segunda-feira, abril 14, 2014

Brasil

Ex-diretor da Petrobras receberia até 50% por contratos assinados

Germano Oliveira, O Globo
A Polícia Federal apreendeu na casa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso em Curitiba desde o último dia 20 por conta da Operação Lava-Jato, uma extensa planilha de negócios da Costa Global — empresa de consultoria de sua propriedade que prestava serviços para centenas de fornecedoras da Petrobras.
A maioria das consultorias, assinadas depois que ele se aposentou da estatal, em 2012, envolve taxas de sucesso com percentagens que variam entre 5% e 50% dos valores dos contratos assinados pelas empresas com a petrolífera. A PF acha que Costa fazia uso de sua influência política para fechar os contratos de consultoria. 


Prescrição é entrave para punir cartel

Fernando Gallo, Estadão
Embates jurídicos que já começaram a ser travados nos tribunais colocam em xeque a punição de executivos e ex-executivos das multinacionais do cartel que atuou em licitações públicas de trens e metrô no Estado de São Paulo.
A depender do entendimento do Judiciário sobre os temas em questão, mesmo que eventualmente tenham praticado conluio, os altos executivos podem se livrar das penas, que incluem até a possibilidade de prisão – pelo menos nos casos tipificados especificamente como crimes de cartel.


PT pode sacrificar vaga do Senado no DF por mais TV para Agnelo

João Bosco Rabello, Estadão
O diretório regional do PT no Distrito Federal estuda a possibilidade de ceder a vaga ao Senado, para legendas aliadas. Em troca, quer garantir o tempo de televisão como compensação pela debandada de PSB e PDT da base aliada ao governador Agnelo Queiroz (PT).
Inicialmente, o deputado federal Geraldo Magela e o deputado distrital Chico Leite são os nomes do partido para disputar a vaga única ao Senado. Porém, cinco partidos nanicos da base de Agnelo formaram um grupo para pressionar o PT a negociar a vaga com as outras legendas.


Mais um preso é assassinado em Pedrinhas, no Maranhão

O Globo
Mais um detento foi encontrado morto, na tarde de sábado, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. O corpo de João Altair Oliveira Silva, de 18 anos, tinha perfurações pelo corpo, provocadas por “chuços” (facas artesanais). Ele foi encontrado por monitores no corredor da unidade.
Com esta morte, sobe para dez o número de presos assassinados em presídios do Maranhão neste ano (mais de três por mês). Só em Pedrinhas, foram cinco homicídios — três no Centro de Detenção Provisória (CDP) e duas na CCPJ. 


Rio: MP encontra mais de 40 corpos de bebês no Hospital Pedro Ernesto

O Globo
O Ministério Público descobriu mais de 40 corpos de recém-nascidos no necrotério do Hospital Universitário Pedro Ernesto, administrado pelo governo estadual. Conforme reportagem exibida neste domingo no “Fantástico”, da TV Globo, alguns deles estão na unidade desde 2009, e pelo menos 15 ainda não foram identificados.
De acordo com a promotora Ana Cristina Huth Macedo, da Vara da Infância e Juventude, os corpos foram encontrados amontoados no hospital, que é uma unidade referência em partos de alto risco:


Atraso de usinas deixa País sem energia suficiente para 8 milhões

Renée Pereira, Estadão
Os relatórios do Ministério de Minas e Energia de julho de 2013 indicavam que a primeira turbina da termoelétrica Parnaíba II (antiga Maranhão III) entraria em operação em outubro daquele ano. De lá pra cá, o cronograma da térmica - de propriedade da Eneva, ex-MPX - mudou cinco vezes.
Na última alteração, ocorrida às vésperas do início de funcionamento, a data foi adiada por nove meses. Casos como o de Parnaíba II recheiam os relatórios do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica (DMSE).


Incêndio no Chile deixa 12 mortos e destrói 2 mil casas

Estadão
Ao menos 12 pessoas morreram na madrugada de domingo e 2.000 casas foram completamente destruídas no porto chileno de Valparaíso, informaram as autoridades locais.
O ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, confirmou os números e anunciou que, diante do maior incêndio dos últimos 60 anos em Valparaíso, a presidente Michelle Bachelet decidiu cancelar as visitas que havia planejado para a Argentina e Uruguai nesta semana.


Rússia e EUA trocam acusações em reunião da ONU

Estadão
Embaixadores dos EUA e da Rússia trocaram acusações sobre o aprofundamento da crise na Ucrânia durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), convocada para o início desta noite.
A Rússia requisitou a reunião horas depois de forças especiais da Ucrânia trocarem tiros com uma milícia pró-Rússia em uma cidade no leste do país. Ao menos um oficial da segurança ucraniana foi morto e outros cinco ficaram feridos. O presidente da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, anunciou em discurso televisionado na manhã de domingo que o país vai lançar uma "operação antiterrorismo em larga escala" para resistir às agressões da Rússia.


Síria: ONU recebe só 20% do prometido

O Globo
A comunidade internacional destinou até hoje apenas 20% do total de US$ 6,5 bilhões prometidos para refugiados sírios. A informação é do coordenador do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Oriente Médio, Amin Awad, em entrevista ao “Independent” em Londres. Devido à prolongada guerra civil na Síria, cerca de 120 mil pessoas deixam o país a cada mês, segundo Awad.
— O grande número de refugiados está criando tensões em comunidades anfitriãs do Oriente Médio, o que está agravando problemas sociais, como o acesso a água potável, educação e saúde — exemplificou o representante da ONU, que ainda alertou: — (Os países) estão esquecendo do problema na Síria. Isso vai acabar nos assombrando por uma geração... com desde crime organizado e tráfico humano até radicalizações e atividades ilegais de todo tipo. 


Incêndio no Chile (Foto do dia)

Foto: Alberto Miranda / AFP


0 comentários:

Postar um comentário