quarta-feira, março 26, 2014

Brasil

Por CPI da Petrobrás, Aécio e Campos repetem tática no Congresso

Débora Álvares e Débora Bergamasco, Estadão 
A estratégia conjunta de não-agressão na campanha eleitoral firmada entre os pré-candidatos a presidente da República, senador Aécio Neves (PSDB), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi transformada nesta terça-feira, 24, em uma outra aliança, desta vez no Congresso, para viabilizar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades na Petrobrás.
Ao final desta terça, a oposição já tinha as 27 assinaturas de senadores necessárias para instalar a comissão mista, com trabalho conjunto entre Senado e Câmara.




Investigar Dilma por compra de refinaria é 'eleitoral, diz Cardozo'

O Globo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto abaixo), classificou nesta terça-feira de eleitoreira uma representação de parlamentares na Procuradoria-Geral da República pedindo uma investigação da conduta da presidente Dilma Rousseff na negociação da Petrobras para comprar uma refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos.
Cardozo convocou uma entrevista coletiva para apontar supostas "omissões e imprecisões" da representação e dizer que esses parlamentares estavam criando "factoides". Para ele, os congressistas não teriam apresentado fatos novos que justificassem uma investigação. 




Juiz alega 'foro íntimo' e se afasta do caso do Mensalão

Mariangela Galucci, Estadão
Responsável por acompanhar a execução das penas de condenados por envolvimento com o esquema do mensalão, o juiz Bruno Ribeiro afastou-se do caso. Num despacho divulgado na noite desta terça-feira, 25, Ribeiro anunciou que está suspeito "por motivo de foro íntimo" de atuar na execução das penas dos mensaleiros.
Ao despachar um pedido do ex-deputado federal João Paulo Cunha, que cumpre pena em Brasília, Ribeiro disse que ficará afastado desse caso pelo menos até que seja concluída apuração sobre suposta infração disciplinar dele.


Ideli pode ser substituída por Berzoini, a pedido de Lula

O Globo
A presidente Dilma Rousseff, por orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deflagrou as negociações para mudança no Ministério das Relações Institucionais e, segundo deputados do PT, o cenário mais provável é o de que a atual ministra Ideli Salvatti (foto abaixo) seja substituída pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).
Segundo petistas, na avaliação do governo e de Lula, Berzoini teria um trânsito melhor com a base aliada e sua indicação poderia melhorar a relação atritada entre os partidos que apoiam Dilma. Ideli assumiria a pasta de Direitos Humanos, com a saída de Maria do Rosário para concorrer às eleições deste ano.
Segundo deputados do PT, houve sondagens neste sentido, embora o martelo ainda não tenha sido totalmente batido por Dilma. Berzoini, no entanto, já conversou com a presidente Dilma e também com a ministra Ideli na tarde desta terça-feira. A expectativa é de que a mudança seja anunciada até a próxima semana. Muitos petistas reforçaram, nos bastidores, o argumento de Lula de que ele seria mais bem relacionado e poderia aju dar na relação com a base aliada. 




Deputado condenado vai à Justiça e, depois, ao Congresso

Bernardo Caram, Estadão
O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) foi na tarde desta terça-feira, 25, à Vara de Execuções do Distrito Federal saber como deve cumprir a pena de 3 anos, 1 mês e 10 dias a que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal. Por se tratar de regime aberto, o parlamentar foi em seguida ao Congresso Nacional exercer seu mandato na Câmara. 
Bentes foi condenado em 2011 pelo STF por esterilização cirúrgica irregular de mulheres. Na semana passada, os ministros do tribunal rejeitaram os últimos recursos contra a condenação e decretaram a prisão do deputado paraense.


Supermercados de Rio Branco começam a limitar venda de produto

Itaan Arruda, Estadão
As fortes chuvas que continuam caindo sobre o Rio Madeira complicaram ainda mais a situação de Rio Branco, no Acre.
O desabastecimento de produtos básicos já é sentido pela população. Faltam frutas nas prateleiras e as que estão disponíveis tiveram o preço reajustado em até 40%. Supermercados têm limitado a venda de leite a um litro por pessoa e passaram a colocar achocolatados e leite condensados no lugar onde antes eram expostos frutas e legumes.


PF detém jovem com maconha na UFSC, e alunos ocupam reitoria

O Globo
Agentes da Polícia Federal detiveram um jovem com maconha na tarde desta terça-feira (24) na Universdidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Os policiais teriam sido cercados por um grupo de universitários no bosque da instituição, impedindo que o detido fosse levado.
A Polícia Militar foi chamada para dar apoio à operação e usou bombas de efeito moral. De acordo com o departamento de segurança da UFSC, outros quatro alunos foram detidos por vandalismo, e um grupo de universitários ainda ocupa o hall da reitoria em protesto durante a noite.
— Tem um grupo grande ainda, mas nem chegamos até lá porque eles revidam — disse um funcionário que preferiu não se identificar, acrescentando que carros da PF e da segurança do campus, que preferiu não se identificar. 

FHC: Rebaixamento do Brasil reflete erros da política macroeconômica

O Globo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, foto abaixo) disse nesta terça-feira que a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor (S&P) de rebaixar a nota de crédito do Brasil reflete uma série de equívocos da política macroeconômica do governo federal. Como exemplo, ele citou o aumento do endividamento público e as manobras fiscais da gestão petista para garantir a manutenção do superávit primário.
Ontem, a agência rebaixou a nota soberana brasileira para "BBB-", com perspectiva estável. "Tem que olhar com jeito isso aí porque as agências não são infalíveis. Mas é óbvio que, no caso do Brasil, existem sinais que levam a prestar atenção. O endividamento público cresceu e existe esse artificialismo no manejo do orçamento. Isso tudo pesa e elas (agências) estão registrando", afirmou FHC, depois de participar de um seminário na capital paulista sobre os 50 anos do golpe militar. 




Eletropaulo pagará R$ 2 milhões por apagões em SP

O Globo
A Eletropaulo foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos devido aos reiterados apagões ocorridos em 2009, 2010 e 2011. O dinheiro será destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
A ação foi aberta pelo estado de São Paulo e pelo Procon-SP, alegando que a Eletropaulo "não tem cumprido o dever de adequação imposto pelo Código de Defesa do Consumidor e resoluções editadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)". Além disso,de acordo com a ação, a ré é uma das empresas com o maior número de reclamações e não modificou sua postura mesmo com várias intervenções corretivas e punitivas do Procon. 


Maduro anuncia detenção de três generais por tentativa de golpe

O Globo
Sem dar nomes nem detalhes, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto abaixo), recebeu nesta terça-feira os 11 chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul), em Caracas, com a notícia da detenção de três generais da Força Aérea do país.
Segundo Maduro, eles mantinham vínculos com a oposição e estavam por trás de uma tentativa de golpe de Estado que consistia em “organizar um levante na Força Aérea, contra um governo legitimamente constituído”. As declarações do presidente provocaram debate nas redes sociais, onde muitos venezuelanos o acusaram de usar a nova denúncia para desviar a atenção dos graves problemas econômicos que assolam o país e conseguir a solidariedade incondicional da Unasul.


0 comentários:

Postar um comentário