quinta-feira, maio 15, 2014

2,5 mi ficarão sem água em Fortaleza


Image-0-Artigo-1613161-1
A suspensão será entre 6h e 18h, e o serviço deve ser retomado de forma gradual. A previsão é que o abastecimento seja regularizado domingo
FOTO: KID JÚNIOR
A falta de água, no próximo sábado (17), afetará mais de 2,5 milhões de moradores de Fortaleza. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, na manhã de ontem, que irá suspender o abastecimento em toda a Capital e em algumas regiões de Maracanaú e Caucaia. A pausa no fornecimento de água acontecerá entre 6h e 18h.
A Cagece explica que as regiões que sofrerão a interrupção são abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gavião, localizada em Pacatuba, a 25Km da Capital. A falta de água será total ou haverá baixa pressão, ocorrendo uma significativa redução no volume. Em Fortaleza, os 98% da população que têm acesso à rede de esgoto devem ficar atentos e economizar água até a normalização.
A suspensão é em resposta à solicitação da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), que irá instalar um novo macromedidor no canal de água bruta da ETA Gavião. Aproveitando a parada, a Cagece realizará realizar serviços de manutenção preventiva e corretiva, com a finalidade de garantir a confiabilidade no sistema operacional.
Áreas
Separadas por zonas, as regiões totalmente afetadas pela suspensão têm como referência a maior parte dos bairros de Fortaleza. A Zona Leste, por exemplo, que engloba Praia de Iracema, Meireles, Joaquim Távora, São João do Tauape, Varjota, Vicente Pinzón, Papicu, Cocó, Praia do Futuro, Centro, Alto da Balança, Parque Manibura, Cajazeiras, Edson Queiroz, Sapiranga, Sabiaguaba e Alagadiço Novo, entre outras localidades, ficarão sem água.
Também sofrerá a paralisação a Zona Sul - que contempla os bairros Dias Macêdo, Messejana, Mondubim, Prefeito José Walter, Jangurussu, Mata Galinha, Curió, Ancuri, Castelão, parte de Maracanaú - e a Zona Oeste, que engloba Serrinha, Parangaba, Vila Peri, Siqueira, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Bom Sucesso, Granja Portugal, Vila Manoel Sátiro, Henrique Jorge.
A Zona Norte, a qual fazem parte Benfica, Fátima, José Bonifácio, Jardim América, Damas, Parreão, Montese, Aeroporto, Vila União, Vila Velha, Cristo Redentor, Quintino Cunha, Pirambu, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Barra do Ceará e parte de Caucaia, também terá falta de abastecimento.
Cuidados
De acordo com a Companhia, mesmo depois do horário de término dos serviços, a retomada do fornecimento de água se dará gradativamente, chegando com maior rapidez aos bairros topograficamente mais baixos e mais próximos da adutora, enquanto os bairros mais altos e de ponta de rede levarão mais tempo para se normalizar. A previsão é que, no próximo domingo (18), todas as zonas, ou a maior parte delas, já estejam com o abastecimento regularizado.
Para que ninguém sofra grandes consequências com a falta de água, a Cagece orienta os moradores a se prepararem reservando água para os principais afazeres domésticos.
Durante a suspensão, a Companhia sugere que a água seja consumida de forma consciente e moderada, ou seja, privilegiando o consumo humano, evitando desperdício. O órgão orienta, também, que a água deve ser reservada de forma correta, para evitar poeira ou proliferação de mosquito da dengue ou poeira.
Lavar carro, banhar animais domésticos, desperdiçar água na hora do banho, são algumas atividades que devem ser evitadas pela população.
Transtornos
A dona de casa Teresinha Pereira, 29 anos, garante que irá se prevenir antes da suspensão para evitar transtornos em casa. "Eu sempre junto (a água) o máximo que posso para poder, pelo menos, realizar as tarefas mais simples, que é lavar a louça, tomar banho". Além disso, Teresinha afirma que, um dia antes, já irá lavar a roupa, para evitar que falte água no meio da atividade.
Em 2013, durante a Semana Santa, Fortaleza também sofreu com a falta de água por mais de cinco dias consecutivos. A paralisação se deu devido a quatro injetamentos em tubulações e serviço de manutenção na ETA Gavião.

0 comentários:

Postar um comentário