terça-feira, abril 29, 2014

Crateús cria minidistrito industrial


INDUSTRIA CRATEÚS
O local possui dois galpões que estão desativados há anos e agora serão reutilizados Fotos: Silvania Claudino
Crateús. Oito empresas locais serão abrigadas no novo minidistrito industrial nesta cidade. Funcionará no bairro Fátima I, nas antigas instalações da fábrica Musa Calçados. O espaço será reformado e a ordem de serviço será assinada no próximo mês. Com a revitalização do local, a cidade passará a contar com dois minidistritos. Já possui um, no bairro Fátima II, onde funcionam oito indústrias locais.
A informação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, que junto com o escritório local do Serviço de apoio as Pequenas Empresas (Sebrae) prepara as empresas e as articulações junto ao Governo do Estado do Ceará.
O local possui dois galpões que estão desativados há vários anos. Segundo a Secretaria, o processo de regularização está em andamento junto à Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece).
"Desde o ano passado, buscamos junto ao governo, a regularização do minidistrito e trabalhamos junto aos empreendedores que ocuparão o local. No dia 20 de maio será assinada a ordem de serviço para a reforma, que possibilitará o funcionamento de oito indústrias, ação que contribuirá com relevância para o desenvolvimento do setor industrial local", informa o secretário municipal, Lourenço Torres.
O espaço é amplo e composto por dois galpões, o A e o B. A reforma ocorrerá no galpão A, que será dividido para abrigar as oito indústrias nos segmentos de móveis, material de limpeza, gráfica, metalúrgica, vidraçaria bolas e chuteiras e gesso. O investimento do Governo do Estado será de R$ 500 mil, de acordo com a Secretaria Municipal.
O secretário informa ainda que existe a possibilidade de investimentos também no galpão B, a depender do número de empreendedores para ali se instalarem e da aprovação por parte da Codece. Por enquanto está confirmada a alocação de três indústrias: confecções, pré-moldados e metalúrgica.
Segundo o secretário, na semana passada engenheiros da Codece visitaram o local, com vista a verificar o espaço da reforma e dar continuidade à regularização do minidistrito. Torres acompanhou a comitiva.
"A equipe esteve na cidade visitando o local, a fim de verificar as necessidades da reforma para abrigar bem as oito indústrias. O local é bom, mas precisa ser dividido. Vai ser um ganho grande para a cidade passar a contar com mais esse empreendimento para produzir", destaca.
Em parceria com o Sebrae, a Secretaria vem trabalhando na capacitação dos empreendedores, que se instalaram no local e atuarão de forma associativa. Duas associações estão em processo de formação, uma em cada minidistrito.
Conforme Torres, os empresários precisam estar informados acerca das vantagens e desafios dos processos de gestão e associativismo na área industrial. Os empreendedores participaram de cursos nas duas áreas. Eles se instalaram no espaço por meio de um contrato de permissão autorizado pelo Governo do Estado, pelo qual pagarão uma taxa simbólica mensal com vigor por cinco anos.
De acordo com o secretário, a expectativa sobre o funcionamento do novo distrito é positiva, baseada na experiência do minidistrito já existente, que é referência no Ceará. "O nosso mini distrito que já existe há mais de 15 anos é referência no Estado do Ceará. Conta com sete indústrias e em breve terá mais uma e acreditamos que esse novo mini distrito trará também bons resultados para os industriais, cidade e região", salienta.
Tauá
No vizinho município de Tauá, a indústria também está em processo de expansão. Já neste mês, iniciou o funcionamento de uma fábrica de cisternas de polietileno e as obras do polo calçadista estão bem avançadas.
O Distrito Industrial Local é outro projeto desenvolvido pelo município com vistas a fortalecer o setor e a geração de emprego e renda. A construção ocorre em uma área de cinco hectares próximo à sede. Abrigará em torno de 60 microempresários locais, distribuídos em várias áreas da indústria.
Mais informações
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
Rua Oscar Lopes, S/N - Fátima II - Crateús
Telefone: (88) 3692.3315
Silvania Claudino
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário