sexta-feira, março 21, 2014

Brasil

Ex-diretor da Petrobrás preso elaborou contrato de compra de refinaria

Andreza Matais e Fausto Macedo, Estadão 
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 20 o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa (foto abaixo), homem forte na gestão do ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli envolvido diretamente na compra da polêmica refinaria de Pasadena (EUA).
Ele foi um dos responsáveis por elaborar o contrato da compra da refinaria e ajudou a fazer o "resumo técnico" de 2006 criticado pela presidente Dilma Rousseff por não trazer cláusulas do contrato que iriam transformar o negócio de Pasadena num problema para a Petrobrás.




Mídia pinta ‘quadro aterrorizador’ na economia por eleições, diz PT

Fernanda Krakovics, O Globo
Em resolução política aprovada em reunião do diretório nacional, nesta quinta-feira, o PT afirma que parcela da mídia "faz questão de pintar um quadro aterrorizador na economia" com o objetivo de tentar influenciar nas disputas eleitorais, e defende a democratização dos meios de comunicação.
"Parcela da mídia brasileira faz questão de pintar um quadro aterrorizador na economia, disseminando maus presságios sem fundamentos técnicos, apenas com a clara intenção de tentar influenciar nas disputas eleitorais. Chega a ser impressionante a distância apresentada por uma parcela da mídia entre o Brasil verdadeiro, governado pelo PT, e o Brasil ´deles´”.
No mesmo texto, os petistas chamam de “velhos do Restelo” os que ficam "agourando" o insucesso da Copa no Brasil e estimulando manifestações contrárias ao evento. "Os ´velhos do Restelo´, parafraseando Camões, ficam agourando o insucesso da Copa no Brasil. Tentam, de todas as formas, estimular manifestações contrárias e alardeiam a inexistência de legado a ser deixado pelo campeonato mundial", diz a resolução aprovada pelo diretório nacional.





Cunha fecha acordo sobre MP que trata de lucros no exterior

Cristiane Jungblut, O Globo
Após semanas de negociação com o setor privado e o Congresso, o governo conseguiu nesta quinta-feira um acordo sobre a Medida Provisória (MP) 627, que muda a tributação sobre lucros das empresas obtidos no exterior. O líder do PMDB na Câmara e relator da MP, Eduardo Cunha (RJ), informou que o texto será levado a votação, na próxima semana, fixando em oito anos o prazo para que as companhias recolham o imposto. No primeiro ano, elas terão de recolher 12,5% do lucro.
Originalmente, a MP previa prazo de cinco anos e alíquota de 25% no primeiro ano. Mas as multinacionais reclamaram tanto com o governo quanto com o Congresso. Cunha, então, melhorou as condições. A equipe econômica chegou a resistir, mas acabou cedendo, a fim de não se indispor com o setor privado, em ano eleitoral, e nem com o PMDB, com quem trava uma queda de braço política. 


STF manda prender deputado que trocou cirurgia por voto

Veja
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta quinta-feira, os últimos recursos do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA, foto abaixo) e determinou a prisão de mais um parlamentar no país. O deputado foi condenado em 2011 a três anos, um mês e dez dias de prisão pelo crime de esterilização irregular: em troca de votos nas eleições de 2004, ele oferecia cirurgias de laqueadura.
Ao site de VEJA, Bentes afirmou que, a exemplo do ex-colega de partido Natan Donadon (RO), que está encarcerado na Papuda (DF), não vai renunciar ao mandato. Primeiro deputado-presidiário do Brasil, Donadon só teve o mandato cassado neste ano. “Não cometi nenhum crime, mas entenderam que eu conhecia os fatos. Não quero sair da Câmara pela janela. Só saio em duas condições: quando perder as eleições ou decidir não concorrer”, disse.





A investigação do cartel de trens de São Paulo ganha dimensão nacional

El País
Um suposto esquema de corrupção que atingia principalmente o governo do PSDB de São Paulo tomou uma dimensão nacional nesta quinta-feira.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anunciou que 18 empresas nacionais e estrangeiras, além de 109 pessoas, estão sendo investigadas por formação de cartel que agiu na venda e reforma de trens para companhias públicas paulistas e também atuaram em outras quatro unidades da federação: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A suspeita é que as empresas e seus funcionários tenham atuado irregularmente em ao menos 15 operações de comercialização de trens e de serviços entre os anos de 1998 e 2013, o que teria lesado os cofres públicos em 9,4 bilhões de reais. Apenas para efeito de comparação, esse valor é maior do que o orçamento anual de vários Estados brasileiros como o de Sergipe (orçamento de 8,3 bilhões de reais) ou do Piauí (7,7 bilhões de reais), ambos no Nordeste.




Cabral pedirá apoio das Forças Federais para conter ataques a UPPs

O Globo
Depois de uma reunião com autoridades da cúpula de segurança do estado, o governador Sérgio Cabral (foto abaixo) disse, no início da madrugada desta sexta-feira, que marcou para as 11h uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para discutir os recentes episódios de violência nas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio.
Cabral, o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança José Mariano Beltrame vão a Brasília para propor um plano de segurança para o estado. O governador, no entanto, não quis dar detalhes do plano que será proposto, mas adiantou que vai solicitar o apoio das Forças Federais.
— Liguei para a presidente por volta de 23h desta quinta, pedindo uma reunião, e ela se mostrou aberta a discutir a questão da segurança no Rio. O tráfico quer frear a política de pacificação do governo nas comunidades, mas as polícias Militar e Civil estão em alerta para controlar a situação.




Alckmin busca saída consensual para captar água do Paraíba do Sul

Sílvia Amorim, O Globo
Depois de ter tido sua proposta de captação de água do rio Paraíba do Sul para abastecer parte da região metropolitana de São Paulo criticada nos últimos dias por prefeitos e o secretário do Meio Ambiente do Rio, Índio da Costa, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB, foto abaixo), disse nesta quinta-feira que quer implementar a medida com o apoio de todos os envolvidos no debate.
— Nós entendemos que o melhor caminho é o da boa política porque não há incompatibilidades. Por isso, fizemos questão de conversar com o governo federal — disse Alckmin ao GLOBO nesta tarde. 
Ele explicou que o entendimento jurídico do governo é de que a obra — interligação de 15 km entre as represas Jaguari e Atibaínha, ambas no estado de São Paulo, pode ser feita mesmo sem concordância do governo do Rio de Janeiro. O Jaguari é um afluente do Paraíba do Sul, que atravessa Rio, Minas e São Paulo. 





Membros do MST e MAB invadem usina de Rio Canoas

Marcelle Gutierrez,  Estadão
A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) informou que no dia 17 de março, às 3h, as instalações da usina hidrelétrica de Rio Canoas foram invadidas por ocupantes ligados ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
A empresa informou, por meio de fato relevante, que os técnicos que operavam a usina foram obrigados a desligar as unidades geradoras e "os invasores expulsaram os operadores, assumindo o controle da sala de comando".


Ex-presidente da Petrobras contradiz Dilma sobre compra de refinaria

O Globo
Em entrevista ao Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielliaixo) (foto ab, justificou o investimento da Petrobras na refinaria de Pasadena, nos EUA, negou que os valores pagos à holandesa Astra significassem prejuízos de quase US$ 1,2 bilhão para a estatal e que o uso da cláusula de put option Gabrielli – que permite o direito de um sócio comprar a parte do outro em caso de desacordo – é algo comum no mercado e não foi uma exclusividade da operação.
Na íntegra da entrevista, disponibilizada na internet, Gabrielli, disse que a Petrobras buscava oportunidades de investimento em refino em território americano desde 1999, uma vez que o mercado brasileiro não mostrava sinais de crescimento à época. Gabrielli garantiu que o valor pago, inicialmente, de US$ 360 milhões por 50% das ações da refinaria, foi uma boa oportunidade. 





Brasil cai 20 posições em ranking de logística

Alexa Salomão e Altamiro Silva Júnior, Estadão
O Brasil caiu 20 posições no ranking mundial de logística do Banco Mundial (Bird), que mede a eficiência dos sistemas de transporte em 160 países.
O relatório, divulgado nesta quinta-feira, leva em conta a percepção dos empresários em relação à eficiência da infraestrutura de transporte. O Brasil passou a ocupar o 65.º lugar no ranking. Trata-se da pior colocação desde que o ranking foi lançado, em 2007.


Polícia venezuelana reprime protesto contra prisão de prefeitos

Denise Chrispim Marin, Estadão
A Guarda Nacional Bolivariana reagiu com disparos de balas de borracha e gás lacrimogêneo a uma manifestação na quinta-feira, 20, em Caracas, contra a prisão de dois prefeitos da oposição.
O confronto ocorreu na região de Bello Monte, local definido para um protesto contra a detenção de Daniel Ceballos, prefeito de San Cristóbal, capital do Estado de Táchira, e Enzo Scarano, prefeito de San Diego, Estado de Carabobo.

0 comentários:

Postar um comentário