terça-feira, abril 01, 2014

Chuvas em 162 cidades são registradas no CE

Image-0-Artigo-1578960-1
Passagem molhada na barragem do Rio Patu, na localidade de Passagem do Meio, na zona rural de Senador Pompeu, já está banhada com as águas das últimas chuvas
FOTO: EDUARDO LOPES
Fortaleza. Nas últimas 24 horas a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 162 municípios cearenses. A maior chuva registrada foi na capital, Fortaleza, com 169 milímetros, registrados no bairro da Messejana.
No interior as chuvas também foram registradas sendo a maior precipitação na cidade de Caririaçu com 111 milímetros. Mas mesmo diante de um cenário de precipitações, a Funceme avisa que o próximo trimestre será de precipitações abaixo da média.
As informações sobre o contexto pluviométrico no Ceará foram divulgadas durante o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará na manhã de ontem e contou também com a presença do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Ceará, Francisco Nelsieudes Sombra Oliveira.
Ele aproveitou a ocasião e avisou que o governo federal vai entregar no próximo dia 25 de abril 35 pás enchedeiras e no dia 16 de maio serão entregues mais 42 equipamentos neste mesmo porte. "Dos 901 equipamentos, já entregamos ao Estado do Ceará 824. Atualmente, são 101 municípios que já receberam os equipamentos, totalizando um investimento na ordem de 219 milhões", completa.
Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, é visível perceber que as precipitações deste ano não foram suficientes para garantir uma boa recarga hídrica em muitos açudes no Estado. "O que choveu até agora não é suficiente para gerar uma tranquilidade, mas as adutoras que serão construídas ajudará muito as cidades", avalia.
Nelson Martins disse ainda que acredita que as adutoras de montagem rápida (AMRs) são essenciais para melhoria do cenário no interior do Estado. Além delas, frisou que existem outras medidas para combater os efeitos da estiagem, como a implantação das cisternas e a liberação do garantia safra ao agricultor rural.
Precipitações
Chuvas começam a animar a população de Pedra Branca. As últimas precipitações estão começando a animar os moradores. Alguns barreiros e cisternas de placa já começaram a acumular água. O número de agricultores, arando as terras para plantio também aumentou com as chuvas dos últimos dias, apesar de uma semana ensolarada. Na região de Mineirolândia, na zona rural de Pedra Branca, o rio Patu recebeu cerca de 110mm de domingo para segunda-feira.
Além de Pedra Branca, choveu em outros 11 municípios do Sertão Central no início desta semana. Apesar dos baixos índices pluviométricos em Quixeramobim, Quixadá, Choró e Ibaretama, inferiores a 25mm, a água molha o solo e ajuda a recuperar a vegetação nativa. Para muitos trabalhadores rurais, é apenas o início do inverno previsto pelos profetas da chuva, no Encontro realizado no início do ano em Quixadá. Cerca de 50% dos participantes anunciaram que o inverno deste ano será tardio, a partir de abril, mas com boas chuvas.
De ontem para hoje a Funceme registrou chuva em 15 das 16 cidades da região Jaguaribara. As maiores precipitações foram em Orós (69 mm), Jaguaretama (47 mm) e Jaguaruana (43 mm). Em Limoeiro a chuva não chegou aos 5mm, sendo registrados apenas 3.2 mm. Em Russas as precipitações ficaram em torno dos 19 mm. Algumas ruas que não possuem sistema de drenagem ficaram alagadas em bairros mais distantes e periferias da cidade. O tempo permaneceu nublado ao longo da manhã.
No último domingo voltou a chover forte na região do Cariri. Em Caririaçu foram registrados 111.0 mm. Em Aurora, onde choveu 83 mm, as precipitações voltaram a trazer esperança de boa produtividade agrícola para este ano. Mesmo com as chuvas caídas na região do Cariri de fevereiro a março, o município também enfrenta dificuldades de abastecimento e, em muitas regiões interioranas, a água é levada à população através de carros-pipa. O município de Lavras de Mangabeira registrou chuvas de 80mm e em Juazeiro do Norte as precipitações de 70mm voltaram a ocasionar pontos de alagamentos em bairros mais distantes do centro da cidade. Os bairros Lagoa Seca, Novo Juazeiro, Betolândia, Mutirão e São José voltaram a ser os mais afetados.
Crateús
A esperança se renova no sertão, com a continuidade das chuvas ontem. Segundo a Funceme, na cidade de Independência choveu 100m. Em Crateús, o órgão registrou 21mm e em Parambu, 15mm. Populares de Crateús, dão conta de chuvas intensas em várias localidades na zona rural.
Na zona urbana de Independência, o açude sangrou e a água escorreu pelas ruas. Conhecido como "Açudinho da Prefeitura", o reservatório sangrou com as chuvas de mais de 100 mm ocorridas na madrugada. As águas escorrem de forma abundante pela Avenida Pelo Sinal, que liga os bairros Santa Rita e Cohab, na sede. Veículos e pedestres tiveram dificuldade.

0 comentários:

Postar um comentário