelle Bachelet (foto abaixo), a pediatra de 62 anos que se transformou em 15 de dezembro na primeira mulher reeleita no Chile, assume nesta terça-feira no Congresso de Valparaíso a presidência de um país que não está para brincadeiras.
O conservador Sebastián Piñera deixa em suas mãos uma nação que está há quatro anos crescendo ao ritmo de 5,5%, um ponto acima da média na América Latina. Bachelet herda “uma economia saudável, uma democracia estável e uma cidadania fortalecida e consciente de seus direitos”, como ela mesma reconheceu no dia de sua vitória.
Mas herda também um dos países mais desiguais do continente, um país onde a educação de qualidade é algo inconcebível para qualquer família humilde.





Rússia diz que ‘direito internacional’ resolverá crise na Ucrânia

O Globo
O Kremlin lançou nesta segunda-feira sua contra-ofensiva diplomática sobre a Ucrânia, prometendo aos ocidentais propostas para resolver a crise nessa ex-república soviética, enquanto a Otan enviou aviões de reconhecimento para países vizinhos, a fim de supervisionar a situação.
Enquanto Kiev acusa a Rússia de agressão e pede aos Estados Unidos para interceder neste conflito sem precedentes desde o fim da Guerra Fria, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, anunciou que Moscou apresentará várias propostas aos países ocidentais para solucionar a crise na Ucrânia, dentro do Direito Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário