segunda-feira, março 03, 2014

Brasil

Preso, Jefferson passa mal e é atendido por médico particular

Cássio Bruno Letícia Fernandes, O Globo
O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão, passou mal na última sexta-feira dentro do presídio Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
Preso há uma semana e diagnosticado com um tumor no pâncreas em 2012, o petebista sentiu fortes dores estomacais e foi encaminhado para a enfermaria da unidade. Ele chegou a ser atendido por seu médico particular e uma enfermeira. A informação foi confirmada ao GLOBO neste domingo pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
No local, Roberto Jefferson fez um exame de sangue, mas que não apresentou alterações. Segundo relatos de amigos, o ex-deputado está muito magro e teme que esteja com pancreatite, uma inflamação no pâncreas. No mesmo dia em que se sentiu mal, o advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que defende o condenado, entrou com novo pedido de prisão domiciliar no Supremo Tribunal Federal (STF).



Foto: Pablo Jacob / O Globo


PF pede investigação contra ministro do Trabalho

Fabio Fabrini, Estadão
A Polícia Federal concluiu inquérito sobre desvio de recursos do Ministério do Trabalho e pediu a abertura de investigação sobre o titular da pasta, Manoel Dias (foto abaixo), no Supremo Tribunal Federal.
Conforme relatório concluído na semana passada e remetido à Justiça, há indícios da participação de Dias em esquema para empregar militantes do seu partido, o PDT, como funcionários fantasmas de uma entidade que firmou convênios com o ministério, recebendo R$ 11 milhões.




Na Sapucaí, Aécio Neves critica infraestrutura para Copa

Fabio Grellet, Estadão
O pré-candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves (foto abaixo), foi à Sapucaí na primeira noite de desfiles para aplaudir o empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, homenageado pela Beija-Flor, e aproveitou para criticar o governo federal ao falar sobre as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e as verbas para a segurança pública.
"De tudo o que foi prometido em termos de infraestrutura para a Copa, 23% de obras ficaram no meio do caminho, por incompetência do governo federal. Espero que pelo menos dentro do campo o Brasil arrebente", afirmou.





Entenda a sequência de falhas que levou Vinícius Romão para a cadeia

G1
O vendedor e figurante de novelas Vinícius Romão e o porteiro Paulo Antônio da Silva são dois inocentes que viveram um pesadelo. Eles foram presos por crimes que não cometeram. Vinícius ficou 16 dias na cadeia. Paulo, cinco anos. O Fantástico investiga: por que erros assim acontecem?
“Ele sacou a arma, apontou pra mim e disse: ‘sou policial civil, cadê a bolsa, cadê a bolsa?’ Os carros passavam e falavam ‘vagabundo, vagabundo’. Eu falei que eles estavam enganados, que eles tinham pego o cara errado”, conta Vinícius.


Em campanha por aumento, garis voltam a protestar no centro do Rio

Valor
Um grupo de cerca de 200 garis protestam desde o início da tarde de hoje no centro do Rio de Janeiro. Eles ameaçam entrar em greve.
Ontem, cerca de 500 garis entraram em confronto com a Polícia Militar nos arredores do sambódromo. O grupo já fez um ato em frente ao centro administrativo da prefeitura do Rio e segue em direção à Sapucaí. Homens do Batalhão de Choque da PM acompanham a movimentação dos garis.
Dezenas de ruas do centro do Rio amanheceram cheias de lixo hoje. Palco do desfile do Cordão da Bola Preta no sábado, a avenida Rio Branco acumulava sujeira em toda a sua extensão.


Líder opositor preso na Venezuela diz que precisa de gente na rua

Veja
O líder do partido opositor venezuelano Vontade Popular (VP), Leopoldo López (foto abaixo), que está preso em um presídio militar desde 18 de fevereiro, disse que “a mudança política e social” que ele reivindica em sua luta contra o presidente Nicolás Maduro deve ser feita em paz, “mas na rua”.
Neste domingo, a capital Caracas e outras cidades da Venezuela voltaram a ser palco de protestos convocados pela oposição. Imagens mostram que algumas das manifestações reúnem milhares de pessoas.
“A mudança só pode chegar pelas mãos de milhões de pessoas na rua, em paz e sem violência, mas na rua", ressaltou em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal oposicionista El Nacional.




Países do G-7 condenam Rússia e congelam reunião do G-8

O Globo
Após um dia de aparentes desencontros sobre qual deveria ser a resposta das principais potências mundiais à pressão militar russa na Crimeia, os países do G-7 (grupo das sete nações mais industrializadas do mundo) uniram-se na noite de domingo para condenar o que chamaram de “clara violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia”.
O grupo também decidiu suspender temporariamente sua participação no encontro do G-8 — formado pelo G-7 mais a Rússia — programado para acontecer em junho no balneário russo de Sochi.
Na mensagem, o G-7 convoca a Rússia a abordar quaisquer preocupações de direitos humanos em negociações diretas com a Ucrânia ou com mediação internacional, numa alusão ao fato de que Moscou justifica o envio de militares à Crimeia com a proteção de cidadãos russos.


Judeus ultraortodoxos protestam contra o fim de dispensas militares

O Globo
Milhares de judeus ultraortodoxos promoveram uma protesto em Jerusalém neste domingo (foto abaixo) contra uma proposta de lei que acaba com as dispensas do serviço militar em sua comunidade, o que encerraria uma tradição mantida desde a fundação de Israel.
Líderes pediram para homens, mulheres e crianças participarem do protesto contra a nova legislação, que encerra dispensas de serviço militar para estudantes seminaristas e que deve ser aprovada nas próximas semanas.
A questão está no centro de um debate caloroso no país. A maior parte dos israelenses, homens e mulheres, são convocados para o serviço militar quando fazem 18 anos de idade, mas a maior parte dos judeus ultraortodoxos, ou "haredim", são dispensados.



Foto: AP

0 comentários:

Postar um comentário