segunda-feira, maio 12, 2014

Brasil

Lula diz que Dilma ‘vai ganhar’ porque é ‘mais bem preparada’

O Globo
Principal cabo eleitoral das eleições desse ano, o ex-presidente Lula está de volta à Bahia nesta segunda-feira para o início da pré-campanha petista à reeleição da presidente Dilma Rousseff e do candidato Rui Costa ao governo Estado.
Em entrevista, Lula fala sobre a escolha de Casta, Pasadena, as chances de vitória de Dilma e o afastamento de alguns aliados da base política do governo federal.


Dilma e seu labirinto, por Ricardo Noblat

Governo e oposição celebram desde a última sexta-feira os resultados da mais recente pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para presidente da República.
O governo, porque Dilma perdeu apenas um ponto percentual. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos. A oposição, porque Aécio Neves (PSDB) cresceu quatro pontos, e Eduardo Campos (PSB), um.
A eleição deverá ser decidida no segundo turno.
O mais importante numa pesquisa eleitoral não é isoladamente o índice de intenção de votos de cada candidato ou aspirante a candidato.
O confronto dos índices ocupa o espaço nobre do noticiário, anima a discussão entre eleitores politizados e serve de alerta para os habituais financiadores de campanha.
Candidato na frente recebe mais doações em dinheiro do que candidato emperrado ou em queda. Compreensível...

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O que de fato vale, porém, são as eventuais tendências que uma pesquisa eleitoral – ou que um conjunto delas - seja capaz de detectar.
A ser assim, está acesa a luz amarela na sala de comando da candidatura à reeleição de Dilma. De fevereiro para cá, os principais institutos de pesquisa registraram variáveis que apontam na direção de uma possível derrota dela, impensável até o final do ano passado.
A eleição de outubro próximo se dará sob o signo da mudança, segundo o Datafolha, o Sensus e o Ibope.
Das 2.844 pessoas ouvidas pelo Datafolha em 174 municípios, 74% responderam que o futuro presidente deve governar diferente no todo ou em parte da maneira como o país vem sendo governado nos últimos quatro anos. Parece haver um sentimento generalizado de que basta! De que agora, chega! De mudança, já!
Quem reúne mais condições para operar a mudança?
Lula, disparado, com 38% das preferências. Em segundo lugar, Aécio com 19%, seguido por Dilma com 15% e Eduardo com 10%. Dilma perdeu o segundo lugar nos últimos 30 dias.
Eduardo é o mais desconhecido dos candidatos. É também aquele com maior potencial de crescimento, conforme a pesquisa Datafolha. Foi o que mais subiu entre jovens.
Terceira variável perversa para Dilma: o desejo do eleitorado do PT de trocá-la por Lula. O índice é acachapante: 75% dos eleitores que se identificam com o PT querem Lula como candidato. O índice é de quase 60% quando se leva em conta a opinião de todos os eleitores.
O que seria mais cômodo para os candidatos dos partidos da base do governo? Concorrerem puxados por Lula ou por Dilma? Compreensível outra vez.
Em 2002, perto do fim do segundo governo Fernando Henrique Cardoso, 74% dos eleitores cobravam mudanças. Os candidatos a presidente se ofereciam como a melhor opção para mudar – entre eles, Lula, Ciro Gomes e Garotinho.
Até José Serra, ex-ministro da Saúde de FH, só falava em mudanças. Quase não passou para o segundo turno. Pouco importava o que dissesse – era o candidato da continuidade. E ponto final.
Dilma é a continuidade. Sem essa de que pode encarnar a mudança. Seu maior desafio é reescrever a crônica de um desastre esboçado. Como?
Vai que a maioria dos brasileiros desiste de exigir mudanças (improvável). Ou que Aécio e Eduardo não convençam no papel de agentes de mudanças (a conferir). Ou que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão empurre Dilma para o alto.
Um marketing bem feito ajuda. Mas não faz milagre.
Talvez ela acabe cedendo a vaga de candidata a Lula. Forçada, não o fará. Espontaneamente? O PT reza para que sim. Seus aliados também rezam.


PT critica decisão do STF de negar trabalho externo a José Dirceu

Cleide Carvalho, O Globo
O PT divulgou nota em protesto contra a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, de negar o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar fora da prisão. Assinada pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, a nota diz que a decisão foi arbitrária e ameaça fazer regressar ao regime fechado os que cumprem pena em regime semiaberto.
"Ao obstruir novamente, de forma irregular e monocrática, o direito de José Dirceu cumprir a pena em regime semiaberto,o ministro Joaquim Barbosa comete uma arbitrariedade, tal como já o fizera ao negar a Jose Genoino, portador de doença grave, o direito à prisão domiciliar. Mais ainda: apoiando-se em interpretação obtusa, ameaça fazer regressar ao regime fechado aqueles que já cumprem pena em regime semiaberto, com trabalho certo e atendendo a todas as exigências legais. O PT protesta publicamente contra este retrocesso e espera que o plenário do STF ponha fim a este comportamento persecutório e faça valer a Justiça", diz a nota. 


Oposição promete pressão para garantir CPI da Petrobras

Isabel Braga e André de Souza, O Globo
A semana no Congresso promete ser marcada por novo embate entre governo e oposição em torno da CPI mista que investigará irregularidades na Petrobras. Na Câmara e no Senado, a oposição aumentará a pressão sobre os partidos que ainda não indicaram seus integrantes para tentar garantir, ainda esta semana, a instalação da CPI.
Até agora, foram feitas 13 das 16 indicações de titulares que cabem à Câmara, e, no Senado, a oposição indicou seus três nomes de titulares, totalizando 16 parlamentares. Para que a CPI seja instalada, são necessários no mínimo 17 indicados. 


Defesa Civil determina interrupção de escavação do metrô em Ipanema

Ruben Berta, O Globo
Em reunião com representantes do Consórcio da Linha 4 e técnicos da prefeitura, no fim da tarde deste domingo, o subsecretário municipal de Defesa Civil Márcio Motta decidiu determinar a interrupção das obras de escavação do metrô em Ipanema até que seja identificada a causa do problema que levou a abertura de crateras na Rua Barão da Torre.
Outra exigência da Defesa Civil é a apresentação de medidas de segurança para a continuidade dos trabalhos. No encontro, Motta questionou o fato de a prefeitura ter sido acionada primeiramente por moradores da região afetada, quando, pelo plano de emergência, deveria ter sido o próprio consórcio a informar sobre a ocorrência. 


Crise do Cantareira faz indústria reduzir consumo e ameaça produção

Cleide Silva, Estadão
A escassez de água e a possibilidade de racionamento, ainda que negada pelo governo de São Paulo, mobiliza os setores da indústria e da agricultura das regiões abastecidas direta ou indiretamente pelo Sistema Cantareira.
A maioria das empresas ampliou medidas para economizar água e espera que a situação melhore em breve. Mas muitas estudam alternativas, como recorrer a caminhões-pipa. O problema já fez uma multinacional parar a produção por duas semanas.


Sargento é flagrado vendendo ingressos para Copa no Rio

Estadão
Um sargento do Corpo de Bombeiros do Rio foi flagrado vendendo ingressos para os jogos da Copa do Mundo com valores acima do estipulado pela Fifa em seu site oficial. O cambista afirmou possuir ingressos para todos os jogos da competição, mesmo os que já estão esgotados nos canais oficiais de venda.
Os bilhetes chegam a custar 20 vezes mais que o valor estipulado pela organização do campeonato. O caso foi denunciado em reportagem do Fantástico, da TV Globo.


Shoppings do Rio calculam alta de até 30% nas vendas do Dia das Mães

O Globo
Os lojistas de shoppings do Rio terminaram o período do Dias das Mães otimistas e com expectativa de aumento de 9% a 30% nas vendas, em relação ao mesmo período ano passado. Na data, que é a segunda mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal, roupas, calçados e perfumes foram os itens mais procurados. Os restaurantes tiveram movimento intenso e filas de espera.
No Boulevard Rio Shopping em Vila Isabel, na semana passada, o fluxo de clientes cresceu 9% em relação à semana anterior. Alguns produtos como a bota de cano curto da Antonella (R$ 239) e o perfume Lady Lili do Boticário (R$ 89) chegaram a esgotar e os lojistas precisaram pedir reposição do estoque. 


Putin perde a batalha econômica

Alícia Gonzales, El País
Os anglo-saxões costumam dizer que “o diabo está nos detalhes” quando o mais importante de um tema está nas letras miúdas, e não nas grandes manchetes. No caso do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o diabo se esconde, na verdade, nos números e ajuda a entender os vaivéns da situação política.
A economia russa está mais prejudicada do que parecia inicialmente pelo conflito com a Ucrânia e o certo é que as tensões geopolíticas não podiam ter chegado em pior momento, quando o crescimento já tinha enfraquecido significativamente nos últimos anos. “Com uma inflação alta, os riscos de estagnação eram consideráveis nos últimos dois ou três anos. Além disso, o superávit comercial praticamente se esfumaçou e a fuga de capitais está se tornando um problema muito sério”, explica por e-mail Erik Nielsen, economista chefe da Unicredit.


Caracas liberta 208 presos em protestos

Estadão
Autoridades da Venezuela libertaram neste domingo, 11, 208 dos 243 jovens detidos na quinta-feira, durante operação da polícia para desmontar acampamentos em praças e ruas de Caracas. A limpeza de quatro áreas de classe média da capital e as prisões realizadas na ação intensificaram novamente os protesto contra o governo do presidente Nicolás Maduro.
De acordo com informações da agência France Presse, 52 estudantes foram libertados de maneira incondicional. Para 156 jovens, que também foram presos na quinta-feira, os juízes concederam a liberdade, mas lançaram "medidas cautelares" de visitas e estarão submetidos a relatórios regulares que serão enviados aos tribunais, segundo os promotores.


Ucrânia: rebeldes de Donetsk anunciam vitória em referendo separatista

O Globo
Rebeldes das região separatista de Donetsk, no Leste da Ucrânia, declararam na noite deste domingo que a população local expressou pleno desejo de se separar do restante do país. O resultado veio horas após o término de um referendo que decidiu sobre a independência da província.
De acordo com dados "oficiais" da Comissão Eleitoral de Donetsk, 89% dos cidadãos votaram pela separação. O pleito teve o comparecimento de 74,87% dos habitantes da região, segundo os rebeldes.
— Foi muito fácil fazer a recontagem porque o número de votos contrários foi muito reduzido, e os votos nulos, baixos. Dissemos ao mundo que queremos mudanças, queremos que nos escutem — afirmou Roman Lyagin, chefe da comissão que organizou o referendo separatista. 


Jovem sequestrada na Nigéria tem medo de voltar à escola

O Globo
Uma das poucas adolescentes que conseguiu fugir de membros do grupo extremista Boko Haram, há quase um mês, disse neste domingo que tem medo de voltar à escola. Sarah Lawan, de 19 anos, revelou como o rapto na aldeia de Chibok, no Nordeste do país, foi aterrador e afirmou que mais jovens poderiam ter escapado, mas temeram ser atingidas por tiros.
Neste domingo, o governador do estado de Borno disse ter recebido informações de que as meninas sequestradas foram vistas.
— Não posso expressar com palavras o quanto foi aterrador. Me dói saber que minhas amigas não se atreveram a escapar comigo — disse Sarah em uma entrevista por telefone à agência Associated Press. — Agora choro cada vez que cruzo com seus pais e percebo que eles também choram quando me veem. 

0 comentários:

Postar um comentário