sexta-feira, junho 20, 2014

Brasil

POLÍTICA

Em ano eleitoral, Dilma turbina gasto com publicidade

Carolina Farina, Veja
No ano em que a presidente Dilma Rousseff disputa a reeleição, o Palácio do Planalto acelerou seus gastos com autopromoção: de janeiro a maio, a Presidência da República desembolsou 92,3 milhões de reais em publicidade institucional.
O montante representa um salto de 61,84% em relação ao mesmo período em 2013, quando mais de 57 milhões de reais foram pagos, segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas a pedido do site de VEJA. Em relação a 2011, quando 39,7 milhões de reais foram usados de janeiro a maio para promover ações da Presidência, o aumento foi de 132,51%.



Dilma Rousseff faz pronunciamento sobre a Copa no Brasil. Foto: Reprodução


POLÍTICA

Cotado para vice, Tasso Jereissati se encontra com Aécio no Rio

Silvia Amorim, O Globo
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, reuniu-se ontem com o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no Rio de Janeiro. Uma foto do encontro foi postada pelo presidenciável tucano em uma rede social, fazendo crescer as especulações em torno do nome do cearense para ocupar a vaga de vice na chapa tucana.
Foi o primeiro encontro reservado entre os dois desde que começaram os rumores de que Tasso poderia ocupar a vaga. O ex-senador esteve nas últimas semanas em viagem ao exterior e retornou ao Brasil somente dias antes da convenção nacional que formalizou a candidatura de Aécio no sábado passado.


Foto: Reprodução


POLÍTICA

Miro Teixeira retira pré-candidatura ao governo do Rio pelo PROS

Cássio Bruno, O Globo
O deputado federal Miro Teixeira anunciou ontem que retirou a sua pré-candidatura ao governo do Rio pelo PROS. Em carta enviada ao presidente regional do partido, Hugo Leal, o parlamentar reclama da “falta de ambiente” para uma coligação. A gota d'água foi a visita ontem do pré-candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, no Morro da Mangueira.
Segundo Miro Teixeira, a decisão não foi comunicada a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata a vice na chapa de Eduardo Campos, e que também participou da visita na comunidade carioca. Marina era a principal incentivadora da candidatura do parlamentar ao Palácio Guanabara. No entanto, Eduardo Campos já vinha negociando um acordo no estado com o senador Lindbergh Farias, pré-candidato ao governo pelo PT.


Miro Teixeira. Foto: O Globo


ESPORTES

Felipão indica que não mudará estilo de jogo

Miguel Caballero, O Globo
Foi a primeira vez, dirigindo a seleção em uma Copa, que Luiz Felipe Scolari não saiu vencedor, mas é pouco provável que o tropeço contra o México, na terça-feira, o faça mudar o estilo do time consagrado na Copa das Confederações: vigor físico, marcação agressiva e velocidade com a posse de bola. Um time sem muita cadência e troca de passes no meio-campo.
Na segunda-feira, às 17 horas, a seleção brasileira enfrenta o já eliminado Camarões, na última rodada do grupo A da Copa, em Brasília. É claro que há variados caminhos para a vitória, não existe estratégia perfeita, e, por isso mesmo, é importante ter alternativas. As escolhas de Felipão contra o México mostraram um treinador disposto a insistir no estilo que deu certo em 2013. O titular Hulk é um símbolo desse estilo
.


Felipão orienta os jogadores na Granja Comary. Foto: Ivo Gonzalez / O Globo


ESPORTES

Com dois de Suárez, Uruguai renasce e bate Inglaterra

Marco Justo Losso, Estadão
Uruguai e Inglaterra entraram em campo no Itaquerão, em São Paulo, para o tudo ou nada. As duas equipes perderam na estreia e precisavam da vitória para continuarem "respirando" na Copa do Mundo. E os uruguaios saíram de campo com uma vitória maior por 2 a 1 contra os ingleses, pelo Grupo D, em dia inspirado de Luis Suárez, que estreou no Mundial no melhor estilo, com dois gols marcados.
A Inglaterra torce agora desesperadamente pela Itália contra a Costa Rica, neste sábado, na Arena Pernambuco. Caso os italianos não ganhem, o time inglês está fora. O Uruguai ganha novo fôlego e, dependendo dos resultados de Itália e Inglaterra contra Costa Rica, pode até empatar com a Itália na última partida do Grupo D, na Arena das Dunas, para garantir sua classificação.


Luis Suárez. Foto: Ben Stansall / AFP


ESPORTES

O paradoxo da segurança no Maracanã

Pedro Cifuentes, El País
“Isto não é uma festa do esporte? Mas está cheio de metralhadoras e não tem cerveja!”, dizia na quarta-feira à tarde diante do Maracanã Alberto R., um espanhol de Cádiz residente no Rio há um ano e que nunca tinha visitado o templo do futebol brasileiro. Centenas de policiais armados até os dentes, distribuídos em fileiras, vigiavam as redondezas do estádio minuciosamente. A sua presença por si só já havia dissuadido os habituais vendedores de latinhas de cerveja que acompanham qualquer aglomeração festiva no Rio de Janeiro.
Os proprietários de bares limítrofes apontavam para os agentes e repetiam “Não posso, não posso, só refrigerantes...” diante dos milhares de pedidos recebidos. Vários helicópteros da polícia sulcavam o céu do Maracanã, e a fragata do Exército permanecia ancorada em Copacabana. As baterias de mísseis terra-ar continuavam em alguns terraços do bairro. O tráfico estava interrompido havia seis horas.


Torcedores do Chile no Maracanã. Foto: Matthias Hangst / Getty Images


GERAL

Após ter celular furtado, ‘Batman’ persegue e ‘prende’ suspeito

G1
Um homem fantasiado de Batman perseguiu e ‘prendeu’ um rapaz suspeito de furtar seu celular em uma padaria no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, na quarta-feira (18). Conhecido na cidade por realizar rapel vestido de super-herói para protestar, o ‘Batman do Capão Redondo’ diz que foi informado do furto pelo dono da padaria. “Ele viu pelas câmeras da sala de monitoramento", afirma.
O ativista retornava de uma reunião na Coordenação Regional da Saúde da Prefeitura. Desde maio ele protesta cobrando da gestão municipal melhorias no atendimento médico da região em que reside. Parou no estabelecimento para tomar um café. Após o aviso, pediu ao dono para ver as imagens, e decidiu tentar encontrar o assaltante.


Empresário vestido de Batman amarrou suspeito de furtar seu celular. Foto:Divulgação


GERAL

Black blocs invadem ato do MPL e depredam bancos e lojas em São Paulo

Mariana Sanches, O Globo
Depois de duas horas de passeata pacífica, o protesto do Movimento Passe Livre (MPL) em comemoração ao aniversário de um ano da revogação do aumento de 20 centavos nas passagens do transporte público paulista, começou a ter quebra-quebra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 1.300 pessoas participaram do ato e, embora a maioria pedisse a continuidade do movimento sem vandalismo, alguns black blocs atacaram agências bancárias na Avenida Rebouças e picharam muros.
Também chegaram a destruir vidraças de uma concessionária de veículos. Todos os carros foram depredados, sendo um deles avaliado em mais de R$ 600 mil.



Black blocs quebraram carros importantes da concessionária na Marginal Pinheiros. Foto: Fernando Donasci / O Globo


GERAL

Cientistas podem ter sido contaminados por antraz nos EUA

BBC Brasil
Pelo menos 75 trabalhadores do Centro de Controles de Doenças (CDC) dos Estados Unidos podem ter sido expostos à bactéria antraz e estão recebendo tratamento. A agência de saúde americana disse que os pesquisadores de um laboratório de biossegurança de alto nível falharam aos seguir os procedimentos e não tornaram a bactéria inativa antes de entrar em contato com ela.
O CDC divulgou que a exposição ocorreu em Atlanta no final de semana e que ninguém apresenta sintomas até o momento. Uma investigação interna está em andamento.

Células e esporos de antraz em estado vegetativo. Foto: AFP


ECONOMIA

Copa gerou um milhão de empregos, diz presidente da Embratur

Lucianne Carneiro, O Globo
O presidente da Embratur, Vicente Neto, afirmou ontem que a Copa permitiu a geração de um milhão de empregos no país, ou cerca de 20% dos 4,8 milhões de vagas criadas durante o governo da presidente Dilma Rousseff, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério do Trabalho.
"Houve a geração de um milhão de empregos no país só com a Copa. Desses, 710 mil são empregos permanentes", disse Neto, ao participar de coletiva de imprensa no Centro Aberto de Mídia, no Forte de Copacabana. Neto destacou que um evento como a Copa do Mundo tem impacto positivo e que o governo tem trabalhado para garantir a manutenção do turismo conquistado com o evento.


Maracanã, no Rio de janeiro: obra no estádio está entre empreendimentos para o Mundial. Foto: Genilson Araújo / O Globo


ECONOMIA

Argentina nega acordo com os credores para quitar dívida

Alejandro Rebossio, El País
A Argentina envia uma mensagem quando seus advogados falam com o juiz que condenou o país a pagar os credores que estão em litígio por dívidas ainda não pagas desde a crise de 2001. E outra muito diferente quando seus máximos funcionários se pronunciam para os jornalistas.
O chefe do Gabinete de Ministros argentino, Jorge Capitanich, negou nesta quinta-feira, em sua entrevista coletiva diária, o que tinha prometido o advogado que representa o país sul-americano nos tribunais dos EUA, Carmine Boccuzzi, no dia anterior para o juiz Thomas Griesa.
Capitanich desmentiu que exista uma “missão” ou “comitiva” de funcionários “preparada para uma eventual viagem aos EUA” na próxima semana para negociar com os fundos abutres e demais credores que rechaçaram a reestruturação da dívida em 2005 e 2010 e que optaram pela reclamação judicial para cobrar 100% do valor do passivo original.



Chefe de Gabinete do Governo argentino, Jorge Capitanich. Foto: EFE


MUNDO

Boko Haram planeja atacar capital com caminhões-tanque

Camillus Eboh, Reuters
Os militantes islâmicos do Boko Haram estão planejando atacar a capital da Nigéria com bombas montadas em caminhões de combustível, informou o governo nigeriano, despertando temores de um avanço rumo ao sul a partir de sua base no norte do país. O governo nigeriano está tendo dificuldades para mostrar que consegue conter a insurgência do Boko Haram, desde que o grupo atraiu a atenção do mundo todo em abril ao sequestrar mais de 200 meninas de uma escola no nordeste do país.
Para provar sua reação, o governo disse nesta quinta-feira que as forças de segurança mataram dez membros do grupo insurgente no Estado de Borno, no nordeste, obtendo um raro sucesso.


MUNDO

EUA vão enviar até 300 assessores militares ao Iraque

O Globo
Em entrevista coletiva ontem, na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que vai enviar até “300 assessores militares” ao Iraque, com o objetivo de conter o avanço dos jihadistas sunitas extremistas do Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis).
Apesar disso, Obama sublinhou que “forças americanas não vão voltar a combater no país”. Além dos assessores militares, o presidente ressaltou que os Estados Unidos estão prontos para realizar um ataque “preciso” e com “alvos definidos” em uma ação militar no Iraque.


Na sala de imprensa da Casa Branca, Barack Obama comentou sobre a situação do Iraque. Foto: Kevin Lamarque / Reuters


MUNDO

Felipe VI enfrenta o desafio de um reino em crise econômica

Amanda Mars, El País
Uma das fotos mais repetidas cada vez que se faz um balanço da vida do novo rei é a daquele jovem príncipe Felipe desfilando como porta-bandeira da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992, no 25 de julho. Era uma boa alegoria para aquele momento: um herdeiro alto e charmoso, uma equipe que ia bater seu recorde de medalhas, uma cidade renovada que deslumbrava o mundo e um país que se colocava no mapa.
No ato seguinte se desenrolou uma crise abrupta, inesperada, mas nada parecida ao panorama em que o agora Monarca se encontra: uma apática saída de duas recessões na qual um de cada quatro espanhóis não tem um meio de ganhar a vida e sem uma fonte de crescimento clara e alternativa ao furor imobiliário.


Fila de pessoas em busca de emprego em Madri. Foto: Samuel Sánchez

0 comentários:

Postar um comentário