segunda-feira, maio 26, 2014

Brasil

PT aprofundará enfrentamemto contra adversários

Erich Decat, Estadão
A estratégia de enfrentamento e beligerância contra os adversários políticos, já conhecida como "bateu, levou", será aprofundada nas discussões da reunião da Executiva Nacional do PT marcada para esta segunda-feira, 26, em Brasília.
Parte da cúpula do partido entende que surtiu efeito a nova linha de ação de reagir sempre que houver ataques de integrantes da oposição ao governo, ao PT e à presidente Dilma Rousseff. Os petistas avaliam que, com as ações adotadas até aqui, saíram vitoriosos nesse período de pré-campanha, considerado internamente como o "primeiro round" das eleições.


PT pede cassação de Vargas por infidelidade partidária

Maria Lima, O Globo
Não satisfeito com a desfiliação do deputado André Vargas (PR-Sem partido), a direção do PT agora quer vê-lo fora do Congresso, onde responde a processo no Conselho de Ética da Câmara, por suas ligações com o doleiro Alberto Yousseff.
Depois de obrigá-lo a sair do partido, na última sexta-feira o advogado do PT, Márcio Silva, impetrou ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação do seu mandato por infidelidade partidária. O relator do processo de Vargas no Conselho, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), diz que é uma estratégia para impedir o ex-petista de falar o que sabe, já que , com a cassação, a investigação é suspensa na Câmara. 


Ex-secretário operava esquema com senador e governador de MT, diz PF

Carolina Holland, G1
O ex-secretário da Casa Civil, da Fazenda e da Copa de Mato Grosso, Éder Moraes (PMDB), foi o principal operador do esquema de empréstimos fraudulentos com instituições financeiras investigado pela Polícia Federal durante a operação “Ararath”.
As operações financeiras teriam ocorrido com o aval, conhecimento e no interesse do então governador do estado e atual senador Blairo Maggi (PR), e com a autorização do governador do estado Silval Barbosa, que na época era vice de Maggi. As informações constam do inquérito que tramita na 5ª Vara Federal em Mato Grosso.


Mesmo com decisão judicial, pacientes não passam por cirurgias

G1
Reportagem do Fantástico deste domingo (25) mostra a dificuldade enfrentada pelos brasileiros na rede pública de saúde, onde pacientes, mesmo com decisões judiciais em mãos, não conseguem realizar cirurgias e exames.
A falta de estrutura e desorganização em hospitais foram apontados em relatório pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  De acordo com o levantamento, em 81% dos hospitais visitados pelo TCU, os administradores reconheceram que há menos profissionais do que seria necessário para atender todos os pacientes que procuram atendimento.


Torcedores denunciados por brigas em estádios continuam soltos

G1
Imagens gravadas por câmeras de segurança no Recife mostram brigas violentas entre torcidas organizadas. E levaram à prisão de dois homens, nessa sexta-feira.
É o capítulo mais recente de uma rotina de violência no futebol. Também no Recife, outra história deixou o Brasil perplexo.


Atraso em seis obras do PAC provoca perda de R$ 28 bilhões

Lu Aiko Otta, Estadão
A demora do governo em concluir no prazo obras de infraestrutura incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) causou um prejuízo de R$ 28 bilhões à sociedade, apenas num grupo de seis projetos analisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O valor é próximo ao que se estima gastar na realização da Copa.
O estudo procura medir os benefícios que deixaram de ser gerados para o País apenas pela demora. Leva em conta, por exemplo, o que poderia ter sido a produção agropecuária no Nordeste, caso a transposição do São Francisco tivesse ficado pronta no prazo fixado pelo governo. Ou as receitas de exportação de minérios e grãos que deixaram de ocorrer pelo atraso na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).


Lagarde quer mais cooperação entre bancos centrais

O Globo
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, fez um chamado ontem a uma cooperação mais estreita entre os bancos centrais de todo o mundo para enfrentar os desafios de sistemas financeiros cada vez mais complexos e interconectados.
Em um jantar na cidade portuguesa de Sintra, para dar início a uma conferência anual do Banco Central Europeu, Lagarde disse que os possíveis benefícios da cooperação podem ser enormes em momentos de tensão como os vivenciados durante a crise financeira. E destacou que isso deve continuar mesmo com o fim da crise..


Colômbia: Zuluaga e Santos se enfrentarão em segundo turno

O Globo
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o principal candidato de oposição, Oscar Iván Zuluaga, se enfrentarão em segundo turno nas eleições presidenciais colombianas, no dia 15 de junho. Com 99% das urnas apuradas, Zuluaga liderou a primeira etapa de votação, com 29,3% dos votos, contra 25,6% de Santos.
O índice de abstenção teria ficado em torno de 60%, em um dia considerado pelo governo como um dos mais seguros na história recente do país, em meio a uma trégua eleitoral declarada pelas Farc e pelo Exército de Libertação Nacional (ELN).


Partidos radicais avançam com força no Parlamento Europeu

El País
A Europa que emerge da crise que marcará o início deste século tirou neste domingo um velho diabo do armário com a ascensão imparável dos radicais em vários países, mas por fim deu a vitória, por uma margem muito apertada, ao democrata-cristão luxemburguês Jean-Claude Juncker, e sobretudo concedeu uma ampla maioria às forças pró-europeias.
Ganharam Juncker e sua mensagem de austeridade e reformas, a qual agora promete agregar um toque social. Após ter dominado com clareza as instituições na última década e meia, a Grande Recessão teve seu preço no Partido Popular Europeu, que perdeu dezenas de assentos, mas situa de novo os conservadores como primeira força do Parlamento europeu apesar dos efeitos devastadores da crise, que até agora havia varrido todo tipo de Governos, quase sem exceção.
A Eurocâmara não passou por essa centrífuga política, ainda que sim por outras perigosíssimas: com a Frente Nacional francesa como mascarão de proa, e com uma presença ampla de Norte a Sul (em Dinamarca e Finlândia, mas também em Grécia e Itália), e de Leste a Oeste (Hungria, Alemanha, Reino Unido), os populismos confirmaram nas urnas a fulgurante subida apontada nas pesquisas, e complicaram a governabilidade do projeto europeu.


Após massacre na Bélgica, judeus são atacados em Paris

O Globo
Dois judeus foram atacados em Paris perto de uma sinagoga apenas algumas horas após o presidente francês François Hollande se declarar preocupado com o assassinato de dois israelenses e uma francesa no Museu Judaico da Bélgica, em Bruxelas. Os dois países reforçaram a segurança de áreas próximas a instituições judaicas.
Os ataques em Paris ocorreram no bairro de Créteil. Dois homens vestindo trajes religiosos foram espancados após saírem de uma sinagoga. Um deles ficou gravemente ferido no olho após ser atacado com um soco inglês e deve ficar hospitalizado por dez dias.


Descobertas ‘células escudo’ que protegem os tumores

El País
A imunoterapia contra o câncer –ensinar ao sistema de defesa do organismo a atacar as células tumorais- é apresentada como a nova revolução na oncologia. Mas não é fácil.
A revista Nature Medicine publicou um artigo no qual o processo não é centrado diretamente em combater as células tumorais, mas outras que se proliferam ao seu redor e que, de alguma maneira, fazem as vezes de escudo.
O trabalho, que foi realizado por um cientista do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, consiste, basicamente, em identificar peptídeos (pequenas cadeias de aminoácidos, que são as ligações que formam as proteínas) que têm a capacidade de se unirem especificamente a essas células escudo, as células supressoras de origem mieloide (MDSC na sigla em inglês). Desta maneira, elas são marcadas e identificadas para um ataque dirigido que as elimine

0 comentários:

Postar um comentário