segunda-feira, junho 16, 2014

Brasil

POLÍTICA

Petistas reciclam slogan e dizem que ‘esperança vai vencer o ódio’

Fernando Gallo, Estadão
Após os xingamentos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo e as declarações do tucano Aécio Neves segundo as quais “um tsunami vai varrer” o PT do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou ontem a eleição de 2014 com a de 2002. Ele afirmou que, se 12 anos atrás o partido teve de “fazer uma campanha para a esperança vencer o medo”, agora terá de fazer “uma campanha para a esperança vencer o ódio”.
A frase foi usada também por outros líderes petistas durante a convenção que lançou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo do Estado de São Paulo, em evento realizado no ginásio do Canindé, na zona norte paulistana.



Alexandre Padilha e a mulher, Thássia Alves, recebem Lula no lançamento da candidatura do PT ao governo de São Paulo. Foto: Marcos Alves / O Globo


POLÍTICA

Campos diz que ‘raposas já roubaram o que tinham que roubar’ no país

O Globo
Apesar de dizer que não ia “cuspir no prato”, o pré-candidato do PSB à sucessão presidencial, Eduardo Campos, afirmou ontem que não fica “mais num projeto comandado por um bocado de raposas que já roubaram o que tinham que roubar”. E disse que é a única vez, após a redemocratização, que o país está sendo entregue ao sucessor em situação pior do que foi recebido.
Campos afirmou que o o Brasil “vai tirar Dilma porque mudança não se faz com o passado, mas com o futuro”. O socialista fez a declaração durante a convenção da Frente Popular, liderada pelo PSB, e que reúne 21 partidos, naquela que é a maior coligação da história política de Pernambuco.


Marina Silva, Eduardo Campos e Paulo Câmara dão as mãos durante convenção. Foto:Hans von Manteuffel / O Globo


ESPORTES

França bate Honduras em partida marcada pelo uso da tecnologia

Marco Justo Losso, Estadão
Em sua estreia na Copa do Mundo do Brasil, a França venceu bem Honduras por 3 a 0, com a ajuda da tecnologia, e fechou a primeira rodada do Grupo E na liderança pelo saldo de gols, já que a Suíça bateu o Equador por 2 a 1 no primeiro duelo da chave. O confronto entrou para a história por ser o primeiro jogo de Copa a utilizar a tecnologia do chip na bola, que confirmou o segundo gol da partida quando a bola ultrapassou alguns centímetros a linha do gol hondurenho.
Além disso, o duelo foi muito movimentado, com lances ríspidos e violentos, principalmente por parte dos hondurenhos. O confronto também começou com uma marca negativa. Os jogadores se perfilaram para ouvir os hinos de ambos os países mas não ouviram nada. O sistema de som não funcionou e eles não foram executados.


França estreou batendo Honduras por 3 a 0, com participação de Benzema nos três gols. Foto: Mohammed Messara / EFE


ESPORTES

Messi deixa a sua marca no Maracanã

El País
Messi marcou um golaço muito ao seu estilo no dia em que pisou no Maracanã. Não é um dado menor, mesmo em se tratando de um jogador que tem uma média superior a 40 tentos nas últimas cinco temporadas e que já ganhou quatro vezes a Bola de Ouro. Tampouco se pode considerar um feito heroico, apesar de ele ter passado oito anos sem balançar as redes em uma Copa do Mundo – o que até hoje havia acontecido apenas uma vez, contra Sérvia e Montenegro, na edição de 2006, na Alemanha.
A proveitosa apresentação do 10, entretanto, tem importância e um grande valor simbólico, sem ser obviamente um Maracanazo. O gol valeu pela partida porque Messi foi Messi durante alguns segundos.



Messi comemora o seu gol, o segundo da Argentina. Foto: Guilherme Pinto / O Globo


ESPORTES

Colômbia reclama de maus-tratos da Polícia Federal em São Paulo

Veja
A seleção da Colômbia enviou ontem uma queixa oficial à Fifa pelo tratamento que recebeu de policiais federais em São Paulo no retorno de Belo Horizonte (MG), após a disputa da partida de estreia na Copa do Mundo, na qual venceu a Grécia por 3 a 0 pelo grupo C, sábado.
​Integrantes da Federação Colombiana de Futebol discutiram com policiais por não concordarem com a forma como foi realizada a escolta - segundo eles, muito demorada - do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, até Cotia, onde a equipe está concentrada.
Em comunicado enviado à imprensa, a delegação colombiana diz ter recebido "agressões verbais" e um "tratamento depreciativo" por parte de alguns policiais na chegada ao aeroporto.



Colombianos comemoram gol contra a Grécia na estreia da Copa. Foto: AFP


GERAL

Manifestantes e policiais entram em confronto em ato contra a Copa

Bruno Amorim e Rodrigo Berthone, O Globo
Policiais militares e um grupo de manifestantes que faz um protesto contra a Copa do Mundo entraram em confronto na Zona Norte da cidade na noite de domingo. Os ativistas saíram da Tijuca em direção ao Maracanã, mas não conseguiram se aproximar do estádio devido a uma barreira de pneus e de policiais militares.
Bombas de efeito moral foram lançadas contra o grupo na Avenida Maracanã e na Rua Dona Zulmira, por onde homens do Batalhão de Choque (BPChq) avançaram. Na Boulevard Vinte e Oito de Setembro, em Vila Isabel, houve confronto. Policiais foram atacados com pedradas e coquetéis molotov. Alguns bancos da região foram depredados.



Barreira de policiais militares na Avenida Maracanã. Foto: Bruno Amorim / O Globo


GERAL

Fóssil de 10 milhões de anos é encontrado em despedida de solteiro

O Globo
O fóssil do crânio de um mastodonte foi encontrado por um grupo de amigos que estavam em uma despedida de solteiro às margens de um lago no Novo México. A ossada tem mais de 10 milhões de anos, e vai demorar pelo menos seis meses para limpá-la, segundo um o paleontólogo responsável pela escavação.
Os rapazes festeiros se depararam, esta semana, com o crânio completo com suas presas, enterrado na areia no Parque Estadual Elephant Butte, cerca de 250km ao sul de Albuquerque.


Dentes de mastodonte que viveu 10 milhões de anos atrás. Foto: Divulgação


GERAL

Detentos têm regalias em duas penitenciárias brasileiras

G1
TVs de última geração, cozinha super equipada, churrasco com carne de primeira e dinheiro de sobra. Não, não estamos falando de turistas milionários que vieram ao Brasil se divertir na Copa. Estamos descrevendo a rotina de duas grandes penitenciárias brasileiras.
Nessas cadeias, preso que tem dinheiro, tem tudo. Dois trechos de gravações telefônicas mostram o que acontece dentro da cadeia.


ECONOMIA

Dilma e Merkel discutem livre comércio com União Europeia

Lisandra Paraguassu, Estadão
O rápido encontro entre a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel, ontem, em Brasília, não fugiu do roteiro economia e governança digital, pontos altos das relações Brasil - Alemanha nos últimos anos. Em meio à estagnação das negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, as duas chefes de governo se comprometeram a investir na proposta, que interessa aos dois lados, mas não teve avanços nos últimos meses.
Merkel chegou a Brasília durante a tarde e teve encontros com empresários de indústrias alemãs que atuam no Brasil. A chanceler chegou para um jantar com Dilma no Palácio do Alvorada por volta das 19 horas. O encontro de trabalho durou cerca de uma hora.



Dilma cumprimenta Angela Merkel durante declaração para imprensa no Palácio da Alvorada. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


ECONOMIA

Com crise no Iraque, mercado espera disparada do petróleo

O Globo
A crise no Iraque pode fazer com que o petróleo Brent, referência para o mercado, chegue ao patamar de US$ 116 até o fim do ano. A projeção é de analistas de Wall Street, após o preço do hidrocarboneto ter passado da casa dos US$ 114 pela primeira vez em nove meses na semana passada, em meio ao crescente risco de uma guerra civil.
O Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), grupo sunita de oposição ao governo xiita, conseguiu interromper reparos que estavam sendo realizados em um oleoduto que liga o campo de Kirkuk ao porto de Ceyhan, na Turquia.


Crianças na cidade de Mosul, atacada pelos militantes sunitas no último dia 10. Foto:Reuters


ECONOMIA

Blocos econômicos da América Latina caminham em ritmos diferentes

Fernando Gualdoni e Alejandro Rebossio, El País
A década de ouro dos preços altos das matérias-primas e a entrada de dinheiro a cântaros na América Latina chega ao fim, e com isso se aprofunda a distância entre os países da costa do Pacífico, mais dinâmicos e abertos, e os do Atlântico, mais protecionistas e burocráticos.
Se durante os primeiros anos do novo milênio —o período mais influente do chavismo— a região esteve dividida em termos políticos entre Governos conservadores e de esquerda, agora a ruptura é predominantemente comercial em dois grandes blocos: a Aliança do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia e México) e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela).


Um barco cargueiro no porto do Callao (Peru). Foto: R. Cummings / Corbis


MUNDO

Extremistas islâmicos reivindicam a morte de 1.700 soldados iraquianos

O Globo
Militantes do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (Isis) alegaram, ontem, ter matado 1.700 soldados do governo iraquiano, e divulgaram fotos da suposta chacina na internet para comprovar suas alegações.
A autenticidade das fotos não foi verificada, e funcionários do governo do Iraque, a princípio, duvidaram que o assassinato em massa tenha de fato acontecido. Além disso, não houve informações de um número grande de enterros na região da província de Salahuddin, onde as execuções teriam acontecido.


Uma das imagens divulgadas na internet. Foto: AP


MUNDO

A paz de Santos ganha na Colômbia

Silvia Blanco, El País
As eleições presidenciais de domingo na Colômbia se transformaram em um plebiscito sobre a negociação de paz com a guerrilha FARC. Com 99% dos votos apurados, o presidente Juan Manuel Santos obteve a reeleição com 50,89%, depois de ter apostado no diálogo como caminho para conseguir um novo mandato e sobreviver politicamente. Seu rival uribista, Óscar Iván Zuluaga, ganhador do primeiro turno de 25 de maio, ficou com 45,06%.
A rua da faculdade onde Gloria Roa, de 53 anos, e sua filha Diana Tipazoc, de 22, foram votar tem desníveis tão pronunciados que parecem degraus. Elas vivem em um bairro de classe média de Bogotá, chamado 7 de Agosto, de casas baixas coloridas, crateras no chão, enxames de cabos pendurados dos postes e infestado de oficinas mecânicas.



Reeleição de Juan Manuel Santos é vista como endosso a negociações com as Farc. Foto: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário