domingo, maio 04, 2014

Brasil


A que ponto chegamos, por Fernando Henrique Cardoso

Nenhum governo pode funcionar na normalidade quando atado a um sistema político que permitiu a criação de mais de 30 partidos
Eu, como boa parte dos leitores de jornal, nem aguento mais ler as notícias que entremeiam política com corrupção. É um sem-fim de escândalos. Algumas vezes, mesmo sem que haja indícios firmes, os nomes dos políticos aparecem enlameados. Pior, de tantos casos com provas veementes de envolvimento em “malfeitos”, basta citar alguém para que o leitor se convença de imediato de sua culpabilidade. A sociedade já não tem mais dúvidas: se há fumaça, há fogo.
Não escrevo isso para negar responsabilidade de alguém especificamente, nem muito menos para amenizar eventuais culpas dos que se envolveram em escândalos, nem tampouco para desacreditar de antemão as denúncias.
Os escândalos jorram em abundância, não dá para tapar o sol com a peneira. O da Petrobras é o mais simbólico, dado o apreço que todos temos pelo que a companhia fez para o Brasil. Escrevo porque os escândalos que vêm aparecendo numa onda crescente são sintomas de algo mais grave: é o próprio sistema político atual que está em causa, notadamente suas práticas eleitorais e partidárias.
Nenhum governo pode funcionar na normalidade quando atado a um sistema político que permitiu a criação de mais de 30 partidos, dos quais 20 e poucos com assento no Congresso.
A criação, pelo governo atual, de 39 ministérios para atender as demandas dos partidos é prova disso e, ao mesmo tempo, é garantia de insucesso administrativo e da conivência com práticas de corrupção, apesar da resistência a essas práticas por alguns membros do governo.
Não quero atirar a primeira pedra, mesmo porque muitas já foram lançadas. Não é de hoje que as coisas funcionam dessa maneira. Mas a contaminação da vida político-administrativa foi se agravando até chegarmos ao ponto a que chegamos.

Fernando Henrique Cardoso é ex-presidente da República.


Critérios e tendências, por Merval Pereira

Merval Pereira, O Globo
Essa não é uma boa perspectiva para quem se coloca como a melhor opção para presidir o país. Quando Lula começou a aparecer como o franco favorito nas pesquisas em 2002, os especuladores financeiros reagiram ao perigo potencial que ele representava, levando o dólar até a R$ 4,00 e elevando o risco Brasil.
Agora, a cena se repete invertida, mas pelas mesmas razões: o mercado financeiro oscila para cima com a possibilidade de derrota de Dilma, o que significa que a direção econômica do país mudará de rumo.
A convenção do PT, que reafirmou a candidatura de Dilma, tentando soterrar a campanha pela volta de Lula, teve um tom agressivo que denota todo o ressentimento pela crescente rejeição ao governo petista refletida nas pesquisas eleitorais e nas vaias que seus principais líderes estão recebendo pelo país.
Ontem mesmo foi a vez de a presidente ser vaiada mais uma vez, agora em uma tradicional exposição de gado zebu em Uberaba, em Minas, a terra de Aécio Neves que Dilma também reivindica para si, pois nasceu no estado. Mas, assim como historicamente não está ligada ao PT, e sim ao PDT, o Rio Grande do Sul tem mais a ver com sua vida política.
A radicalização da campanha petista, com críticas à elite e à grande imprensa, mais uma vez acusada por Lula como a grande opositora, pode levar, no entanto, a resultado contrário ao desejado pelos apoiadores de Dilma. As pesquisas indicam que ela está caindo pelas tabelas em direção à votação tradicional do PT, que gira em torno de 30% do eleitorado.


Rui Falcão diz que campanha por Dilma será prioridade nº 1 de Lula

Germano Oliveira, O Globo
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse neste sábado, ao final do 14º Encontro Nacional da legenda, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá o cargo que quiser na coordenação da campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas fez questão de frisar que isso não significa uma forma de impedir que ele alimente o "volta Lula" dentro do partido. Para ele, esse assunto está encerrado no partido e a candidatura de Dima "é irreversível".
— Lula é o grande comandante do partido e da campanha da reeleição. A sua importância transcende uma posição formal. Não acredito que ele vá ficar no dia a dia da campanha de Dilma, mas ele mesmo já disse que a presidente não vai a Estados em que houver mais de um palanque da base aliada, enquanto que ele pode ir aos lugares aos quais for necessária sua presença. Lula vai dar o tom da orientação da campanha — disse Falcão, adiantando que o ex-presidente passará a ter a reeleição de Dilma como "prioridade número um" tão logo volte da viagem à África que vai desta segunda-feira até o próximo dia 9.


MP apresentará mais 4 denúncias contra acusados da Operação Lava-Jato

Jailton de Carvalho, O Globo
As investigações da Operação Lava-Jato já resultaram na abertura de oito processos contra 42 pessoas, abalaram o mandato do deputado André Vargas (sem partido-PR) e podem ainda trazer complicações para várias pessoas e empresas que fizeram negócios com o doleiro Alberto Youssef e com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Na próxima semana, a força-tarefa do Ministério Público encarregada do caso deve apresentar mais quatro denúncias.
Dois novos inquéritos já foram abertos pela PF depois da análise do primeiro lote de documentos apreendidos, e outros podem ser instaurados a partir da conclusão de novos laudos sobre o farto material recolhido no primeiro dia da operação. Investigadores estão de olho sobretudo na análise das mensagens trocadas a partir dos 34 celulares apreendidos com Youssef.
A PF e o Ministério Público Federal devem pedir ainda a quebra do sigilo de, pelo menos, mais 60 contas bancárias.


Paes diz que Guarda Municipal não fará papel da PM durante a Copa

Natália Castro, O Globo
O prefeito Eduardo Paes negou, neste sábado, que a Guarda Municipal irá trabalhar no policiamento ostensivo no Centro da cidade junto à Polícia Militar durante a Copa do Mundo. O trabalho em parceria havia sido anunciado pelo governador Luiz Fernando Pezão.
O prefeito disse, durante entrega das obras do programa Bairro Maravilha, na Comunidade Mucuripe, em Senador Camará, Zona Oeste, que desconhecia esta ideia e ficou sabendo sobre a medida neste sábado pela imprensa.
— Estou sempre disposto a colaborar com o governo do estado na Segurança Pública. Mas, trabalho de polícia é de polícia e de guarda é de guarda. A Guarda Municipal tem as suas limitações e não substitui a polícia de forma alguma. Preciso ainda entender essa proposta do governador — disse Paes.


Rio de Paz faz ato contra gastos públicos com a Copa do Mundo

Gabriel Menezes, O Globo
A ONG Rio de Paz fez uma manifestação, na manhã deste sábado, no Leme,a Zona Sul do Rio, contra os altos gastos de dinheiro público com a Copa do Mundo. Os ativistas colocaram 12 bolas de futebol, pintadas com cruzes vermelhas, sobre as estátuas de ursos da United Buddy Bears espalhadas pela orla, na exposição que marca o ano da Alemanha no Brasil.
O diretor do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, disse que a ideia surgiu porque os ursos estão com as mãos para o alto, como reféns de um assalto.
— A manifestação de hoje (sábado) teve como objetivo protestar contra superfaturamento nas obras da Copa. Queremos auditoria em todas — disse o diretor.


Dom Tomás Balduino morre após série de internações em Goiânia

Paula Resende, G1
O bispo emérito da cidade de Goiás e fundador da Comissão Pastoral da Terra, dom Tomás Balduino, de 91 anos, morreu às 23h30 de sexta-feira (2) no Hospital Neurológico, em Goiânia. Internado na unidade de saúde desde o dia 25, ele não resistiu a uma trombo embolia pulmonar.
O corpo do bispo está sendo velado na Igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, na capital do estado de Goiás. O velório acontece no local até as 10 horas de domingo (4), quando ocorrerá uma missa. Em seguida, o corpo segue para a catedral da cidade de Goiás, onde será velado e sepultado. O enterro está previsto para acontecer às 9 horas de segunda-feira (5).
No velório, uma das irmãs do bispo, Anunciata Balduino, lamentou a morte e disse que o irmão era muito querido por todos. "Ele era muito bom, muito amigo, muito brincalhão. É disso que a gente vai sentir saudade", afirmou.
Neste sábado (3), a presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento do bispo. "Foi com tristeza que soube da morte de dom Tomás Balduíno, incansável lutador das causas populares. Bispo emérito da cidade de Goiás, dom Tomás era um persistente", destacou.


O mercado vende Dilma e compra Petrobras, diz especialista

Felipe Vanini  e Frederico Rosas, El País
Foi dada a largada para o segundo turno das eleições brasileiras. De um lado, a ainda favorita Dilma Rousseff. De outro, a união de seus dois opositores, Eduardo Campos e Aécio Neves, que não escondem publicamente a sintonia em torno do mesmo objetivo: arrastar a disputa para a segunda rodada, quando um ou outro estarão em condições isonômicas à da atual presidenta. Neste momento, há uma torcida para que Neves cumpra essa missão.
Uma pesquisa divulgada neste sábado, elaborada pelo instituto Sensus, em parceria com a revista Istoé, mostra que o candidato mineiro tem 23,7% das preferências, enquanto a mandatária está com 35%. Campos, por sua vez, tem 11%. Na última terça-feira, o instituto MDA também apontou um resultado favorável para Neves, que teria 21,6% das preferências, contra 37% de Rousseff.
Na última sexta-feira, o candidato do PSDB fez declarações favoráveis a Campos, dizendo inclusive que gostaria que estivessem juntos em 2015. “Eu não consigo vê-lo como adversário”, disse Neves, durante um fórum empresarial em que ambos estavam presentes.
Esse pacto silencioso pode mudar, à medida que a campanha eleitoral avança. Mas, a expectativa de mudança de poder contagia o mercado financeiro.


Cenário econômico para a América Latina é de incertezas à frente

Denise Chrispim Marin e Márcia De Chiara, O Estado de S. Paulo
Se a primeira década do século favoreceu o crescimento econômico e promoveu as lideranças políticas da América Latina, o cenário de curto prazo para a região não será dos mais fáceis. A queda dos preços internacionais das commodities e a mudança da política monetária americana empurram países latino-americanos a uma encruzilhada.
Mesmo com a atividade mais acelerada no México e nos Andes, a América Latina já não vive mais um "superciclo" favorável. Nenhum de seus países vai dispor da mesma margem de manobra macroeconômica que teve para enfrentar a crise financeira de 2008.
Nos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a atividade da região deve crescer apenas 2,5% neste ano, principalmente por causa da desaceleração no Cone Sul. Se confirmado, esse será o pior desempenho econômico da região nos últimos 11 anos.


Crise cambial na Venezuela prejudica empresas brasileiras

Janaína Figueiredo e Bruno Villas Bôas, O Globo
A dívida do governo venezuelano com companhias aéreas que operam no país - estimada em US$ 3,9 bilhões – é apenas uma pequena parcela de um débito muito maior, de cerca de US$ 50 bilhões com fornecedores. Além de companhias aéreas, como TAM e Gol, a crise da Venezuela já afeta empresas brasileiras de outros segmentos.
A fabricante de móveis Saccaro congelou suas exportações para o país neste ano. Sediada em Caxias do Sul, a empresa recebeu há 40 dias um comunicado da franquia em Caracas suspendendo pedidos pelos 90 dias seguintes. Os motivos eram a cotação da moeda e a dificuldade de conseguir dólares e euros para realizar pagamentos.


A operação para sugar água ainda 'intocável'

Fabio Leite, O Estado de S. Paulo
É preciso sair da rodovia e dirigir por 2,3 quilômetros em uma estradinha de terra batida, no limite entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, para encontrar os litros de água que restam nas represas Jaguari-Jacareí.
É no local, que virou um enorme vale por causa da pior estiagem dos últimos 84 anos, que cerca de 25 operários trabalham a toque de caixa para finalizar as obras de captação de uma reserva profunda até agora intocável, o chamado “volume morto” do Sistema Cantareira.
Inédita e polêmica, a retirada da água represada abaixo do nível mínimo de captação começa no próximo dia 15 de maio nos reservatórios que representam 80% da capacidade total do manancial, mas que estão com menos de 3% do volume armazenado.
A escassez hídrica impressiona quem passa pelos 13 quilômetros da Rodovia José Augusto Freire (SP-36) entre as duas cidades do interior. Onde antes era possível encontrar jovens saltando da ponte sobre a água, agora moradores estacionam no acostamento para fotografar a mata que restou no solo.


Observadores europeus retidos por rebeldes na Ucrânia são libertados

O Globo
A liberação de sete militares europeus sequestrados durante uma missão de observação no Leste da Ucrânia não diminuiu as tensões no país, que ficou ainda mais próximo de uma guerra civil após o reforço das operações militares de Kiev para retomar as cerca de 12 cidades controladas pelos separatistas. Em Kramatorsk, cerca de dez pessoas morreram em trocas de tiros entre tropas do governo e separatistas.
Mas boa parte da escalada do conflito também vem da revolta com a morte de cerca de 30 separatistas na cidade de Odessa, na sexta-feira, que acabou estimulando depredações no Leste do país. Em Donetsk, uma multidão enfurecida tomou o quartel-general das forças de segurança e invadiu a empresa do governador da província, Serhiy Taruta.
Eles pediam vingança pelas mortes em Odessa, aparentemente provocadas por manifestantes anti-Rússia que incendiaram um prédio onde separatistas estavam refugiados. Ontem foi dia de luto na cidade, com cerca de duas mil pessoas gritando “Odessa é uma cidade da Rússia" do lado de fora do prédio queimado.


EUA confirmam 1º caso de contaminação por MERS

Agência Estado
Autoridades de saúde confirmaram neste sábado o primeiro caso de contaminação de um norte-americano pelo misterioso vírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês). O homem adoeceu depois de voar na semana passada da Arábia Saudita para os Estados Unidos.
Ele está internado em bom estado no noroeste de Indiana, informaram autoridades do Centro para Prevenção e Controle de Doenças. O vírus não é altamente contagioso e o caso "representa um risco muito baixo ao público geral", explicou a médica Anne Schuchat a repórteres.
A agência federal planeja rastrear os passageiros com os quais ele pode ter tido contato próximo durante as viagens. Não está claro quantos foram expostos ao MERS. Até agora não se sabe como o homem foi infectado, de acordo com Schuch.


Rabino e professor muçulmano acompanharão o Papa na Terra Santa

O Globo
Um rabino e um professor muçulmano, ambos argentinos, acompanharão o papa em sua viagem a Amã, Belém e Jerusalém, de 24 a 26 de maio, anunciou o Vaticano neste sábado (3).
O rabino de Buenos Aires, Abraham Skorka, velho amigo do papa Jorge Mario Bergoglio, e Omar Abbud, presidente do Instituto do Diálogo Inter-Religioso da capital argentina, acompanharão o pontífice em sua primeira viagem à Terra Santa.
Será a primeira vez na história das viagens papais que a delegação incluirá dignitários e outras religiões, e espera-se que a mesma gere reações de interesse nos mundos muçulmano e judeu.

0 comentários:

Postar um comentário