quinta-feira, maio 29, 2014

Brasil

Dilma diz que estagnação é normal no período eleitoral

Tatiana Farah, O Globo
A presidente Dilma Rousseff afirmou à comunidade judaica na noite desta quarta-feira que o clima pré-eleitoral reflete no baixo crescimento econômico do país. Dilma participou de um jantar com cerca de 80 empresários, intelectuais e lideranças ligadas à Confederação Israelita Brasileira (Conib) e tentou tranquilizar os empresários ao dizer que o país não sofrerá com o racionamento energético.
Nesse ponto do discurso, fez a única provocação com tom eleitoral do jantar oferecido pelo presidente da Conib, o médico Claudio Lottenberg, ao dizer que haverá racionamento de água, mas em São Paulo. O estado, governado pelo PSDB, vive uma crise de abastecimento de água.


Dirceu entra com pedido de habeas corpus

André de Souza, O Globo
A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, apresentou nesta quarta-feira um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para ter direito a trabalhar fora da cadeia.
Citando uma norma do regimento interno do tribunal, os advogados querem que o relator do mensalão e presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, seja impedido de relatar também esse recurso. Foi Barbosa quem negou o pedido de Dirceu para trabalhar fora da prisão e revogou o direito a trabalho externo de outros condenados no mensalão, todos eles cumprindo pena no regime semiaberto. Barbosa entende que eles precisam primeiro cumprir um sexto da pena.


Crise de representatividade no Brasil atinge sindicatos

Sérgio Roxo, O Globo
A crise de representatividade detectada na raiz de diversas manifestações ocorridas pelo país desde junho do ano passado parece estar atingindo agora os sindicatos.
Essa é pelo menos a opinião de alguns especialistas que estudam o setor e que enxergam nas paralisações lideradas, nos últimos dias, por dissidentes sindicais no Rio de Janeiro e em São Paulo um distanciamento da base em relação a suas lideranças sindicais. Elas estariam inclusive sendo colocadas em xeque em algumas categorias.
— É evidente que o contexto social (da proximidade da Copa do Mundo) é propício a manifestações — avalia Ricardo Antunes, professor de sociologia do Trabalho da Unicamp: — Mas há uma crise de representação na sociedade brasileira que atinge também o movimento sindical.


PAC do Saneamento: 54% das obras estão atrasadas ou paradas

Cibelle Brito, O Globo
Centenas de canteiros de obras foram espalhados pelo país para melhorar o saneamento básico brasileiro. Mas, dos 219 empreendimentos aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, 47 foram concluídos, 43 estão dentro do cronograma do governo, e outros 119 (54,3%) estão em situação inadequada — atrasadas, paralisadas, em fase de contratação ou até mesmo não iniciadas.
Os dados são do monitoramento “De Olho no PAC”, feito pelo Instituto Trata Brasil, que analisa somente as obras de saneamento realizadas em cidades com mais de 500 mil habitantes. Desde 2009 o instituto monitora as obras de esgotos pelo país e, neste último balanço, passou a verificar as obras de água.


Ministra critica aprovação de projeto de Aécio que muda Bolsa Família

Luiza Damé, O Globo
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, anunciou que o governo é contra o projeto do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que muda as regras do Bolsa Família, aprovado nesta terça-feira, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.
Segundo a ministra, a proposta não tem "pé nem cabeça", desfigura o programa e coloca em risco também o Pronatec (programa de formação profissional). A ministra lamentou que, em um ano eleitoral, sejam aprovadas medidas de forma atabalhoada, açodada e leviana.
— Preocupa-nos de fato que, no período eleitoral, medidas acabem sendo tomadas de forma açodada, atabalhoada e leviana e acabem prejudicando um programa tão bem sucedido. De fato nos preocupa que essas medidas sejam tomadas às vésperas das eleições. Aliás o Bolsa Família tem 11 anos. Onde estava o senador Aécio Neves nestes 11 anos que não tratou do Bolsa Família? Essa é a pergunta que não quer calar. Por que está tratando agora? — afirmou.


BC mantém Selic em 11% , mesmo com inflação ainda elevada

O Globo
Ainda que a inflação siga em níveis elevados, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter, "neste momento", a taxa básica de juros em 11 por cento ao ano, encerrando o ciclo de aperto monetário mas deixando a porta aberta para voltar a subir a Selic em pouco tempo.
Em comunicado, o Copom informou que "avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, manter a taxa Selic em 11 por cento ao ano, sem viés"


Cade multa seis cimenteiras em R$ 3,1 bi por formação de cartel

Cristiane Bonfanti, O Globo
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) confirmou a condenação de seis empresas por formação de cartel no setor de cimento e concreto.
Por unanimidade, o órgão antitruste determinou que Votorantim Cimentos, Holcim, Cimpor, InterCement (do grupo Camargo Corrêa), Itabira Agro Industrial (do grupo João Santos) e Companhia de Cimentos Itambé, além de seis pessoas físicas e três associações paguem um total de R$ 3,1 bilhões em multas.
O Cade determinou, ainda, a venda de fábricas, com o objetivo de diminuir a barreira à entrada de novos concorrentes. O Sindicato Nacional da Indústria de Cimento, a Associação Brasileira de Cimento Portland e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem também foram punidos.


Ministério Público pressiona empresas e comércio em São Paulo

Estadão
Representante do Ministério Público no seminário, a promotora Tatiana Barreto afirmou que o órgão está particularmente atento à questão da logística reversa e na atuação, ou não, dos setores responsáveis em promover o retorno de seus produtos pós-consumo.
O órgão fez, por exemplo, uma recomendação à Cetesb e aos municípios para que não se renove nem seja dada a licença de operação ou alvará aos comércios, empresas ou varejo que não tenham um esquema de logística reversa.


Câmara dos EUA aprova sanções contra Venezuela

O Globo
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei para impor sanções contra funcionários venezuelanos acusados de violar direitos humanos.
"O povo venezuelano nos pediu ajuda. Hoje respondemos esse chamado condenando as ações do regime de Nicolás Maduro e mostrando nosso apoio ao povo venezuelano, que busca liberdade, direitos humanos e justiça", disse a republicana Ileana Ros-Lehtinen, congressista da Flórida e autora do projeto.


Surto de ebola no oeste da África é sério e se espalha, alerta OMS

O Globo
A capital da Guiné, Conacri, registrou seus primeiros casos novos de ebola em mais de um mês, e outras áreas até então não afetadas também relataram infecções na semana passada, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A disseminação do surto de dois meses, que, segundo as autoridades da Guiné, estava controlado, cria o risco de complicar ainda mais o combate do vírus em uma região que já sofre com sistemas de saúde precários e fronteiras porosas.
“A situação é séria, não se pode dizer que está sob controle, já que os casos continuam e está se espalhando geograficamente”, disse o doutor Pierre Formenty, especialista da OMS que voltou recentemente da Guiné, em uma entrevista coletiva à imprensa em Genebra nesta quarta-feira.


Foto do dia: menino nada em rio poluído

Nas Filipinas, garoto nada em rio poluído para coletar material reciclável.
Foto: Romeo Ranoco / Reuters

0 comentários:

Postar um comentário