terça-feira, março 18, 2014

Brasil

Governo não chega a entendimento com Eduardo Cunha

Cristiane Jungblut e Paulo Celso Pereira, O Globo
Terminou sem acordo a reunião da cúpula do governo com o líder do PMDB da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), no Palácio do Planalto, sobre a votação do Marco Civil da Internet.
Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, haviam sido orientados desde cedo a contabilizar os votos das outras bancadas de partidos aliados e no encontro, que ocorreu na noite desta segunda-feira, optaram por não ceder em qualquer ponto do projeto.
Após pouco mais de uma hora de reunião, os ministros saíram deixando claro que o governo não retiraria a urgência do projeto nem alteraria o ponto que trata da neutralidade de rede, considerado o mais importante e já acertado no parecer do deputado Alesandro Molon (PT-RJ). Apesar da tensão política, o objetivo do governo é votar a medida na quarta-feira. 



 Cardozo, Temer e Cunha durante reunião Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


Além de Integração, PROS recebe do governo Sudene, Sudam e Sudeco

Blog do Camarotti
Além do Ministério da Integração Nacional, o Palácio do Planalto garantiu ao PROS os comandos da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).
A proposta foi feita pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, aos integrantes da cúpula do PROS. Pelo acordo, o PROS já deixou o “blocão independente”, isolando ainda mais o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Nesta quarta-feira, Mercadante deve almoçar com integrantes do PROS no Planalto, inclusive com a presença do ex-ministro Ciro Gomes e do governador Cid Gomes. Deve ser oficializada a permanência do ministro Francisco Teixeira na Integração. O PROS também deve receber cargos que eram do PSB no Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e na Codevasf (Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco).


FHC: 'Não vou ser candidato a mais nada'

Pedro Venceslau, Estadão 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto abaixo) disse na noite desta segunda-feira, 17, que não pretende ser candidato a nenhum cargo nas eleições deste ano. Nós últimos dias, dirigentes tucanos fizeram circular o rumor de que FHC teria sido convidado para ser candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves.
A tese ganhou força no partido depois que o PSDB nacional realizou pesquisas qualitativas que indicaram que o nome de FHC tinha boa aceitação entre eleitores de várias idades. O comando da pré-campanha de Aécio decidiu, com base nesses dados, que vai utilizar a imagem do Fernando Henrique com frequência nas propagandas de rádio e TV, na internet e nos materiais gráficos do partido.





Perícia não vê cartel em contrato de Serra

Fausto Macedo e Fernando Gallo, Estadão
Perícia do Setor Técnico do Ministério Público de São Paulo descarta ter havido formação de cartel no único dos cinco projetos paulistas denunciados pela empresa Siemens firmado na gestão do ex-governador José Serra (PSDB).
A multinacional alemã denunciou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) cinco projetos em que sustenta ter havido a prática anticompetitiva no setor metroferroviário de São Paulo. Um foi assinado em 2000, no segundo mandato de Mário Covas (PSDB), três nos dois primeiros governos de Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2001 e 2006, e o último projeto na gestão Serra (2007-2010).





Marido suspeita que mulher arrastada por carro da PM foi executada

Waleska Borges, O Globo
O vigia Alexandre Fernandes da Silva, de 41 anos, viúvo de Cláudia da Silva Ferreira, de 38 anos, baleada durante uma operação no Morro da Congonha, em Madureira, na manhã de domingo, acredita que a mulher foi vítima de execução. Segundo ele, os policiais teriam atirado em Claudia de propósito.
- Trataram minha mulher que nem bicho. Nem o pior traficante do mundo merece esse tratamento que ela teve - disse Alexandre, acrescentando que viu o corpo dela, no hospital, em carne viva. 
O irmão de Claudia, Júlio César da Silva Ferreira, também acredita que os policiais mataram sua irmã.
- Foi uma execução mal sucedida. Depois disseram na delegacia que estava com quatro armas, mas isso é mentira. Ela só estava com um copo de café na mão e seis reais para comprar pão. Ela levou três tiros de curta distância. Isso é uma execução. Não queremos que essa história fique impune. Se não ela será só mais um Amarildo. 



Parentes se emocionam no enterro Cláudia Ferreira Foto: O Globo


Após enchentes, número de casos de leptospirose dobra em Rio Branco

Itaan Arruda, Estadão
A capital do Acre, Rio Branco, corre risco de ter surto de leptospirose durante retorno das famílias para as casas no período pós-enchente. Na primeira quinzena de março já são 91 casos confirmados. 
O número é quase o dobro de confirmações registradas no mesmo período do ano passado quando, durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou 101 casos. Nos primeiro trimestre desse ano, o município de Rio Branco já tem 319 notificações.


Quatro mil famílias do RS saem da miséria e deixam de receber bolsas

G1
Quatro mil famílias do Rio Grande do Sul saíram da condição de extrema pobreza e deixaram de receber renda complementar do programa RS Mais Igual, do governo do Estado. Os números foram divulgado em cerimônia na noite desta segunda-feira (17) no Palácio Piratini, durante a apresentação do primeiro relatório do Observatório de Políticas Sociais do governo.
Em ato simbólico, três ex-beneficiárias do programa devolveram o cartão do benefício. Para Aline Araújo, bolsista do Prouni no curso de Nutrição, o Bolsa Família foi muito importante durante os primeiros anos de vida de sua filha. “O meu sonho mesmo era devolver o cartão. Porque eu não queria depender o resto da vida do governo”, declarou.


GDF trata como sabotagem uniforme escolar que traz ensino com 'C'

G1
A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou nesta segunda-feira (17) considerar um ato de sabotagem a confecção de um uniforme escolar com a palavra "encino".
Um estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia adquriu uma camiseta com o erro de grafia. De acordo com a pasta, foram confeccionadas ao todo 2.800 camisetas, das quais 27 com o erro de grafia.
Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que considera "impossível" a reprodução das 27 camisas erradas no universo de 2.800 corretas. Essa certeza, diz a secretaria, se deve à técnica de produção das camisas adotada pela Fábrica Social, entidade responsável pela confecção das peças.
















Fitch: 'risco regulatório' no socorro a elétricas

Danielle Nogueira, O Globo
A agência de classificação de risco Fitch divulgou nota nesta quinta-feiraem que avalia como um sinal de “intensificação do risco regulatório” do setor de energia elétrica a medida anunciada semana passada de socorrer as distribuidoras com R$ 12 bilhões
A cifra se soma aos R$ 9 bilhões que o Tesouro já havia reservado no orçamento para o setor este ano.
Embora veja a medida como positiva para o caixa das companhias — que passam por dificuldades —, a Fitch a considera “mais um sinal de crescente intervencionismo” no setor, o que deverá ampliar o endividamento das empresas e a pressão para elevar tarifas nos próximos anos. 


Recuperação mundial é insuficiente para estimular emergentes

O Globo
A economia mundial está se recuperando, principalmente nos países mais avançados, mas essa recuperação ainda é insuficiente para estimular os países em desenvolvimento, avaliou o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto abaixo), nesta segunda-feira, depois de encontro com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
"Nossa avaliação é semelhante, observamos uma recuperação da economia internacional", disse Mantega ao lado do secretário norte-americano, Jack Lew, na capital paulista.
"No entanto, essa recuperação, do meu ponto de vista, é ainda incipiente, mais lenta do que gostaríamos e ainda não é suficiente para estimular a retomada dos países emergentes." 





Geração de empregos com carteira tem o melhor fevereiro desde 2011

Geralda Doca, O Globo
O mercado formal de trabalho registrou em fevereiro a geração líquida (admissões menos demissões) de 260.823 empregos. Foi o melhor saldo para o período, desde 2011, quando foram abertas 280.799 vagas.
Em fevereiro do ano passado, foram criados 123.446 postos de trabalho, descontando demissões. O dado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 
No primeiro bimestre do ano, foram criados 302.190 empregos, considerando dados ajustados até janeiro (informações depois do prazo) - superando o resultado obtido no mesmo período de 2013, que foi de 170.612 postos de trabalho.


Copa exigirá cancelamento de 800 voos

Lu Aiko Otta, Estadão 
O governo sabia que teria de restringir a operação de aeroportos durante as partidas da Copa do Mundo por razões de segurança.
Mesmo assim distribuiu os horários para as companhias. As empresas já sabem que não poderão voar para determinados destinos em certos horários, mas seguem vendendo as passagens. Resultado: transtorno para o consumidor. As próprias companhias, reunidas na Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), confirmam que terão de cancelar cerca de 800 voos e realocar perto de 16 mil passageiros.


0 comentários:

Postar um comentário