quarta-feira, abril 30, 2014

Brasil

Oposição diz haver privilégio para Dirceu; já comissão, não

Eduaro Brasciani, Estadão
Deputados da oposição que visitaram ontem o ex-ministro José Dirceu no Presídio da Papuda, em Brasília, afirmaram que ele tem uma cela privilegiada. Segundo relatos, o petista estava vendo o jogo de futebol entre Real Madrid e Bayern de Munique em uma TV de plasma quando os parlamentares chegaram.
O local onde ele está preso teria chuveiro quente e um espaço bem maior que o de outros detentos. Integrantes da Comissão de Direitos Humanos, porém, minimizaram as diferenças.


Pancadaria da mídia atinge aprovação de Dilma, diz Berzoini

Maria Carolina Marcello e Jefferson Ribeiro, Estadão
O governo tentará preservar a Petrobras de ataques político-eleitorais na CPI do Senado para evitar prejuízos econômicos à estatal, mas reconhece que o noticiário negativo contra a empresa e o governo já respingou na presidente Dilma Rousseff, como mostram pesquisas recentes, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.
"Na verdade, com a pancadaria que a mídia tem promovido com relação à presidente Dilma e ao PT, se ela não caísse (nas pesquisas), seria talvez um milagre da natureza", disse à Reuters Berzoini.


Caso Riocentro: comando do Exército sabia da bomba

Chico Otávio, O Globo
Ao investigar o atentado a bomba ocorrido no Riocentro no dia 30 de abril de 1981, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) encontrou provas de que a ação foi minuciosamente planejada por agentes do Destacamento de Operações de Informações do Exército no Rio de Janeiro (DOI-I) e da agência local do Serviço Nacional de Informações (SNI).
Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira no Arquivo Nacional do Rio, os membros da comissão informaram que encontraram “fortes indícios de que o planejamento da operação tenha contado com o conhecimento e comando de altas autoridades militares, notadamente do I Exército”. 


Sem-teto entram em confronto com polícia em frente à Câmara de SP

Leonardo Guandeline, O Globo
Manifestantes ligados a movimentos sociais por moradia e policiais militares entraram em confronto no fim da tarde desta terça-feira em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital paulista. Impedidos de entrar no Legislativo paulistano para acompanhar a votação do Plano Diretor Estratégico (PDE), o grupo colocou fogo em pneus e pontos de entrega de material reciclável.
Os manifestantes também tentaram incendiar um carro de reportagem da Rádio CBN. Janelas da fachada do Palácio Anchieta foram quebradas e ao menos um banheiro químico foi depredado. 


Justiça condena fazendeiro por morte de sindicalista

Carlos Mendes, Estadão
Por maioria de votos, o Tribunal do Júri condenou nesta terça-feira, 29, o fazendeiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, a doze anos de prisão. Ele é acusado de mandar matar, em novembro de 2000, o sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, na cidade de Rondon do Pará, na região sudeste do estado.
O resultado foi comemorado por entidades ligadas aos direitos humanos e à luta pela terra. O réu vai apelar da sentença em liberdade, segundo decisão do juiz Raimundo Flexa, porque é réu primário e possui bons antecedentes.


ONS descarta racionamento, mas pode 'propor medidas' em novembro

O Globo
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou ontem em nota que poderá propor “medidas adicionais” às autoridades do setor para garantir o fornecimento de energia elétrica no país, se no período de maio a novembro as condições hidrológicas se agravarem, ou seja, se chover menos do que o esperado.
Segundo especialistas, uma das possíveis medidas seria a redução no consumo caso o cenário mais negativo se confirme. O ONS negou, no entanto, que esteja sugerindo ao governo cortes de energia agora, afirmando que a situação atual dos reservatórios não indica a necessidade de cortes de energia. 


Senado aprova mudança nas regras do Simples Nacional

O Globo
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira projeto que reduz a carga tributária das micro e pequenas empresas, com limites para a substituição tributária dos estados. Esse mecanismo de arrecadação obriga o contribuinte a pagar o imposto devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização, o que encarece os tributos pagos pelas pequenas empresas.
A medida também facilita a fiscalização dos recolhimentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros tributos que incidem em diferentes fases da circulação do produto, já que passa a ser recolhido apenas uma vez. 


Desabastecimento se agrava e complica estratégia do chavismo

Estadão
Estatísticas do Banco Central da Venezuela (BCV) reveladas na terça-feira, 29, pelo jornal venezuelano El Universal mostram que, em um ano, a taxa de desabastecimento no país se elevou em quase 10 pontos porcentuais.
Em março de 2013, 20% dos produtos tinham desaparecido das prateleiras dos mercados - no mês passado, a escassez chegou a 29,4%. Em relação a março de 2012, a falta de bens de consumo aumentou 18,6 pontos porcentuais, ainda segundo o levantamento.


México começa a desarmar milícias que lutam contra cartel de drogas

O Globo
O governo mexicano iniciou nesta terça-feira o processo de desarmamento de milícias que lutam contra narcotraficantes no estado de Michoacán. Previsto para ser concluído até 10 de maio, o desarme começou com o cadastramento de armas dos milicianos.
A ideia é incorporar os milicianos, que se consideram forças de autodefesa, nos aparelhos de segurança do Estado ou garantir que eles voltem a seus empregos anteriores. 


As sanções chegam ao círculo íntimo de Putin

El País
As sanções que a União Europeia e os Estados Unidos estão impondo à Rússia por sua política em relação à Ucrânia afetam um variado grupo de personagens e empresas e, embora tenham coincidências, revelam duas concepções diferentes acerca de como entender as pressões sobre o Kremlin, conforme se deduz das duas listas de afetados publicadas respectivamente pelo diário oficial da União Europeia, na terça-feira, e pelo Departamento do Tesouro dos EUA, na segunda.
As últimas medidas europeias afetam 15 pessoas e elevam a 48 o número de alvos definidos por Bruxelas para as sanções. O conjunto é bastante díspar porque, além de altos funcionários e comandantes militares russos, inclui ocupantes de cargos públicos e ativistas pró-russos na Crimeia e no leste da Ucrânia, sem que fiquem claros os critérios empregados na seleção dos afetados, por exemplo, entre os líderes da chamada República Popular de Donetsk.

0 comentários:

Postar um comentário