sábado, maio 24, 2014

Brasil

Dilma oferece jantar no Alvorada a representantes do agronegócio

Luiza Damé, O Globo
A presidente Dilma Rousseff ofereceu, nesta sexta-feira, um jantar para representantes do agronegócio, setor que tem restrições à ação do governo federal.
Cerca de 40 empresários rurais, liderados pela presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abre (PMDB-TO), confirmaram presença no encontro, que acontece no Palácio da Alvorada.
Os ministros da Agricultura, Neri Geller, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, participam do encontro.


Deputado estadual petista nega ligação com o PCC

Estadão
O deputado estadual em São Paulo Luiz Moura (PT), ligado ao secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, negou, nesta quinta-feira, 22, ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Boletim de ocorrência de 17 de março deste ano mostra que policiais da 6.ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro fizeram diligência na sede da empresa Transcooper para apurar a participação de integrantes do PCC nos ataques a ônibus na cidade.
Eles surpreenderam uma reunião com cerca de 40 pessoas, entre elas, Moura e diretores da cooperativa. Segundo a polícia, a reunião tinha por finalidade "ajustar condutas teoricamente infracionais".


Campos fala em 'tarifaço' de energia e combustível após eleição

O Globo
O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, disse nesta sexta-feira que o governo da presidente Dilma Rousseff prepara um “tarifaço” da energia e do combustível.
Ao receber o apoio dos nanicos PHS e PRP à sua campanha presidencial na Câmara dos Vereadores de São Paulo, Campos voltou a criticar a gestão Dilma na área energética e previu que esta "conta" será cobrada da população após a eleição de outubro.
“É preciso falar ao país que o governo brasileiro tomou emprestado, em nome de tantas Marias, de tantos Josés... bilhões de reais que foram ofertados às companhias de distribuição de energia, para que o povo pague esta conta depois da eleição com um tarifaço de energia, com um tarifaço de combustível”, disse o ex-governador pernambucano.


Ronaldo diz estar envergonhado com atrasos para a Copa

O Globo
Membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, o ex-atacante da seleção brasileira Ronaldo disse se sentir envergonhado com os atrasos e dificuldades do país nos preparativos para o torneio, mas defendeu que o Mundial não seja alvo de protestos e culpou os governos pelos problemas.
Ronaldo acredita que as críticas feitas pela Fifa ao Brasil por não ter cumprido prazos são justas, já que o país concordou com todas as exigências da entidade quando aceitou ser sede da competição, em 2007.


São Paulo bate recorde de congestionamento

Agência Brasil
A cidade de São Paulo registrou, na noite de hoje (23), o maior congestionamento da história. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h havia 344 quilômetros de lentidão.
A CET apontou a chuva que caiu no final da tarde, o excesso de veículos e a véspera do fim de semana como fatores que contribuíram para a piora do fluxo.


Governo deve reduzir valor mínimo para adesão ao Refis

Mauro Zanata, Estadão
Em busca do apoio perdido no meio empresarial, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar na próxima semana a redução do "pedágio" que será exigido pelo governo para a adesão ao programa de refinanciamento de dívidas fiscais, o chamado Refis.
Em discussão no Congresso, a regra prevê a antecipação de 10% do total das dívidas até R$ 1 milhão e 20% para débitos acima desse valor. A presidente está disposta a reduzir à metade esse "pedágio" no Refis, informou uma fonte ao Estado. Dilma reuniu, na quinta-feira, empresários de 36 setores para discutir parte das reivindicações.


México ‘conquista’ a Espanha

El País
Os grandes patrimônios mexicanos multiplicaram seus investimentos na Espanha nos últimos anos. A longa crise na Europa, muito mais severa nos países periféricos, pôs ao seu alcance um amplo leque de ativos. Compram barato e ainda conseguem diversificar suas carteiras.
Para muitas dessas fortunas, também representa o regresso à terra dos antepassados. A chegada, nesta semana, de dois empresários mexicanos ao Liberbank – Enesto Tinajero e Gustavo Tomé terão 9% das ações – é o investimento mais recente protagonizado pelo capital daquele país, e não será o último, asseguram os especialistas.


Presas em Havana a líder e 50 ativistas dissidentes do Damas de Branco

El País
A líder do movimento dissidente Damas de Branco, Berta Soler, e outras cinco dezenas de mulheres que integram a organização foram detidas nesta sexta-feira quando tentavam realizar uma atividade em sua sede principal de Havana.
É a segunda vez em menos de uma semana que os órgãos de segurança do castrismo prendem Soler e um numeroso grupo de companheiras. Segundo Soler informou horas antes de ser detida, algumas dessas mulheres se encontram “desaparecidas” desde a noite de quinta-feira.


Líderes já admitem 'dividir' a Europa

Jamil Chade, Estadão
Diante da realidade que se impõe, líderes europeus não escondem a ideia de promover de forma institucional uma divisão na Europa. Nesta semana, em artigo publicado na revista Le Point, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy apresentou seu projeto de criar uma Europa a duas velocidades.
Sarkozy, que poderia voltar a se candidatar à presidência francesa em 2017, deixa claro que quer uma redução das atribuições da União Europeia, que deveria concentrar seu trabalho apenas na agricultura, energia, comércio e leis de concorrência.

0 comentários:

Postar um comentário