quinta-feira, maio 08, 2014

Brasil

Miséria da diplomacia, por Demétrio Magnoli

Demétrio Magnoli, O Globo
‘Respeito instruções, respeito leis, mas não respeito caprichos nem ordens manifestadamente ilegais.” A declaração, concedida ao jornal “A Tribuna”, de Vitória (4/5), deveria constar no alto de um manual de conduta dos funcionários públicos. É do diplomata Eduardo Saboia e tem endereço certo.
Saboia chefiava a embaixada brasileira em La Paz até a sexta-feira, 23 de agosto de 2013, quando decidiu que um limite ético fora ultrapassado e orquestrou a fuga do ex-senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil. Hoje, o diplomata sofre a covarde punição tácita do ostracismo: a comissão de sindicância aberta no Itamaraty, com prazo previsto de 30 dias, segue sem uma resolução depois de oito meses.
O cineasta Dado Galvão prepara um importante documentário sobre a saga de Molina e Saboia. Será uma história incompleta, pois uma longa série de detalhes sórdidos permanece soterrada pela lápide do sigilo que recobre tanto as comunicações entre a embaixada e Brasília quanto os autos do processo administrativo contra Saboia. Mas o que agora se sabe já é de enrubescer cafetões.
Depois de receber asilo diplomático do governo brasileiro, Molina permaneceu confinado na embaixada em La Paz durante 15 meses. Enquanto o governo boliviano negava a concessão de salvo-conduto para que deixasse o país, ele não teve direito a banho de sol ou a visitas íntimas.
A infâmia atingiu um ápice em março de 2013, quando emissários de Brasília reuniram-se, em Cochabamba, com representantes do governo boliviano para articular a entrega do asilado aos cuidados da Venezuela.
A “solução final” só não se concretizou devido à crise desencadeada nas semanas finais da agonia de Hugo Chávez. No lugar dela, adotou-se a política da protelação infinita, que buscava quebrar a resistência de Molina, compelindo-o a render-se às autoridades bolivianas.

Demétrio Magnoli é sociólogo.

Renan determina criação de CPIs mistas do Metrô de SP e da Petrobras

Maria Lima e Júnia Gama, O Globo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) determinou a instalação de duas CPIs mistas, em sessão do Congresso na noite desta quarta-feira: uma para investigar a compra de trens para o Metrô de São Paulo e outra sobre a Petrobras. Renan abriu o prazo de cinco sessões para os líderes dos partidos indicarem os integrantes das comissões e, se não indicarem, ele mesmo o fará em até três sessões.
Para a CPI mista do Metrô de SP, uma manobra feita por petistas em resposta à tentativa da oposição de esvaziar a CPI da Petrobras no Senado ao não indicar integrantes, foram obtidas 190 assinaturas de deputados e 32 de senadores confirmadas, número suficiente para que fosse lida no plenário. A CPI do Metrô é uma tentativa do PT de atingir a gestão do PSDB e, por tabela, o presidenciável tucano Aécio Neves. 

Dilma diz ser o foco da CPI da Petrobrás, mas não teme investigação

Tânia Monteiro, Estadão
A presidente Dilma Rousseff disse em jantar com jornalistas no Palácio da Alvorada, na terça-feira, 6, que não teme a instalação da CPI para investigar suspeitas de irregularidades envolvendo a Petrobrás. Mas afirmou que o objetivo da oposição ao insistir na apuração no Congresso é atingi-la. "O interesse todo nesta história sou eu (....) Eu representava o poder controlador", disse.
Dilma reiterou que considera que a inflação está sob controle, mas reconheceu que "não está tudo bem" em relação aos preços. Ela também negou que ocorrerá um "tarifaço" em 2015.

Deputado contratou empresa envolvida em operação suspeita de doleiro

Fábio Fabrini e Bernardo Caram, Estadão
O deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) deu verba da Câmara para uma empresa que seria seu elo financeiro com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
A União Brasil Transportes e Serviços, com sede em Alagoinhas (BA), base eleitoral do congressista, recebeu ao menos R$ 30 mil da chamada cota para exercício da atividade parlamentar por supostos serviços prestados ao gabinete de deputado. Três ex-assessores dele constam como sócios da empresa.

Polícia procura cinco suspeitos de linchamento no Guarujá

O Globo
A Polícia Civil de Guarujá, no litoral de São Paulo, procura por pelo menos cinco pessoas que podem ter participado do linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, no último sábado. Ela acabou morrendo em decorrência dos ferimentos. Os suspeitos, que ainda não foram identificados, aparecem em vídeos feitos por testemunhas do crime.
Por enquanto, apenas uma pessoa foi detida. O eletricista Valmir Dias Barbosa, de 47 anos, confessou ter batido em Fabiane quando ela já estava deitada no chão. Barbosa afirmou que achou que a dona de casa era uma sequestradora de crianças, personagem que foi criado por um boato espalhado pela internet. 

RJ: professores das redes estadual e municipal entram em greve

O Globo
Professores e profissionais de educação da rede pública do estado e do município do Rio decidiram iniciar uma nova greve, após a realização de uma assembleia na noite desta quarta-feira, no Clube Municipal, na Tijuca, convocada pelo Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).
De acordo com a categoria, a greve terá início na próxima segunda-feira e seguirá por tempo indeterminado.Os grevistas acusam a prefeitura e o governo do estado de não terem cumprido os acordos firmados no fim da greve de 2013, depois de uma paralisação de quase 100 dias. 

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013

BBC Brasil
O Brasil registrou uma queda de 43% na proporção de mortes de mulheres vítimas de complicações durante a gravidez ou o parto entre 1990 e 2013, em linha com a redução da mortalidade materna no mundo.
Os dados constam de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta terça-feira. No período, a taxa de mortalidade caiu de 120 mães por 100 mil nascidos vivos, em 1990, para 69 mães por 100 mil nascidos vivos em 2013 ─ os últimos dados disponíveis.
Uma tendência similar foi observada no mundo. Nas últimas duas décadas, a proporção de mortes de mulheres por complicações durante a gravidez ou o parto teve queda de 45%, passando de 380 mães por 100 mil nascidos vivos para 210 mães por 100 mil nascidos vivos.

Em crise, montadoras ganham força no PIB e atenção do governo

Nice de Paula, O Globo
A fabricação de automóveis e a extração de petróleo – produtos que mais ganharam importância na indústria brasileira com a mudança na pesquisa do IBGE – não estão enfrentando os seus melhores momentos. As montadoras tiveram o peso de sua atividade elevado de 7% para 10,1%, mas amargam queda na produção de 2,9% em março na comparação com fevereiro, 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado e 6,3% no acumulado dos primeiros três meses de 2014.
– A elevação do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e a demora no acordo do Finame e BNDES explicam muito do desempenho da atividade nesses três meses – diz André Macedo, gerente de pesquisa de Indústria do IBGE. 

Saques da poupança superam depósitos em abril pela 1ª vez desde 2011

Gabriela Valente, O Globo
Com contas cada vez maiores para pagar, por causa da inflação, o brasileiro sacou mais dinheiro do que aplicou na caderneta de poupança em abril. Segundo o Banco Central, foi retirado R$ 1,3 bilhão a mais do que os depósitos feitos na aplicação mais popular do país.
Trata-se do primeiro resultado negativo em 26 meses e do primeiro abril com resultado negativo desde 2011. Segundo especialistas, a inflação corrói a renda do trabalhador e diminui o dinheiro que sobra para a poupança. 

Kerry dá apoio à mediação da Unasul em crise na Venezuela

Flávia Barbosa, O Globo
O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou ontem que os EUA apoiam as gestões da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para reabrir os canais de diálogo entre governo e oposição na Venezuela e tentar acabar com a grave crise instalada no país.
Chanceleres e enviados especiais de alto nível da região têm mantido encontros desde meados de abril em Caracas com as duas partes conflagradas, para facilitar negociações e pôr fim à onda de violência nas ruas venezuelanas. 
Kerry, porém, sugeriu que os EUA não veem as conversas mediadas pela Unasul como ponto final da ação da comunidade internacional. O país tem trabalhado na Organização dos Estados Americanos (OEA) para ampliar o debate e dar voz à oposição no ambiente multilateral, de onde poderiam partir sanções se não houver correção de curso pelo presidente Nicolás Maduro. 

Vietnã acusa China de atingir navios em área disputada

O Globo
O Vietnã afirmou nesta quarta-feira que dois navios do país foram atingidos por um barco chinês em uma área do Mar da China revindicada por Pequim e onde os chineses instalaram uma plataforma de petróleo. O anúncio ocorre no mesmo dia em que as Filipinas prenderam um navio do gigante asiático em áreas revindicadas por seis países do continente.
Hanói afirmou que seis pessoas ficaram feridas na colisão, que ocorreu no domingo, causando um dano considerável aos barcos da guarda costeira vietnamitas. 

0 comentários:

Postar um comentário