sábado, junho 14, 2014

Brasil

POLÍTICA

Xingamentos não vão me intimidar, diz Dilma

Cristina Alencastro, O Globo
A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu discurso de lançamento do corredor expresso de ônibus em Brasília para dizer que não se abaterá com as vaias e xingamentos que sofreu ontem durante a abertura da Copa do Mundo. Ela disse que as agressões não são partilhadas pela maioria do povo brasileiro, que é educado, e que as palavras proferidas por parte dos torcedores não deveriam sequer ser ouvidas pelas crianças.
Dilma afirmou que o Brasil superou todos os desafios para realizar o mundial e não vai ser isso que a vai atemorizar. Ela lembrou que na época da ditadura foi torturada e suportou agressões físicas insuportáveis e que portanto não vai se intimidar com os xingamentos. Ontem, ao ter sua imagem exibida no telão da Arena Corinthians, na abertura da Copa, boa parte do estádio começou a dizer: "Ô Dilma, vai tomar no c..."



                                                        Foto: Jorge William/Agência O Globo


POLÍTICA

Aécio aposta em dissidências da base aliada de Dilma

 Juliana Castro, O Globo
Às vésperas da convenção nacional do PSDB que confirmará o senador Aécio Neves como candidato à presidência, o tucano, viveu clima de campanha em sua visita, na manhã desta sexta-feira, à cidade São João Del Rei, a 184 km de Belo Horizonte.
Em entrevista, ele disse que sua caminhada rumo ao Planalto se fortalecerá com as dissidências nos estados de partidos aliados à presidente Dilma Rousseff em nível nacional.
— No âmbito regional, a maioria dessas forças (PP, PMDB e PSD) estão se somando ao nosso lado. Elas querem mudanças. A presidente da República, com um esforço enorme com a oferta de cargos públicos a rodo hoje no Brasil, consegue ficar com mais tempo de TV, mas não ficará com o trabalho e com a crença desses partidos no seu projeto. Portanto, podem esperar que vamos ter dissidências cada vez mais amplas. Essas dissidências fortalecem a oposição porque elas representam o sentimento do Brasil, de uma mudança profunda — afirmou Aécio.



Em São João del Rey, Aécio ao lado de Maristela, filha de Juscelino Kubitschek - Foto:Juliana Castro/O Globo


POLÍTICA

Lindbergh faz campanha ao lado de ex-assessor de Dirceu

Cássio Bruno, O Globo 
 Pré-candidato ao governo do Rio pelo PT, o senador Lindbergh Farias anunciou nesta sexta-feira, em Niterói, o apoio do prefeito da cidade e petista Rodrigo Neves para as eleições de outubro. Neves, no entanto, não participou do encontro realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que contou com a participação de secretários municipais da gestão do prefeito e de parlamentares.
Apesar de ser filiado ao PT, Rodrigo Neves era um dos principais apoiadores da pré-candidatura à reeleição do governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB. Ele organizou até um ato “pró-Pezão” na cidade.
Porém, os peemedebistas anunciaram o nome do deputado estadual Felipe Peixoto, do PDT, adversário político do prefeito em Niterói, como vice na chapa de Pezão. A decisão irritou Rodrigo Neves.



 
               Marcelo Sereno discursa ao lado de Lindbergh Faria - Foto: Cássio Bruno


ESPORTE

Fred: 'Foi penalti, claro. Não sou jogador de ficar caindo'

O Globo 
 Depois de ler e ouvir toda a repercussão negativa do pênalti marcado sobre Fred, no lance do segundo gol brasileiro sobre a Croácia, a CBF decidiu contra-atacar nesta sexta-feira. Indignada especialmente com as reclamações ostensivas dos croatas, até com insinuações de favorecimento ao país anfitrião da Copa do Mundo, a entidade publicou à tarde em seu site uma entrevista em vídeo do camisa 9, que garante ter sido desequilibrado pelo zagueiro Lovren.
Foi pênalti, claro, não existe mais pênalti nem menos pênalti. A Fifa mandou a comissão de arbitragem aqui para orientar todos os jogadores, fez isso com todas as seleções, para não ter agarra-agarra na área, porque os árbitros iam dar pênalti. Naquele lance, eu dominei a bola com a direita já para girar para a esquerda e sofri uma carga no ombro, perdi o alcance da bola. Aquilo me desequilibrou e eu caí - contou Fred.





 Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo


ESPORTE

Humilde, Robben diz: 'Estamos apenas na primeira fase'

 O Globo
 Dois golaços e uma grande atuação. Essa foi a estreia de Arjen Robben nesta Copa do Mundo na vitória por 5 a 1 sobre a atual campeã Espanha, nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova em Salvador. A vibração com que comemorou os gols na reedição da finalíssima da última Copa e a festa com que saudou os torcedores após a partida foram trocadas pela ponderação ao comentar o valor do triunfo desta sexta.
Para o camisa 11, a alegria maior pelo grande resultado está na ótima atuação dos jogadores mais jovens da seleção - que aposta em uma nova geração neste Mundial. Sobre o fato de golear o atual campeão e um dos favoritos, Robben simplifica e diz que a Copa ainda está em sua primeira fase.
— Temos que ser realistas. Estamos na primeira fase ainda. Fico feliz pelo grande jogo que esses jogadores mais jovens fizeram. Foi uma grande atuação, contra uma grande seleção. Isso nos deixa muito feliz — explica Robben, um dos mais experientes dessa seleção, já em sua terceira Copa do Mundo.



  
                                                              Foto: Natacha Pisarenko/AP


ESPORTE

Vicente Del Bosque não aponta culpados

Gian Amato, O Globo
 O técnico Vicente Del Bosque tentou manter a cabeça erguida após a humilhante goleada sofrida pela Espanha. Perder para a Holanda de 5 a 1 na estreia foi um baque, mas ele preferiu sair com o discurso de que é melhor pensar no futuro do que ficar em busca de culpados pelos erros cometidos na Arena Fonte Nova.
— Não é o momento de buscar culpados. Somos todos culpados e não resta mais nada que olhar para frente e buscar a vitória contra o Chile — disse. — A derrota não vem pela atuação de um jogador, mas consequência da fraqueza de todo o time. Não encontro palavras. Sempre tivemos uma defesa forte, mas hoje fomos frouxos. E temos que pensar no trabalho de Van Persie.



 
Vicente Del Bosque - Foto: Michael Dalders/Reuters  


ESPORTE

Desde 1954, o melhor início em média de gols

Allan Caldas, O Globo
O começo é animador. Com apenas dois dias, a Copa do Mundo no Brasil já tem um lugar de honra na história: nada menos que 15 gols foram marcados nos quatro primeiros jogos, uma média de 3,75 por partida. Golaços, como os dos holandeses Van Persie e Robben na Fonte Nova, nos 5 a 1 sobre a Espanha; gol dramático, como o de Marcelo, contra, logo o primeiro do Mundial, assustando a torcida brasileira no Itaquerão, antes da virada para 3 a 1 na Croácia; gol de honra, como o do australiano Tim Cahill na derrota por 3 a 1 para o Chile na Arena Pantanal; gol da perseverança, como o de Peralta, que garantiu o 1 a 0 sobre Camarões na Arena das Dunas, depois de dois gols mal anulados da seleção mexicana.



  
                                                                                   Foto: O Globo


GERAL

Sininho é indiciada por atos violentos em protestos

Guilherme Brito G1
Elisa de Quadros Sanzi, ativista conhecida como Sininho, está indiciada no inquérito da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) que apura responsabilidades por atos violentos em protestos no Rio, iniciados em junho do ano passado. A informação é do advogado de defesa de Sininho, Marino D' Icarahy. A investigação está sob sigilo, segundo a Polícia Civil.
A ativista compareceu, na manhã desta sexta-feira (13), à delegacia na Cidade da Polícia, no Jacaré, Subúrbio da cidade. No entanto, de acordo com a defesa, ela se recusou a prestar depoimento por desconhecer as acusações.


 
                                    Foto: Armando Paiva/Foto Arena/ Estadão Conteúdo


GERAL

'Rosto tampado' não é manifestação

G1 
 O funcionário público Osvaldo Ruz Baldi disse, em entrevista exclusiva à GloboNews, que tirou o filho de uma manifestação contra a Copa em São Paulo por ser contra o uso de máscaras em protestos e porque temia pela segurança de Renan, de 16 anos. "De rosto tampado, não é manifestação. Se você está defendendo uma causa, você tem que mostrar o seu rosto, a sua cara", defendeu Baldi.
Segundo o pai, usar máscaras típicas dos adeptos da tática black bloc tornaria o filho um possível alvo de violência. "Com o rosto coberto, é mais fácil de ele tomar uma borrachada ou bala de borracha, spray de pimenta na cara."
Na quinta, Baldi chegou a afirmar que o adolescente teria direitos quando trabalhasse. "Você vai ter o seu direito quando você trabalhar e ganhar seu dinheiro", disse.


ECONOMIA

O pior desempenho em cinco anos no Dia dos Namorados

O Globo
A concorrência com a Copa do Mundo, além do cenário de juros altos e inflação em nível elevado (6,37% nos últimos 12 meses pelo IPCA), fizeram as vendas no Dia dos Namorados serem as piores dos últimos cinco anos, segundo pesquisas divulgadas nesta sexta-feira.
De acordo com o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, na semana de 6 a 12 de junho, as vendas cresceram apenas 0,5% em todo o país. De acordo com a Serasa, foi o resultado mais fraco para a data nos últimos cinco anos. No ano passado, de acordo com o mesmo indicador, as vendas para o Dia dos Namorados cresceram 4,4%.


ECONOMIA

Febraban: Economistas vêm PIB mais baixo e inflação maior em 2014

Valor Econômico
Economistas de bancos reduziram suas estimativas para o crescimento da economia brasileira neste ano de 1,8% para 1,4%, de acordo com a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado. Para 2015, a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 2,2%, previstos em abril, para 1,7%.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ouviu 28 economistas de bancos no período de 06 a 10 de junho. A revisão foi motivada por um ritmo menor da atividade, em especial a industrial, menor que o esperado, diz a entidade, em nota. A expectativa para a produção industrial caiu de aumento de 1,6% para 1,1% neste ano, e de 2,3% para 1,8% no próximo. Já o crescimento do PIB industrial foi revisado de 1,6% para 0,4% em 2014, e de 2,1% para 1,5% em 2015.


ECONOMIA

RS: na GM ‘paralisação de advertência’

Flavio Ilha, O Globo
Os metalúrgicos da unidade da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul, pararam as atividades por uma hora na madrugada desta sexta-feira em “advertência” contra um possível processo de demissões na montadora, que emprega cerca de 4,4 mil operários.
Os trabalhadores pararam as atividades durante uma hora na troca de turno, às 5h30. A montadora anunciou férias coletivas de um mês para os mil operários da noite, a partir da próxima segunda-feira. Entre 7 e 17 de julho as férias coletivas atingirão os 3,4 mil trabalhadores do turno diurno.
Entre os veículos montados na fábrica da GM no Rio Grande do Sul estão o Onix, o Prisma e o Celta. Os operários também terão folga nos dias de jogos da Seleção Brasileira durante a fase de grupos e nas eliminatórias da Copa do Mundo.


                                                                           Foto: André Vieira/Bloomberg


MUNDO

Premier italiano força renúncia de prefeito de Veneza

O Globo
O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, forçou nesta sexta-feira a renúncia do prefeito de Veneza, Giorgio Orsoni, detido na semana passada junto com outras 34 pessoas por vários crimes de corrupção, no mesmo dia em que o governo liderado pelo Partido Democrático (PD) aprovou uma série de medidas para tentar conter a onda de corrupção que atinge o país.
Orsoni temperou seu discurso de renúncia com amargas críticas a Renzi, que acabaram tornando-se um êxito político para o presidente, determinado a demonstrar que a tolerância zero à corrupção não admite exceções, inclusive de seu partido.
— É um superficial e um fariseu. Fiquei desapontado — afirmou Orsoni.



                        Giorgio Orsini - Foto: Mehdi Fedouach/AFP


MUNDO

Faltam caixões na Venezuela

O Globo
A crise de escassez na Venezuela chegou à indústria de caixões, criando filas também para os mortos.
A queda na produção foi de 20% a 30% este ano por falta de materiais, segundo autoridades. O preço subiu e os funerais passaram a ser adiados.
O principal item em falta são as folhas de madeira usadas na construção dos caixões, afirma Pedro Navarro, ex-presidente de uma associação de funerárias. Ele culpa a lentidão da empresa estatal Sidor.
— Algumas fábricas estão paralisadas. Outras compram folhas mais grossas — diz.
O país de 30 milhões de habitantes tem 50 fábricas de caixões. O presidente de uma das maiores fábricas afirma que faltam cola, tinta e até tecido para o interior dos caixões.



Parentes e amigos carregam caixão da atriz Monica Spear e de seu ex-marido Thomas Henry Berry durante funeral em cemitério de Caracas - Alejandro Cegarra / AP


MUNDO

Defesa do Iraque põe Irã e EUA do mesmo lado

O Globo
A atual instabilidade política do Iraque conta com uma dura realidade para os Estados Unidos: os interesses de Washington se aproximam com os de Teerã no enfrentamento do grupo radical Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) e na criação de um governo de unidade nacional em Bagdá.
Os dois países estão em lados opostos do tabuleiro geopolítico do Oriente Médio desde a Revolução Islâmica de 1979. Mas o avanço de sunitas radicais que os EUA consideram incapazes de gerar um governo estável deixou a Casa Branca mais próxima do Irã xiita do que de aliados tradicionais como a sunita Arábia Saudita.



  Obama em telefonema com Rassan Houani, em setembro de 2013 - Foto: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário