sexta-feira, abril 25, 2014

Brasil

Dez perguntas para... o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes

O senhor será vice na chapa de Aécio? Digo com toda sinceridade que o assunto não está sendo discutido. Estamos cuidando agora dos arranjos regionais, superando dificuldades em estados, fazendo composições.
Muitas vezes, o Eduardo Campos mostra mais vontade de ser presidente do que o Aécio Neves. Falta algo para engrenar? Falta campanha.
Mas o Eduardo também não está em campanha... Mas qual é o crescimento do Eduardo? Nenhum. Como nós também não temos. Porque não temos campanha eleitoral. Quem deve estar preocupada é a presidente (Dilma). Ela, apesar de toda exposição, está caindo.
Se o Eduardo for eleito, o PSDB vai fazer parte do governo dele? Vamos fazer a eleição, primeiro. E tudo indica que estaremos juntos na disputa contra a Dilma, se a Dilma for para o segundo turno.
O PSDB sempre escondeu o Fernando Henrique em eleição. Fará outra vez? 
Eu nunca escondi Fernando Henrique. Comecei minha campanha eleitoral para o Senado mostrando o Fernando Henrique. Na campanha do Serra em 2010, todas as vezes que o governo Fernando Henrique foi atacado ele foi defendido pelo próprio Serra.
Mas o partido vai defender as privatizações? 
(Defenderemos) Tudo o que fizemos e deu certo. Os resultados são bons. Inclusive em relação à Petrobras. O PT mudou o que deu certo. O resultado foi a estagnação na produção do petróleo, o sufocamento financeiro, a perda de valor patrimonial e o endividamento da estatal.
O senhor falou em Petrobras. Está em discussão a CPI da Petrobras. Não é importante apurar também as denúncias do caso Alstom? Se quiserem investigar, que se investigue. Mas por que não fizeram antes? Evidentemente porque não há interesse. Mesmo porque, se o governo for falar em Alstom, nós vamos tocar em vários assuntos incômodos para o governo federal. A Alstom forneceu para o sistema elétrico federal, metrôs e trens.
A CPI da Petrobras não terminará igual à do Cachoeira, sem resultado efetivo? 
Quem inviabilizou a CPI do Cachoeira foram eles (os governistas). Quando começaram a aparecer grandes empreiteiras, como Delta, quem embananou a CPI foram os governistas. Agora a CPI da Petrobras vai ser um catalisador das investigações que estão em curso.
O governo acusa a oposição de fazer uso político da CPI. Estamos em uma casa política. É papel da oposição fazer política de oposição, usando os instrumentos que temos nas mãos para isso. E a CPI é um deles.
Quem o PSDB indicará para a CPI? Estou querendo pôr Alvaro Dias (PR) e Mário Couto (PA). O Alvaro tem muito vivência de Petrobras. Há muito tempo vem propondo requerimentos, investigações e diligências. O Mário é um bom esgrimista.



PF suspeita que Padilha indicou diretor de laboratório de doleiro

Jaíton de Carvalho, O Globo
Relatório da Polícia Federal sobre uma parte da Operação Lava-Jato pode complicar a situação do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, e do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP). Segundo relatório, existem indícios de que o ex-ministro indicou o executivo, Marcos Cezar Ferreira de Moura, para a diretoria do Labogen, laboratório que tem entre seus sócios o doleiro Alberto Youssef, o principal alvo da investigação da PF.
O documento mostra ainda que Vacarezza participou de uma reunião em Brasília com Youssef e André Vargas para tratar de negócios com o doleiro. As informações têm como base conversas entre Vargas e Youssef, gravadas com autorização judicial. Teria também participado do encontro Pedro Paulo Leoni Ramos, ex-ministro do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello. 


'A gestora não geriu; a faxineira não limpou', diz Campos sobre Dilma

Fernando Gallo e Veríssia Nunes, Estadão
No discurso em que fez críticas ao fisiologismo no Brasil, o pré-candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos afirmou que os instititutos de pesquisa mostram que 70% já decidiram pela mudança. "Vai mudar porque o governo não cumpriu aquilo para que foi eleito. A presidenta que foi apresentada como gestora, não geriu. A presidenta que foi apresentada como faxineira, não limpou o que tinha que limpar", disse
Em visita a Belém (PA), Campos afirmou que a presidente Dilma Rousseff "chocou a todos no Brasil que apostaram nela nos primeiros momentos de seu governo" ao trazer para "muito próximo" dela "os mesmos que cercaram Fernando Henrique Cardoso e Lula" e que inicialmente "parecia que ela ia afastar".


Supremo absolve Collor de peculato, corrupção e falsidade ideológica

Mariana Oliveira, G1
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira (24) o ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) das acusações de peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica. 
Segundo a denúncia do Ministério Público, Collor teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos. Conforme a acusação, o dinheiro era usado para pagar contas pessoais do ex-presidente, como a pensão de um filho fora do casamento.


Após enterro de dançarino, grupo enfrenta policiais em Copacabana

Gustavo Goulart e Sérgio Ramalho, O Globo
Após o enterro do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, um grupo de manifestantes que voltavam do Cemitério São João Batista, em Botafogo, entrou em confronto com policiais militares nas ruas de Copacabana. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas por PMs na Rua Sá Ferreira, que dá acesso à comunidade. Houve correria, e muitas pessoas choravam no local.
A Avenida Nossa Senhora de Copacabana chegou a ser fechada por cerca de 30 minutos, na altura da Sá Ferreira. Pelo menos cem PMs, além de guardas municipais e agentes de trânsito, acompanhavam o ato. A situação só foi controlada por volta das 17h15m. Mas, logo em seguida, às 17h20m, foram interditados o Túnel Prefeito Sá Freire Alvim e um trecho da Rua Barata Ribeiro, na altura da Rua Miguel Lemos, por onde era feito o desvio. 


Brasil teve 1,7 mil casos de tráfico de pessoas de 2000 a 2013

Marcelo Brandão, Agência Brasil
Em estudo divulgado ontem (24), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) revela que de 2000 a 2013 foram registrados 1.758 casos relacionados a tráfico de pessoas no Brasil. O caso mais recorrente é o de redução de pessoas a condições análogas às de escravidão, com 1.348 casos.
Outros casos que apareceram nas estatísticas do Ministério Público (MP) foram a entrega de filho menor para pessoa inidônea, com 127 registros; o aliciamento para fins de emigração (100 casos); o tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual (37); e tráfico internacional de pessoas (23 registros).


Governo estuda pacote para o setor automotivo

Geralda Doca, O Globo
O governo vai anunciar, na próxima semana, um conjunto de medidas para estimular o setor automotivo, que enfrenta queda nas vendas, aumento no estoque e ameaça demitir trabalhadores. Segundo um interlocutor, as medidas vão na linha de destravar o crédito e estimular as vendas de veículos, com redução do valor de entrada, atualmente em 40% e alongamento do prazo de pagamento, em 48 meses em média.
Para isso será criado um fundo garantidor, com aporte de recursos das próprias instituições financeiras, para cobrir eventuais calotes de clientes. O fundo seria semelhante ao Fundo de Garantia de Operações (FGO), que cobre a inadimplência dos empréstimos concedidos às pequenas empresas. 


Problemas afetam a produção de usinas térmicas

Renée Pereira, Estadão
Apesar da participação da geração térmica ter crescido nos últimos anos, são as usinas hidrelétricas que garantem o abastecimento do País, mesmo neste momento de maior stress no nível dos reservatórios.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) combinados com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as hidrelétricas representam 67,7% da matriz nacional, mas têm gerado 75% da energia do País. As térmicas representam 28,7%, mas produzem 21,5%.


Argentina barra livros que São Paulo apresentaria em feira

BBC Brasil
A Argentina barrou 90% dos livros que São Paulo levaria à Feira do Livro de Buenos Aires, inaugurada nesta quinta-feira e que homenageará a cidade brasileira, impondo "travas comerciais" para a entrada dos produtos.
A prefeitura de São Paulo investiu R$ 2 milhões para a cidade ser homenageada na feira. Mas, mesmo assim, só uma fatia dos livros foi liberada pelo governo. "Dos 5 mil livros que queríamos trazer, trouxemos 500", disseram assessores do prefeito Fernando Haddad. "Certamente é mais fácil enviar frango e autopeças para cá".
O secretário de Cultura, Juca Ferreira, confirmou a jornalistas brasileiros que obras haviam sido barradas pelo país vizinho.


PIB da Venezuela registra forte desaceleração em 2013

Estadão
O Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela cresceu 1,3% em 2013, forte desaceleração frente ao avanço de 5,6% registrado em 2012, informou o Banco Central da Venezuela. Normalmente, a autoridade monetária divulga o resultado do PIB semanas após o fim do ano, mas desta vez os números foram atrasados sem nenhuma explicação.
O banco central também revelou, em outro documento, que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) saltou 4,1% em março na comparação com fevereiro.


Políticos assustam papa, que deixa a missa

José Maria Mayrink, Estadão
O papa Francisco deixou inesperadamente a Igreja de Santo Início de Loyola, no centro de Roma, na noite desta quinta-feira, 24, após celebrar missa em ação de graças pela canonização do Padre Anchieta, cancelando uma cerimônia de beija-mão, na qual seria cumprimentado por 50 convidados, numa sala ao lado do altar.
Na interpretação dos organizadores da cerimônia, Francisco ficou assustado com o assédio de políticos brasileiros que tentavam se aproximar quando ele falava com o vice-presidente da República, Michel Temer, que veio a Roma representando a presidente Dilma Roussef.

0 comentários:

Postar um comentário