quarta-feira, maio 07, 2014

PMDB indica Vital do Rêgo para presidir CPI do Senado sobre Petrobras

O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), indicou Vital do Rêgo (PMDB-PB) para comandar a CPI da Petrobras a ser instalada no Senado. Ele também informou à imprensa na tarde desta terça-feira (6) que o Bloco da Maioria vai contar com os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), João Alberto (PMDB-MA) e Valdir Raupp (PMDB-RO).
— O presidente do Senado pediu aos lideres para que indicasse seus nomes. Cabe ao PMDB a primeira escolha, que poderia ser pela relatoria ou presidência. Optei por escolher a presidência. Vital participou de uma CPI no ano passado e já aceitou — disse Eunício, referindo-se à comissão de inquérito que investigou as relações do bicheiro Carlos Cachoeiras com políticos e empresários.
Se instalada apenas no Senado, a CPI terá a participação de 13 senadores. Mas ainda há um impasse sobre a possibilidade de criação de uma comissão mista, com a participação de deputados, conforme reivindica parlamentares oposicionistas.
Ao ser indagado sobre a posição do PMDB a esse respeito, Eunício disse que o partido não tem preferência:
— O que existe de fato é uma determinação judicial da ministra Rosa Weber [do Supremo Tribunal Federal] para se instalar uma CPI no Senado. A CPMI será assunto tratado na próxima reunião do Congresso Nacional, marcada para amanhã à noite. Por enquanto não há decisão em relação a isso — afirmou o líder.
Pimentel relator
Já a relatoria da CPI, que caberá ao PT, por ser o partido com a segunda maior bancada do Senado (13 parlamentares), deve ficar a cargo do senador José Pimentel.

0 comentários:

Postar um comentário