segunda-feira, março 17, 2014

Brasil

Encontro com o ministro Joaquim Barbosa, por Gabriel Garcia

Encontrei o ministro Joaquim Barbosa, ontem, na livraria Cultura, do shopping Casa Park, em Brasília. Ele estava acompanhado de dois seguranças, que observavam enquanto eu me aproximava. O ministro usava calça jeans e camiseta cinza.
Transcrevo o diálogo:
- Ministro, desculpe incomodá-lo. Sou Gabriel Garcia, repórter do Blog do Noblat.
- Oi, Gabriel.
- Olá, ministro. Enfim terminou o julgamento do mensalão. Ficou uma sensação ruim após a análise dos embargos?
- Rapaz, já passou.
- Mas o senhor gostou do resultado?
- Já foi.
- E o senhor vai sair do Supremo para concorrer a algum cargo eletivo?
- Você está me entrevistando? Se eu responder algo, você vai lá e escreve uma matéria com três páginas, como outros jornalistas já fizeram.
- Mas teve conversa com algum partido?
- Tenho uma coisa a dizer: essa é uma decisão pessoal.
- Obrigado, ministro. Boa leitura.

Joaquim Barbosa. Foto: Fellipe Sampaio / STF



O cardápio de Kassab para 2014

Felipe Frazão, O Globo
Imagine uma mesa que reúna, em conversa amistosa, um candidato à Presidência da República, dois a governador de Estados importantes, políticos de partidos de direita, de esquerda, dirigentes do setor comercial e até um ministro do Tribunal de Contas da União.
A configuração eclética pode parecer rara no universo político, mas não para Gilberto Kassab (foto abaixo). Ex-prefeito de São Paulo, presidente e fundador do PSD, ele articula em diversas frentes seu apoio e o próprio futuro nas eleições de outubro.
No domingo passado, Kassab organizou um jantar em seu apartamento para o ex-deputado petista Paulo Delgado, o tucano Pimenta da Veiga (pré-candidato ao governo de Minas Gerais), o ex-senador democrata Heráclito Fortes (atualmente no PSB), o ex-governador do Paraná João Elísio (DEM), o ministro do Tribunal de Contas da União José Jorge, o ex-deputado Roberto Brant (MG), o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen, e o secretário da Casa Civil de Goiás, Vilmar Rocha (PSD). O mais ilustre convidado foi o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que disputará a Presidência da República contra Dilma Rousseff – oficialmente, a candidata de Kassab.





RJ: dois ônibus são queimados em ato após morte de moradora de Turiaçu

Priscilla Aguiar e Márcio Menasce, O Globo
Uma nova manifestação ocorreu na noite deste domingo na Avenida Ministro Edgar Romero, na altura da Rua Borborema, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O protesto, que teve dois ônibus incendiados, é pela morte de Cláudia Silva Ferreira, de 38 anos, moradora do Morro da Congonha, em Turiaçu, após uma troca de tiros entre bandidos e policiais durante uma operação da PM ocorrida pela manhã.
O ato fechou por mais de duas horas uma das princiapis vias do bairro e causou pânico aos motoristas e pedestres que passavam pelo local. Além dos ônibus incendiados, havia barricadas em chamas, e rojões foram atirados contra os policiais.



Foto: Eduardo Naddar / O Globo


Nível do Sistema Cantareira desce a 15,2% e agrava abastecimento em SP

Camila Maciel, Agência Brasil
O volume de água armazenado no Sistema Cantareira chegou a 15,2% ontem (16), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A falta de chuva e o calor neste início de ano têm feito o nível do reservatório acumular recordes negativos.
Desde o dia 9, o armazenamento vem caindo progressivamente, cerca de 0,1 ponto percentual por dia. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970. Na última segunda-feira (10), o bombeamento do sistema teve um corte, passando de 31 mil metros cúbicos por segundo para 27,9 mil litros por segundo.





Policiais federais protestarão em aeroportos nesta semana

O Globo
Uma semana depois de o Palácio do Palácio escalar Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, para negociar com a categoria, policiais federais de todo o país estão convocando para uma grande manifestação cobrando mais investimento do governo federal na segurança dos aeroportos brasileiros.
No próximo dia 20, os policiais voltam a ocupar aeroportos nas principais capitais, num protesto bem-humorado: vão distribuir pizzas e panfletos (onde explicam a reivindicação), levando palhaços para simbolizar o que chamam de “descaso de governantes com a segurança da população”.


Custo de energia no país deve aumentar com leilão do governo

Danilo Fariello, O Globo
No leilão previsto para 25 de abril, o governo vai ofertar energia gerada por usinas termelétricas, o que deve elevar o custo em relação ao leilão de dezembro, na visão de especialistas. Dos 3,3 mil megawatts (MW) médios que as distribuidoras precisam adquirir no leilão, o governo conta com uma oferta de mil MW médios apenas de termelétricas da Petrobras.
A expectativa é fechar contratos de longo prazo de forma a atender toda a necessidade das distribuidoras, para que elas não precisem comprar energia — mais cara — no mercado de curto prazo.
Como as usinas termelétricas são mais caras, além de mais poluentes do que as hidrelétricas, esse custo de geração deve se refletir no leilão. Mas o mercado conta com a boa vontade da Petrobras para segurar as tarifas.


Crédito deve registrar menor alta desde 2003

Marcia de Chiara, Estadão
O crédito total que os brasileiros usam para comprar carro, casa e outros bens, além de financiamentos no cartão de crédito, no cheque especial e do crédito para uso pessoal, deve registrar neste ano a menor taxa de expansão desde 2003.
A pisada no freio no ritmo de oferta de financiamentos sinalizada pelos bancos públicos, o encarecimento do crédito e o menor avanço na renda do trabalhador reforçam a perspectiva de desaceleração no volume de empréstimos.


Como é a vida depois do Facebook?

Lígia Aguilhar, Estadão
Já virou assunto com data marcada. O evento no Facebook agendado para o dia 9 de março convidava usuários a migrarem coletivamente para a Diaspora, uma rede social descentralizada criada por ativistas e que promete maior privacidade.
Dos mais de 13 mil convidados, cerca de 600 confirmaram presença. Essa não foi a primeira e nem será a última vez em que a promessa de abandonar o Facebook é sacramentada pela internet. Com mais de 1 bilhão de usuários, a maior rede social do planeta se transformou na plataforma que todos adoram odiar.




Oposição venezuelana mostra força nas ruas apesar das divergências

El País
Uma numerosa manifestação de oposição em Caracas e outras cidades do país mostrou, neste domingo, que os setores contrários ao governo de Nicolás Maduro ainda não estão cansados, apesar de os protestos estarem tomando as ruas há mais de um mês. Quase simultaneamente, no entanto, expuseram por meio da mídia as desavenças, cada vez mais abertas, que separam os seus líderes.
Se no sábado o oficialismo protestou - contra qualquer resquício de institucionalidade que restasse nas forças armadas - aos militares, no dia seguinte a oposição venezuelana convocou às ruas os seus seguidores com um motivo que, se os fatos corresponderem à realidade, aproxima-se perigosamente da xenofobia: chamou a protestar contra a "ingerência cubana".


Obama diz que EUA ‘jamais’ reconhecerão referendo na Crimeia

O Globo
Os russos da Península da Crimeia votaram neste domingo num referendo pela independência da Ucrânia e a união à Rússia: com quase 75% das urnas apuradas no início da madrugada (hora local), os números mostravam que 96% votaram “sim”.
Com o resultado, festejado nas ruas, o Parlamento regional se apressou e planeja apresentar ainda hoje, em sessão extraordinária, uma candidatura oficial de integração à Federação Russa. A reação do Ocidente, que acusa Moscou de estar orquestrando uma anexação ilegal de território ucraniano, foi imediata: Estados Unidos e Europa rejeitaram o referendo e anunciaram que vão punir a Rússia com sanções.
Enquanto isso, o novo governo pró-ocidental da Ucrânia apelou para que 20 mil homens se apresentem para integrar a recém-criada Guarda Nacional.


População comemora com bandeiras russas resultado de referendo Foto: AFP

0 comentários:

Postar um comentário