terça-feira, abril 29, 2014

Brasil

Barbosa defende STF e diz que Lula não entende bem o Judiciário

Carolina Brígido, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, ficou indignado com as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento do processo. Barbosa divulgou nota nesta segunda-feira dizendo que os comentários de Lula revelam a dificuldade dele em compreender o papel do Judiciário em uma democracia. O ministro defendeu a atuação do tribunal ao longo do julgamento, pois, segundo ele, houve larga oportunidade de atuação da defesa e da acusação.
“O juízo de valor emitido pelo ex-Chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”, diz o texto.


Berzoini reúne base no Senado para definir estratégia sobre CPI

Luiza Damé, O Globo
O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, se reuniu nesta segunda-feira com os líderes governistas no Senado para tratar da estratégia do Palácio Planalto em relação à CPI da Petrobras, que será instalada no Senado. Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), a decisão dos governistas é indicar os nomes dos integrantes e instalar a CPI assim que a notificação do Supremo Tribunal Federal (STF) com a decisão da ministra Rosa Weber chegue ao Senado. A previsão é que a CPI da Petrobras seja instalada na próxima semana.
— Há uma concordância de que devemos o mais rapidamente indicar os integrantes da CPI do Senado. Vamos aguardar a comunicação do Supremo e o pedido do presidente Renan para que os partidos indiquem seus integrantes, cada um dos partidos e dos blocos vai sentar para discutir quais seus nomes e rapidamente formaremos a CPI e colocaremos a CPI em funcionamento — disse Humberto.

Padilha diz que interpelará judicialmente Vargas nesta terça

Leonardo Guandeline, O Globo
O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), pré-candidato ao governo paulista, disse que seus advogados interpelarão judicialmente nesta terça-feira, em Brasília, o deputado André Vargas, (sem partido-PR), para dar explicações sobre as declarações que constam em relatório da Polícia Federal (PF) na Operação Lava-Jato.
Em uma conversa gravada com autorização judicial entre Vargas e o doleiro Alberto Youssef, em novembro passado, o deputado menciona que o ex-ministro teria indicado para a diretoria do laboratório Labogen, empresa de fachada que tem o doleiro entre seus sócios, o executivo Marcus Cezar Ferreira de Moura, ex-assessor do Ministério da Saúde. 


Protestos no Rio deixam sete ônibus incendiados

Estadão
Sete ônibus foram queimados em dois pontos do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira. Em Costa Barros, na zona norte, cinco veículos foram incendiados em protesto pela morte de um adolescente numa das favelas do Complexo do Morro do Chapadão.
No Alemão, também na zona norte, manifestantes tentaram usar dois ônibus como barricada para fechar a Estrada de Itararé. Houve ainda tentativa de invasão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), provocando pânico em médicos e pacientes que estavam ali. Policiais militares atiraram em direção ao grupo, que se dispersou.


Governo quer montar estruturas para receber haitianos no Sul e Sudeste

Tiago Dantas, O Globo
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou nesta segunda-feira (28) que a presidente Dilma Rousseff determinou que o governo federal busque soluções para a questão dos haitianos, que enfrentam falta de alojamento e trabalho em várias cidades do país para onde foram enviados em ônibus pagos pelo governo do Acre após o fechamento do abrigo de Brasileia no início do mês.
A proposta, de acordo com Dias, é montar estruturas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que reúnam hospedagem, emissão rápida de documentos e auxílio para arrumar emprego. 


O ensino de cultura negra e indígena nas universidades

Marcelo Brandão, Agência Brasil
Para tirar a lei do papel e implementar o ensino da cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino, deve-se, primeiro, mudar a formação dos professores. Essa foi uma das conclusões dos convidados do programa Brasilianas.org, da TV Brasil, exibido hoje (28), que discutiu a aplicação da Lei nº 11.645, de 2008, que inclui no currículo oficial das escolas essa temática.
“Nosso foco está na formação de professores, porque essa área não está contemplada na formação de professores. No que diz respeito à história da cultura negra, é importante a gente investir na pesquisa e na formação desses profissionais”, disse a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), Macaé dos Santos. “Temos que incidir sobre os cursos de licenciatura e também em formação continuada”, completa.


3ª fase do ‘Minha casa, minha vida’ será lançada pelo governo em junho

O Globo
O governo federal vai lançar, em junho, a terceira etapa do programa habitacional “Minha casa, minha vida”, que beneficia famílias de baixa renda. A data foi definida ontem, durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, ministros ligados ao programa e representantes da Construção Civil.
Apesar da indefinição sobre os números, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, adiantou que o “Minha casa, minha vida 3” deverá prever a construção de três milhões de moradias. A segunda fase do programa, que ainda não foi concluída — a previsão oficial de término das obras é até o fim deste ano —, prevê 2,75 milhões de casas.


Após alterar pesquisa, IBGE vai revisar série histórica do PIB

O Globo
Uma pesquisa mais abrangente da indústria brasileira, com mais setores, produtos e empresas já fará parte do cálculo do PIB do primeiro trimestre de 2014, que será divulgado no dia 30 de maio. Segundo o coordenador de Contas Nacional, Roberto Olinto, o ano de 2013, que tinha registrado crescimento de 2,3%, também poderá ser revisto.
Olinto disse não ver incompatibilidade entre a incorporação dos dados ao sistema de Contas Nacionais e o calendário eleitoral. 


Cuba aprova medidas que dão mais autonomia às empresas estatais

O Globo
Cuba anunciou nesta segunda-feira a aprovação de um conjunto de normas para dar mais independência e autonomia às empresas estatais. As novas medidas fazem parte do plano de reforma do modelo econômico lançado pelo presidente Raúl Castro.
Com as novas medidas, as empresas estatais poderão vender sua produção excedente de acordo com o preço estabelecido pelo mercado, reter até metade do lucro gerado no fim de cada ano — 20% superior ao que estava previsto anteriormente —, além de aumentar o salário dos empregados e decidir quais atividades secundárias são capazes de realizar, como comercialização ou produção de novos produtos.
As regras começam a valer neste ano e as companhias continuam sendo obrigadas a cumprir cotas de produção estabelecidas pelo governo. 


Para reduzir manifestações, governo de Maduro deve aumentar salários

Estadão
A Central Bolivariana de Trabalhadores (CBT) afirmou na segunda-feira, 28, que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - que enfrenta protestos de rua há dois meses -, aproveitará o 1.º de Maio para anunciar aumento de salários.
Para compensar a inflação, que passou de 56% em 2013, o governo também concederá financiamentos a empresas para impulsionar a produção interna do país, que importa quase tudo o que consome.
Segundo a entidade sindical, a elevação nos salários deixará satisfeitos os trabalhadores venezuelanos. "Vai haver um aumento. Não estou autorizada a dizer qual a porcentagem, mas será uma com a qual os trabalhadores estarão de acordo", disse a vice-presidente da CBT, Egle Sánchez.


Foto do dia

Na Ucrânia, criança segura arma de soldado pró-Rússia.
Foto: Vasily Maximov / AFP

0 comentários:

Postar um comentário