quinta-feira, março 06, 2014

Brasil/Mundo

Crise com PMDB é tema de reunião entre Dilma e Lula

Estadão
Diante do agravamento da tensão com o PMDB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira em Brasília e se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, na tentativa de soldar a aliança para a campanha da reeleição.
Lula e a cúpula do PT avaliam que Dilma deve ser mais "política" e não entrar em novo confronto com a ala do PMDB representada pelo líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), para evitar que os problemas se estendam ao Senado e à campanha pelo segundo mandato.



Foto: Instituto Lula


Em sessão na Quarta-feira de Cinzas, só cinco senadores aparecem

O Globo
A volta aos trabalhos dos políticos começou de forma lenta em Brasília. No Senado, dos 81 senadores, apenas cinco compareceram a sessão plenária marcada na Quarta-feira de Cinzas. Já a Câmara dos Deputados, nem funcionou.
Os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS), Roberto Requião (PMDB-PR) e Valdir Raupp (PMDB-RO) compareceram à sessão que não teve nenhuma votação, apenas discursos. Na saída do Plenário, Raupp defendeu os colegas ausentes afirmando que a falta, nestes dias, não será um problema.





Rio: Paes diz que revoga demissões de garis se greve acabar

Antonio Werneck, O Globo
Depois de ser reunir com o defensor público geral do estado, Nilson Bruno Filho, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que revogará as 300 demissões de garis que aderiram à greve, desde que profissionais voltem ao trabalho a partir desta quinta-feira.
Para garantir que o trabalho de limpeza da cidade transcorra sem interferência de piquetes, Eduardo Paes disse também que a prefeitura contratou uma empresa de segurança para fazer escolta de cerca de 300 caminhões que estarão nas ruas do Rio para recolher o lixo acumulado nesses quatro dias de greve.



Foto: Gabriel de Paiva / O Globo


SP: com menos blitze da lei seca, mortes nas estradas aumentam

Bruno Ribeiro Caio do Valle, Estadão
As estradas paulistas tiveram o carnaval mais violento dos últimos quatro anos, com 37 mortes entre sexta-feira e quarta-feira, 5. O Estado de São Paulo não tinha tantos acidentes fatais desde 2010, quando 41 pessoas haviam morrido em acidentes durante o carnaval.
O aumento foi de 37% em relação ao ano passado, quando foram registradas 27 mortes. O resultado negativo ocorre depois de uma queda 69% no número de blitze da lei seca feitas pela Polícia Militar.


Na região central de Porto Velho, mais famílias deixam casas alagadas

Suzi Rocha, G1
Os moradores da Rua 13 de Setembro, no Bairro Areal, região central de Porto Velho, estão aflitos com o nível histórico do Rio Madeira que alagou parte da pista, inundando algumas residências e deixando outras isoladas. A água chega pelo Bairro Baixa da União e a situação se agrava devido aos bueiros entupidos.
Na tarde desta quarta-feira (5), a servidora pública Sônia Veiga retirou o que ainda restava na casa onde mora com três filhos e a nora. A mãe dela, uma idosa de 75 anos, mora ao lado e também precisou abandonar o imóvel. O Rio Madeira chegou a cota de 18,83 metros, nesta quarta, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Mais de 2 mil famílias foram afetadas pela cheia histórica.


USP cai em ranking das melhores universidades do mundo

O Globo
Única instituição de ensino superior sul-americana no top 100 universidades com melhor reputação acadêmica no mundo em 2014, divulgado pela Times Higher Education (THE) nesta quarta-feira (4), a Universidade de São Paulo (USP) caiu no ranking em relação ao ano passado.
A partir da 50ª posição, a revista britânica agrupa as instituições em grupos dez. Em 2013, a USP estava entre a 61ª e 70ª colocações, caindo para o grupo entre 81ª e 90ª este ano. As universidades norte-americanas de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) mantiveram o primeiro e o segundo lugares, respectivamente.
Entre as 10 melhores, os Estados Unidos têm oito universidades. Além de Harvard e o MIT, Stanford subiu do sexto para o terceiro lugar. A Universidade de Princeton se manteve em sétimo. Já a Universidade da Califórnia caiu da quinta para a sexta colocação, em Berkeley, e da oitava para a décima, em Los Angeles.



Edifício da Reitoria da USP


Reservatórios das principais hidrelétricas têm menor nível desde 2001

Ramona Ordoñez, O Globo
No último dia 28 de fevereiro, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios das Regiões Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN), estava em 34,6%, quase o mesmo patamar da média de março de 2001, ano do racionamento de energia elétrica no Brasil, que foi de 34,5%. No dia 10 de fevereiro deste ano, o nível dos reservatórios estava em 37,1%.
As perspectivas para março não são otimistas. As chuvas continuam fracas e insuficientes para elevar os níveis dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país. Segundo o ONS, os reservatórios das usinas das Regiões Sudeste/Centro-Oeste devem receber, durante o mês de março, uma quantidade de água equivalente a 67% da média histórica.


México faz sucesso mas não cresce

Blog Fernando Dantas, Estadão
Recentemente, foi cunhada a expressão “grupo do Pacífico” para se referir a Chile, Peru, Colômbia e México. Os quatro países seriam uma espécie de paradigma da política econômica correta para economistas ortodoxos e analistas do mercado financeiro, em oposição ao “grupo do Atlântico”, com Argentina, Venezuela e Brasil.
Entre os quatro participantes do grupo do Pacífico, o México é possivelmente a melhor base de comparação com o Brasil, por ser também um país populoso, com uma economia complexa. Hoje, o México é visto como um exemplo a ser seguido, com o ímpeto reformista do presidente Enrique Peña Nieto (foto abaixo) sendo aplaudido pelos mercados.





Divididos, venezuelanos lembram Chávez com nostalgia e frustração

O Globo
A Venezuela lembrou nesta quarta-feira um ano da morte do ex-presidente Hugo Chávez, uma jornada de elevada voltagem emocional com desfiles e protestos neste dividido país sobre o legado do líder socialista.
Com a faixa amarela, azul e vermelha da bandeira venezuelana atravessada no peito, o presidente do país, Nicolás Maduro (foto abaixo), liderou um desfile militar diante de milhares de simpatizantes com camisetas vermelhas que diziam "Eu sou Chávez".
"Após um ano da partida do nosso comandante-chefe, aqui está a revolução bolivariana", disse Maduro. "Aqui estamos, mais unidos do que nunca."





Rússia e EUA anunciam acordo para diálogo sobre a crise na Ucrânia

O Globo
Num dia de intensos esforços diplomáticos para conter a crise na Ucrânia, os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo sobre a continuidade das conversas para uma saída da crise no país.
Em Paris, o chanceler se reuniu com o secretário de Estado americano, John Kerry (foto abaixo), que defende contatos diretos entre Moscou em Kiev para resolver o problema. Foi acertada a continuação de “intensas negociações”, mas o chanceler ruysso, Sergei Lavrov não aceitou se encontrar com o representante do governo interino de Kiev.
— Não houve acordo durante essa reunião e jamais haverá um acordo sem um envolvimento direto do governo ucraniano — afirmou uma fonte do Departamento de Estado, depois de uma reunião na capital francesa.



Foto: AFP


Costa Rica: Candidato governista desiste de 2º turno

Estadão
O candidato governista à presidência da Costa Rica, Johnny Araya, abandonou a campanha para o segundo turno das eleições por considerar que as pesquisas de intenção de voto mostram uma vantagem consistente em favor do opositor Luis Solis.
O segundo turno está marcado para 6 de abril. A votação será realizada mesmo assim, uma vez que a lei eleitora costarriquenha veta a possibilidade de desistência formal de candidatos

0 comentários:

Postar um comentário