terça-feira, maio 06, 2014

Brasil

Adeus, PT, por Marco Antonio Villa

Marco Antonio Villa, O Globo
Tudo tem um começo e um fim, como poderia dizer o Marquês de Maricá. E o fim está próximo.
A cinco meses da eleição presidencial é evidente o sentimento de enfado, cansaço, de esgotamento com a forma de governar do Partido dos Trabalhadores. É como se um ciclo estivesse se completando. E terminando melancolicamente.
A construção do amplo arco de alianças que sustenta politicamente o governo Dilma foi, quase todo ele, organizado por Lula no início de 2006, quando conseguiu sobreviver à crise do mensalão e à CPMI dos Correios.
Naquele momento buscou apoio do PMDB — tendo em José Sarney o principal aliado — e de partidos mais à direita. Estabeleceu um condomínio no poder tendo a chave do cofre. E foi pródigo na distribuição de prebendas. Fez do Tesouro uma espécie de caixa 1 do PT. Tudo foi feito — e tudo mesmo — para garantir a sua reeleição.


Parodiando um antigo ministro da ditadura, jogou às favas todo e qualquer escrúpulo. No jogo do vale-tudo não teve nenhuma condescendência com o interesse público.
A petização do Estado teve início no primeiro mandato, mas foi a partir de 2007 que se transformou no objetivo central do partido. Ter uma estrutura permanente de milhares de funcionários petistas foi uma jogada de mestre.
Para isso foram necessários os concursos — que garantem a estabilidade no emprego — e a ampliação do aparelho estatal. Em todos os ministérios, sem exceção, aumentou o número de funcionários. E os admitidos — quase todos eles — eram identificados com o petismo.
Desta forma — e é uma originalidade do petismo —, a tomada do poder (o assalto ao céu, como diria Karl Marx) prescindiu de um processo revolucionário, que seria fadado ao fracasso, como aquele do final da década de 60, início da década de 70 do século XX. E, mais importante, descolou do processo eleitoral, da vontade popular.



Marco Antonio Villa é historiador.


Dilma entrega vice-presidência da Caixa ao tesoureiro do PTB

Murilo Rodrigues Alves, Estadão 
Para conseguir apoio do PTB à candidatura à reeleição, a presidente Dilma Rousseff loteou uma das vice-presidências da Caixa ao partido, que já ocupava uma vaga na cúpula do Banco do Brasil desde junho passado.
A nomeação como vice-presidente corporativo de Luiz Rondon Teixeira de Magalhães Filho, primeiro tesoureiro do PTB, foi publicada na edição desta segunda-feira, 5, do Diário Oficial da União. O partido que já foi presidido pelo delator do mensalão, o deputado cassado Roberto Jefferson, não ocupa ministérios na Esplanada, mas já havia sido contemplado em junho com o cargo de vice-presidente de Governo do Banco do Brasil.


Dilma reúne ministros para mostrar 'bem-estar' do brasileiro

Juliana Braga, G1
A presidente Dilma Rousseff reuniu por pouco mais de duas horas nesta segunda-feira (5) no Palácio do Planalto 21 dos 39 ministros do governo para apresentar números sobre o "bem-estar" do brasileiro, segundo o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Néri, responsável pela apresentação.
Néri mostrou dados compilados sobre renda e desigualdade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da própria SAE que mostram crescimento da renda e da satisfação dos brasileiros, além da queda na desigualdade.


Filha de Dirceu nega privilégios e diz que cela do pai tem goteira

G1
Uma das filhas do ex-ministro José Dirceu publicou um relato nesta segunda-feira (5) sobre as condições da cela de Dirceu, que cumpre pena na penitenciária da Papuda, nos arredores de Brasília, pela condenação no processo do mensalão do PT. Segundo ela, o pai está em uma cela com goteiras e não tem regalias.
Joana Saragoça publicou um relato no site "Diário do Centro do Mundo", reproduzido no Blog do Dirceu. Ela rebateu declarações dadas na semana passada por parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que visitaram Dirceu. A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado, em uma cela com televisão e micro-ondas.


Reservatório do Cantareira em SP chega a 10% de seu nível

Catarina Alencastro, O Globo
O reservatório do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, chegou novamente nesta segunda-feira a seu menor patamar histórico, caindo a apenas 10% de sua capacidade. Há nove dias não chove na região, e não há previsão de chuvas para os próximos dias. Ao falar sobre a questão, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a situação é sensível, mas comparou o caso de São Paulo ao do Nordeste.
— É uma situação sensível, sim, que chama atenção porque está muito abaixo das mínimas históricas. Estamos muito abaixo do mínimo histórico. Nós do governo federal temos nos colocado sempre como parceiros do governo do estado de São Paulo, que é o responsável pela administração do sistema Cantareira e por toda a segurança hídrica — disse.


Acusado de assassinar torcedor no Recife é transferido para presídio

Angela Lacerda, Estadão
Éverton Felipe Santiago Santana, de 23 anos, foi transferido na noite desta segunda-feira, 5, para o presídio Cotel. Ele confessou ter atirado o vaso sanitário que atingiu e matou o torcedor do Sport Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26, na última sexta-feira, após o jogo Santa Cruz x Paraná, pela Série B.
A informação policial, no início da noite, era a de que ele pernoitaria na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e seria levado ao Cotel nesta terça-feira. O advogado de Éverton, Adélson José da Silva, afirmou, por telefone, ter sido informado da antecipação da transferência pela delegada titular do DHPP, Gleide Ângelo.


IBGE desiste de interromper a realização da Pnad Contínua

Cássia Almeida, O Globo
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que acompanha o mercado de trabalho brasileiro, vai continuar a ser divulgada pelo IBGE. O instituto anunciou nesta segunda-feira sua decisão de voltar atrás na suspensão da pesquisa até o ano que vem. Em 3 de junho, a taxa de desemprego nacional do primeiro trimestre deste ano vai ser divulgada normalmente.
É o desfecho de uma crise institucional vivida pelo IBGE desde 10 de abril, quando foi anunciada a interrupção da nova pesquisa de desemprego, mais abrangente ao cnesta segunda-feiraplar todo o território brasileiro em contraponto à Pesquisa Mensal de Emprego, usada até então para acompanhar o comportamento do mercado de trabalho, restrita a seis regiões. 


Maioria não sabe quanto paga de juros no cheque especial

O Globo
A maior parte dos brasileiros pendurados no cheque especial (69%) não faz ideia de quanto paga de juros, segundo uma pesquisa feita pelo instituto de pesquisas Ilumeo, em parceria com a Ricam Consultoria.
O agravante é que as taxas mensais nessa modalidade são muito altas, variando de 5,18% a 10,71% ao mês, nas seis maiores redes bancárias do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e Santander.
Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, o desconhecimento é o principal motivo que leva ao endividamento no cheque especial.
— É um buraco sem fundo. Os juros são altos demais. A cada sete meses, o valor da dívida dobra — ressaltou. 


Uruguai poderá produzir até 5 toneladas de maconha para mercado legal

Leandra Felipe, Agência Brasil
A Junta Nacional de Drogas do Uruguai informou hoje (5) que o país deverá abrir, entre 15 e 20 dias, um processo público para escolher interessados na produção industrial de maconha, conforme o decreto que regulamenta a compra, a venda e o cultivo da planta.
O secretário geral do órgão, Julio Calzada, disse hoje que o governo espera que o país produza entre 4 e 5 toneladas de maconha no primeiro ano de regulamentação. Entretanto, para abastecer o mercado uruguaio, seriam necessárias 22 toneladas por ano.


EUA dão missão diplomática e aumentam ajuda para oposição síria

O Globo
Enquanto no campo de batalha o regime de Bashar al-Assad recupera terreno, o governo americano concedeu nessa segunda-feira status de missão diplomática ao escritório da Coalizão Nacional Síria, maior representante da oposição ao regime.
O objetivo da medida é “fortalecer a oposição moderada”, segundo a Casa Branca, às vésperas da eleição presidencial de junho, quando Assad, no cargo desde a morte do pai, em 2000, busca mais uma reeleição. 
O anúncio da medida ocorreu durante a visita do líder da coalizão, Ahmad Jarba, a Washington. 

0 comentários:

Postar um comentário