segunda-feira, abril 28, 2014

Brasil

Para Lula, decisão do STF sobre mensalão foi 80% política

O Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista divulgada neste domingo pela TV portuguesa RTP, que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tomaram mais uma decisão política do que jurídica ao condenar 25 réus do processo do mensalão.
Lula foi internado no sábado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por causa de uma crise de labirintite. Ele fez exames e foi liberado na manhã deste domingo, segundo informou o hospital.
- Tem uma coisa que as pessoas precisam compreender: o povo é mais esperto do que algumas pessoas imaginam. O mensalão, o tempo vai se encarregar de provar, que o mensalão, você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica - disse o ex-presidente em um trecho da entrevista de quase 40 minutos. 


Alemão: idosa morre baleada e UPP é atingida por disparos de bandidos

O Globo
A Estrada do Itararé, nos acessos ao Complexo do Alemão, foi liberada em ambos os sentidos, às 2h desta segunda-feira, após mais de cinco horas de interdição.
O policiamento no local continua reforçado. A morte de uma idosa na noite de ontem, durante tiroteio entre policiais militares e criminosos, levou cerca de 50 moradores da comunidade às ruas e deixou o clima tenso.
De acordo com a assessoria das UPPs, manifestantes atiraram rojões contra policiais que acompanhavam o ato. O Batalhão de Choque (BPChq) reagiu com bombas de efeito moral. Dois menores foram apreendidos quando tentavam incendiar um ônibus.


Médico é morto dentro de delegacia em SP

O Globo
Um médico foi baleado na cabeça anteontem à noite e morreu enquanto esperava para fazer um boletim de ocorrência numa delegacia no município de Santo André, no ABC paulista. Outras duas pessoas foram atingidas pelos disparos e estavam internadas até ontem à noite — um policial e outro homem que havia ido ao local para buscar um veículo encontrado pela polícia.
O tiroteio começou porque policiais do 2º Distrito Policial de Santo André confundiram um policial militar à paisana que entrava na delegacia para se proteger com um ataque de bandidos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o PM estava fugindo de criminosos. 


Ato em Copacabana homenageia dançarino DG

O Globo
Maria de Fátima da Silva chegou tocando um surdo. E durante mais de três horas a mãe de Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, liderou neste domingo, em Copacabana, uma manifestação (o tempo inteiro pacífica) para demonstrar luto pela morte do dançarino, que ocorreu durante uma operação no Pavão-Pavãozinho. Cerca de 300 pessoas, entre elas muitos adolescentes e crianças, participaram do ato, convocado pelas redes sociais por um amigo do jovem.
Eles cantaram, dançaram e oraram por DG. E lembraram ainda outras vítimas da violência no Rio, como Edilson da Silva dos Santos, também no Pavão-Pavãozinho; Claudia Silva Ferreira, arrastada por um carro da PM este ano; Amarildo de Souza, desaparecido no dia 14 de julho do ano passado; e Gualter Rocha, conhecido como Gambá, que ganhou notoriedade em concursos de batalha de passinhos de funk, assassinado em 2012. 


Brasil é um país de alto risco, segundo a Alemanha

El País
Quando faltam apenas seis semanas para o começo da grande festa esportiva que representa o campeonato mundial de futebol no Brasil, o ministério de Assuntos Exteriores alemão divulgou um novo relatório sobre um tema muito sensível: a segurança que o país oferece aos milhares de turistas que chegarão à nação para aproveitar a grande festa e, ao mesmo tempo, torcer pelos seus times.
O relatório do ministério, em sua seção “serviços ao cidadão”, que é lida com atenção por todas as grandes agências de turismo do país e pelos turistas que compram pacotes de férias, oferece uma imagem desoladora do Brasil: uma nação onde não as leis não são respeitadas e onde o turista corre o risco de ser vítima de ladrões, sequestradores ou simplesmente de se envolver em confrontos entre a polícia e grupos criminosos, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.


Separatistas libertam observador europeu na Ucrânia

BBC Brasil
Separatistas pró-rússia no leste da Ucrânia libertaram um dos oito monitores europeus capturados da cidade de Sloviansk, um local crítico no conflito separatista que atinge o país. 
Autoridades confirmaram que o monitor, de origem sueca, foi libertado por sofrer problemas de saúde.
O grupo capturado foi exibida para a imprensa neste domingo. Os outros sete homens continuam como reféns e negociações diplomáticas tentam garantir que eles serão libertados.  Os observadores militares internacionais, que operavam sob a proteção da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês), são da Alemanha, Polônia, Suécia, Dinamarca e República Tcheca.


Abbas: ‘Holocausto foi o crime mais atroz contra a humanidade'

O Globo
Numa tentativa de reconstruir sua relação com Israel após o colapso das negociações de paz, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas condenou o massacre de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, rechaçando alegações oriundas do livro “O outro lado: a relação secreta entre o nazismo e o sionismo”, sua tese de doutorado publicada em 1984, de que negue a existência do Holocausto.
“O que aconteceu aos judeus durante o Holocausto foi o crime mais atroz contra a humanidade na era moderna”, afirmou Abbas durante um encontro com um rabino americano na semana passada. A mensagem, publicada em árabe e em inglês, foi divulgada pela agência oficial de notícias da Palestina, WAFA, neste domingo, dia anual da lembrança pelas vítimas do Holocausto.


Foto do dia

Fiéis acompanham, no Vaticano, canonização de João Paulo 2º e João 23.
Foto: Associated Press

0 comentários:

Postar um comentário