domingo, abril 20, 2014

Brasil

Dilma pede que auxiliares divulguem 'marcas' sociais

Vera Rosa, O Estado de S.Paulo
Com a popularidade em queda, o patrimônio de “gerente” corroído e sob ameaça de uma CPI da Petrobrás, a presidente Dilma Rousseff determinou aos ministros que adotem a estratégia da multiplicação das marcas do governo.
A ordem é para que todos os auxiliares, sempre que fizerem discursos públicos, citem programas sociais como Mais Médicos, Pronatec, Prouni, Brasil Sem Miséria e Minha Casa, Minha Vida.
O roteiro de reação deve ser seguido mesmo se o tema da cerimônia não estiver relacionado a esses assuntos e os ministros forem de outras áreas. Pressionada por eleitores que exigem mudanças, como revelou a última pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, Dilma quer destacar que muitos dos programas mencionados hoje por seus adversários são conquistas da administração do PT e representam “só um começo”.


Ministro do PMDB lidera resistência ao 'Aezão'

Luciana Nunes Leal, Agência Estado
Desde que parte do PMDB do Rio de Janeiro prometeu apoio ao tucano Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, na última segunda-feira, a ala governista da legenda iniciou articulações para conter a dissidência e garantir apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado.
Representante desse grupo, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, age para evitar o voto "Aezão", pregado por Aécio após o encontro com os peemedebistas fluminenses. A ideia é difundir no Estado o apoio silmultâneo ao tucano para a Presidência e ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para o Palácio Guanabara.


Sem água há dois dias detentas se amotinam em Pedrinhas

G1
Por telefone, a secretaria informou que o motim começou porque a unidade prisional estaria sem água desde quinta-feira (17). Revoltadas, as detentas teriam ateado fogo em colchões, tentado quebrar grades e cadeiras e ameaçado matar outras presas.
De acordo com a secretaria, homens do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) entraram no local e controlaram o motim. A imprensa não foi autorizada a entrar para fazer imagens do interior da unidade prisional.
No entanto, imagens registradas por volta de 9h30 deste sábado (19), na área externa da Penitenciária Feminina, que fica dentro do complexo, mostram um grupo de detentas enchendo baldes com água.
Às 11h31, a Sejap enviou nota à imprensa informando que o problema da falta de água já teria sido solucionado por técnicos que ficam de plantão 24h para atender o sistema penitenciário e que o problema foi ocasionado devido à queima de uma bomba hidráulica.


Bacias hidrográficas de SP sem plano de emergência contra falta d’água

Fabio Leite, O Estado de S.Paulo
Mesmo com a previsão de possíveis cenários de escassez, nenhuma das principais bacias hidrográficas paulistas têm plano de contingência para eventos críticos como o vivido hoje pelo Sistema Cantareira. A constatação é do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Macrometrópole, concluído em outubro do ano passado pelo governo estadual.
Segundo o documento, a necessidade de planejamento prévio para situações de emergência - secas ou cheias - está prevista na lei federal da Política Nacional de Saneamento, de 2007.
O estudo traçou um diagnóstico da oferta de água na região formada por 180 cidades ao redor da capital, apresentou propostas para suprir o aumento da demanda até 2035 e avaliou os planos das oito bacias que compreendem as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Sorocaba e litoral norte, onde reside 74% da população do Estado. Entre elas, estão a do Alto Tietê, e a dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), que dividem a água do Cantareira.


'Desembrulhar o pacote de 2015 não vai ser fácil', diz Belluzzo

Alexa Salomão e Ricardo Grinbaum, O Globo
Mesmo sendo um economista "menos crítico ao governo", como ele mesmo diz, Luiz Gonzaga Belluzzo acredita que é importante realinhar a rota do governo: "é preciso dar mais peso ao investimento do que ao consumo e elevar a meta de superávit primário", diz.
Na sua avaliação, outra tarefa prioritária é se dedicar à solução de problemas estruturais, como a indexação, que faz a inflação persistir, e o baixo crescimento. Entre as estratégias que defende está o fortalecimento da Petrobrás, que pode contribuir com a reindustrialização, e a permanência da política de campeões nacionais. "Você não pode entrar na competição global com uma carroça e concorrer com os caras que estão em carros de Fórmula 1", disse na entrevista que segue.
Como o senhor está vendo a economia?
Eu vejo a economia brasileira eivada de contradições e, às vezes de aporias – contradições que não se resolvem. Hoje o Brasil tem dificuldade para lidar com o regime de metas e para colocar a inflação na meta. Ouço muita gente dizer: vamos fazer uma recessão e colocar a inflação na meta. Pensar isso é ótimo, mas você vai ter que enfrentar as consequências políticas.


Brasil vai começar a explorar gás não convencional

Bruno Rosa,  O Globo
Uma década após o avanço da exploração do shale gas (gás não convencional) nos EUA , a pressão para reduzir os impactos sociais e ambientais está longe do fim. Diversas organizações não-governamentais vêm, agora, questionando os índices de poluição do ar e da água divulgados por empresas e pelo próprio governo.
Na lista de reivindicações, estão ainda pedidos para a criação de padrões mais restritivos para a exploração e a divulgação dos produtos químicos misturados à água que são usados na perfuração dos poços, em um processo chamado de fraturamento hidráulico.
Segundo essas organizações, países como o Brasil, onde a fase exploratória do gás não convencional deve começar ainda neste ano, podem aproveitar a experiência americana para evitar problemas ambientais, como a contaminação do aquífero e do solo.
Apesar de a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter realizado o primeiro leilão com foco em gás em terra em novembro de 2013, quando foram arrematados 72 blocos em cinco bacias, ainda não foram definidas as regras para a produção de shale gas, que estão em fase de conclusão.


Um reino nada unido de nobres e plebeus

Vivian Oswald, O Globo
É verdade que o Brasil ainda ocupa um triste lugar de destaque nos “rankings” das desigualdades sociais. Mas é igualmente verdadeiro que as diferenças caíram nos últimos anos. No Reino Unido, contudo, a distância entre ricos e pobres não para de crescer. E revela comportamentos que há muito se julgava fazerem parte do passado da ilha.
Na semana passada, as estatísticas mostraram que nunca tantos britânicos precisaram da ajuda do governo para alimentação: cerca de um milhão de pessoas dependem dos vales, um aumento de 163% só no ano passado.
Segundo o Trussel Trust, a maior instituição de caridade de distribuição de alimentos do país, metade das pessoas que recorrem aos bancos de alimentos o faz porque os benefícios concedidos pelo governo estavam atrasados ou foram suspensos.


Libertados jornalistas franceses sequestrados na Síria

O Globo
Quatro jornalistas franceses sequestrados em junho de 2013 na Síria foram libertados e retornarão para a França após vários meses de cativeiro no país mais perigoso do mundo para a imprensa e as ONGs.
Edouard Elias, Didier François, Nicolas Hénin e Pierre Torres foram deixados por homens não identificados na fronteira entre Síria e Turquia na noite de sexta-feira. Os quatro foram encontrados pelo exército turco perto de Akçakale, segundo a agência de notícias turca “Dogan“.
- Estamos muito felizes de estar livres - afirmou Didier François, um dos quatro repórteres libertados. - Agradecemos às autoridades turcas pela ajuda. É uma felicidade poder ver o céu, caminhar e falar livremente - completou o ex-refém, em inglês, na delegacia de Akçakale, cidade turca próxima da fronteira com a Síria.


EUA vão enviar tropas para a região da Polônia

O Globo
Os Estados Unidos vão enviar tropas de infantaria para a Polônia com a intenção de reforçar a presença da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na região. A investida acontece em um momento em que a Ucrânia está no centro das tensões na região. As informações foram dadas pelo ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, ao jornal “Washington Post”.
A Estônia também receberia tropas, segundo a imprensa americana. De acordo com o ministro, as forças militares já estão atuando para definir os detalhes do envio das tropas. Ele garante que a Polônia terá um papel fundamental no embate entre Ucrânia e Rússia com o apoio dos Estados Unidos.
O ministro polonês declarou que as tropas terrestres serão enviadas para os Estados Bálticos para aumentar a presença da OTAN na Europa Central e Oriental. Os detalhes principais da ação em direção à Polônia só serão divulgados na próxima semana, informou Siemoniak ao "Post".

0 comentários:

Postar um comentário