sábado, abril 26, 2014

Agricultores realizam feira na sede de Crateús


evento
A feira da agricultura familiar oferece uma variedade de produtos alimentícios que vêm do campo direto para o consumidor. Preço e qualidade são características do comércio que se realiza na área central da cidade
FOTOS: SILVANIA CLAUDINO
Crateús. Com o aumento da produção no campo, fruto das chuvas da quadra invernosa deste ano, feirantes agora expõem e comercializam seus produtos duas vezes por mês, na primeira e última sexta-feira de cada mês. Ontem foi a primeira Feira da Agricultura Familiar nesta nova proposta. Movimentou o Centro da cidade, com barracas de 32 feirantes, advindos da zona rural, especialmente da região do pé de serra, onde a produção é maior no município. A feira é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e de Assistência Social.
O forte da feira são os produtos da agricultura familiar, como queijo, leite, nata, doces, mel, feijão, milho, legumes, frutas, rapadura, castanha, dentre tantos outros vindos da roça. O artesanato também tem seu espaço. Muitas agricultoras trazem também peças artesanais em crochê, bordados, pontos diversos, costura, entre várias atividades artesanais, mostrando muita criatividade. A feira já se tornou tradicional na cidade e é realizada na Rua Coronel Totó, entre as principais ruas do Centro, Moreira da Rocha e D.Pedro II, ao lado da agência do Banco do Brasil. Pela manhã, é o local mais movimentado do Centro.
Até 2012, era realizada duas vezes por mês. Com o prolongado da seca, que afetou campo e cidade, reduzindo a produção, os agricultores diminuíram a frequência e passou a ser realizada apenas uma vez por mês. Ainda assim, traziam poucos produtos. Por vezes, a maioria nem participava. Com as chuvas, a produção tomou novo fôlego e os próprios feirantes solicitaram dos organizadores que voltassem à proposta original.
"A movimentação foi muito boa nessa primeira feira no novo modelo, sendo duas vezes por mês. Os feirantes pediram porque estão com boa produção após as chuvas. Está todo mundo produzindo bem e a feira é uma ótima oportunidade de venda dos produtos", ressalta Carlos Soares, secretário municipal de Agricultura, acrescentando que o período escolhido por eles é muito bom porque é a data de pagamento dos programas do governo federal e aposentados. Assim, há maior circulação de dinheiro no município e poder de compra da população.
Produtos
Soares destaca que a maioria dos feirantes vem das localidades de Santana, Santo André, Tapuio, na parte serrana e outros da região de Tucuns e Queimadas. No sertão, a produção ainda é pequena e os feirantes participam de maneira reduzida. Ele destaca que os produtos alimentícios são o destaque nas vendas. "A parte de alimentação eles vendem tudo. Voltam sem produtos e com uma boa renda no bolso", informa o secretário.
Feirantes confirmam a afirmação do secretário. Os produtos alimentícios que trazem da zona rural ficam todos na cidade. Esvaziam seus estoques e, ao chegarem em casa, já começam a se preparar para a próxima Feira.
Os consumidores chegam cedo para comprar a nata, o ovo caipira, legumes, queijos e frutas. Estão animados com a volta da produção da agricultura familiar de modo mais freqüente.
"Venho sempre à feira dos agricultores familiares porque os produtos são novinhos. Estava sentindo falta. Levo um pouco de tudo, mas principalmente os doces caseiros", diz Zacarias Rodrigues.
O agricultor Gerardo Gonçalves mora na localidade de Santo André e também comemora a venda de seus produtos. Vendeu tudo, zerando o seu estoque e ao final já estava vendendo produtos de um amigo agricultor que chegou mais tarde ao local.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Maria de Fátima Marques, o espaço valoriza os agricultores e facilita a compra pelos consumidores. "Consideramos a feira um ótimo espaço para os agricultores, que tem os seus produtos e trabalho valorizados e para os consumidores também, que compram a um preço bom, sem atravessadores", destaca.
O evento traz vantagens tanto para os pequenos produtores como para os consumidores da sede e localidades.
ENQUETE
Qual a vantagem do evento?
"É muito boa a Feira. Vale a pena vir e, agora sendo duas vezes por mês, como pedimos, é melhor ainda. Este ano as feiras contarão com muitos produtos, graças às chuvas. Vamos ter melhor safra e mais vendas"
Gerardo Gonçalves
Agricultor
"Agora está melhor, tem produto e ficamos animados. O povo também fica e vem comprar. Vendemos tudo. Este ano a safra será maior porque as chuvas estão boas lá na nossa região. Estamos otimistas"
José Maria Sousa
Agricultor
Mais informações
Secretaria Municipal de Agricultura Rua José Agostinho, 544
Centro Administrativo
São Vicente - Crateús
Telefone: (88)3692.3315
Silvania Claudino
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário