quarta-feira, junho 25, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma tenta capitalizar vitórias da seleção contra ‘pessimistas’

O Globo
A presidente Dilma Rousseff usou a classificação da seleção brasileira para as oitavas de final para rebater os "pessimistas" que diziam que não ia ter Copa. Ao receber o apoio de mais um partido, o PROS, Dilma afirmou que fará uma campanha "baseada na paz, mas cheia de vigor". E disse que seus adversários significam "a volta ao passado, ao arrocho salarial, ao desemprego e à alienação do patrimônio público".
"Hoje é um dia simbólico porque é o dia seguinte da retumbante classificação do Brasil para as oitavas de final da Copa do Mundo. A nossa seleção venceu desafios, derrotou o pessimismo e mais uma vez mostrou que o Brasil está entre os melhores do futebol mundial. A verdade mais profunda é que em relação à Copa nós brasileiros e brasileiras demos de goleada nos pessimistas que achavam que não ia ter Copa, realizando a Copa das Copas", disse a presidente em seu discurso.



Dilma em convenção do PROS, ao lado de Ciro Gomes e Eurípedes Junior: campanha será ‘baseada na paz’. Foto: André Coelho / O Globo


POLÍTICA

Ministério Público pede exoneração de primo de Rosemary Noronha

Lilian Venturini, Estadão
O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou a exoneração imediata de um primo da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, exonerada da função em 2012 após denúncias de envolvimento em um esquema de corrupção. Marcelo de Lara Peixoto foi nomeado para ocupar cargo de confiança na extinta Rede Ferroviária Federal em São Paulo em 2009 e, para os procuradores, sua admissão foi irregular.
Na recomendação, a procuradora da República Thaméa Danelon afirma que e-mails interceptados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro mostram que Rosemary pediu a nomeação do primo “com urgência” para o cargo comissionado no Ministério dos Transportes.


Rosemary Noronha.


POLÍTICA

Minirreforma eleitoral só vale a partir de 2016

Vinicius Sassine, O Globo
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a lei da minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado, só terá validade a partir da disputa de 2016. A lei se propôs a reduzir os custos de campanhas.
Várias medidas foram aprovadas, como o limite para a contratação de cabos eleitorais, de gastos com alimentação e com aluguel de carros, além de novas regras para a forma de se pedir voto e para a prestação de conta das campanhas. O então senador Sérgio Souza (PMDB-PR), suplente da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil, propôs consulta ao TSE sobre a validade da minirreforma instituída por lei já para as eleições de 2014.


Teclado da urna eletrônica. Foto: Divulgação


ESPORTES

Prandelli pede demissão

Ramon Besa, El País
Cesare Prandelli, de contrato renovado até 2016, colocou-se ontem como o principal responsável pela eliminação da Itália no Brasil depois de perder para o Uruguai: “Em nível técnico cabe a mim assumir a derrota”, assegurou o treinador, depois de apresentar sua demissão ao presidente da federação, Giancarlo Abete, que também se demitiu, e pediu autocritica antes de se começar a discutir a atuação do árbitro mexicano Marco Rodríguez.
O árbitro expulsou Marchisio (14 minutos do segundo tempo) e, ao contrário, ignorou mordida de Luis Suárez em Chiellini. Aparentemente não julgou a ação apesar de marcar falta a favor do Uruguai. O relatório da partida será decisivo para saber se o comitê disciplinar da FIFA fará algo contra a ação do atacante uruguaio.


Prandelli, durante a partida contra o Uruguai. Foto: Getty Images


ESPORTES

Suárez pode ser punido e ficar fora da Copa após mordida

Jamil Chade, Estadão
A Fifa vai investigar o comportamento de Luis Suarez no jogo entre o Uruguai e a Itália e, se condenado, poderá sofrer uma suspensão e multas. A punição foi pedida pelo time italiano, indignado pelas ações do jogador ao morder outro atleta. Pelas regras, ele pode pegar até três partidas de suspensão e pagar uma multa de 50 mil francos suíços.
Na prática, isso o tiraria da Copa do Mundo e ele voltaria apenas se o Uruguai chegasse a uma final. Com o resultado de ontem, está descartada uma final entre Brasil x Uruguai e a Celeste jogaria contra o time de Neymar numa eventual quartas-de-fonal. Mas a Fifa tem o direito de ampliar a pena, se considerar que ele cometeu um ato de violência.



Centroavante uruguaio mordeu o ombro de Chiellini durante jogo.


ESPORTES

De dez seleções nas oitavas, sete são latino-americanas

Felipe Benjamin, O Globo
A Copa no Brasil teve suas surpresas. Campeões mundiais como Espanha e Inglaterra deram adeus já na segunda rodada. A Costa Rica, encarada inicialmente como o “patinho feio" do grupo da morte, deixou espectadores boquiabertos ao derrotar Uruguai e Itália, e se classificar para as oitavas de final como primeira colocada.
Agora, a caminho de sua fase eliminatória, o Mundial em terras brasileiras começa a ganhar ares de Copa América, com duelos entre nações latino-americanas, e a certeza de que um de seus representantes estará garantido nas semifinais. Cenário perfeito para coroar o clima de fraternidade latino-americana que tomou conta das ruas nas capitais brasileiras durante a fase de grupos.


Torcida brasileira durante jogo da seleção contra Camarões, no Mané Garrincha. Foto:Ivo Gonzalez / O Globo


GERAL

França autoriza eutanásia, mas tribunal europeu a derruba

O Globo
No mesmo dia em que a França acompanhou uma inédita decisão judicial que autorizava um caso de eutanásia no país, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos de Estrasburgo a anulou. A suspensão de hidratação e alimentação para o bombeiro Vicent Lambert, de 39 anos, em estado vegetativo desde um acidente de moto em 2008, dividiu a própria família e o país.
A mulher e seis dos sete irmãos de Lambert, além dos médicos, são a favor da eutanásia e obtiveram parecer favorável do Conselho de Estado da França, um órgão judicial ligado ao Executivo. Mas os pais e uma irmã, contrários, recorreram ao tribunal europeu. A batalha vem se estendendo há um ano e meio.


Protesto contra eutanásia: caso de tetraplégico dividiu a França. Foto: Fred Dufour / AFP


GERAL

TCU lista 6,6 mil servidores com as contas reprovadas

Evandro Éboli, O Globo
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes entregou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, a lista com 6.603 nomes de políticos e gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo tribunal. A unidade da federação com o maior número de gestores com contas rejeitadas é o Distrito Federal, com 729 gestores; seguido pelo Maranhão, com 513. O Rio tem 399 gestores listados.
A lista foi disponibilizada pelo TSE e pode ser consultada. O julgamento dessas contas pode levar à inelegibilidade dos administradores públicos, já na eleição de 2014. Mas a condição de inelegível não é automática. A Justiça Eleitoral precisa se manifestar sobre esses casos, para então declarar a inelegibilidade.


Augusto Nardes entrega ao ministro Dias Toffoli a lista com 6.603 nomes de políticos e gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo TCU. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


GERAL

Sem-teto acampam na Câmara de SP para pressionar vereadores

Veja
Um grupo de oitenta integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) montou um acampamento na calçada da Câmara Municipal de São Paulo ontem. As lonas pretas foram erguidas após uma passeata para pressionar os vereadores a votar o Plano Diretor da cidade, cujo texto beneficia invasões do movimento.
Por enquanto, entretanto, não há previsão de votação. Sem quórum suficiente, o presidente da Casa, José Américo (PT), suspendeu a sessão desta terça no final da tarde.


ECONOMIA

BC vai continuar atuando no câmbio até 31 de dezembro

O Globo
O Banco Central (BC) divulgou ontem as regras para os leilões de swaps cambiais e venda de moeda estrangeira que serão mantidos até o final deste ano. A prorrogação dessas operações de venda de dólares no mercado futuro, com o objetivo de prover o mercado financeiro com recursos para operações de proteção contra variação cambial (o chamado hedge), havia sido anunciada no dia 6 de junho.
A partir de 1º de julho e até o último dia deste ano, os leilões de swap cambial serão feitos de segunda a sexta-feira, quando vão ser ofertados US$ 200 milhões por dia. Já os leilões de venda de dólares com compromisso de recompra serão realizados conforme as “condições de liquidez do mercado de câmbio”, dentro do mesmo período - até 31 de dezembro.


ECONOMIA

Geração de empregos entra em marcha lenta no Brasil

Carla Jiménez, El País
Um dos grandes trunfos dos governos petistas foi a generosa geração de empregos. Foram mais de 20 milhões de vagas com carteira assinada, criadas sob as duas administrações de Lula e na atual, de Dilma Rousseff. Esse diferencial competitivo, porém, entrou em marcha lenta, com uma redução significativa no número de vagas criadas no mês de maio.
Foram gerados 58.836 postos de trabalho, quase metade do total gerado no mês anterior, e 18,3% a menos do que no mesmo mês do ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Trata-se do pior desempenho mensal desde 1992, quando o país vivia um processo de instabilidade política, que culminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.


Mulher olha para vitrine em promoção em São Paulo. Foto: Bosco Martín


ECONOMIA

Governo contratará Petrobras para produzir até 14 bi de barris

O Globo
O governo anunciou que vai contratar a Petrobras diretamente para produzir de 10 bilhões a 14 bilhões de barris de petróleo no excedente da cessão onerosa feita pela União em 2010, sob o regime de partilha. O contrato envolve quatro blocos do pré-sal — Búzios (antes chamado de Franco), entorno de Iara, Florim e Nordeste de Tupi, na Bacia de Santos — e vai exigir da estatal o pagamento de um bônus de assinatura de R$ 2 bilhões ainda este ano.
O objetivo é antecipar receitas e a produção nessas áreas. Os recursos do bônus de assinatura vão reforçar o caixa do Tesouro e o superávit primário em um ano que a área econômica enfrenta dificuldades para fechar as contas.



Plataforma da Petrobras na Baía de Guanabara. Foto: Genilson Araújo


MUNDO

EUA não podem proibir suspeito de terrorismo de embarcar

O Globo
Uma juíza federal americana declarou inconstitucional a lista de suspeitos de terrorismo que estariam proibidos de embarcar em qualquer voo comercial que cruze o espaço aéreo dos Estados Unidos. Em uma sentença de 65 páginas publicada na página on-line dos tribunais federais, a juíza Anna Brown concedeu uma grande vitória aos 13 demandantes e à União Americana pelas Liberdades Civis, que representava o grupo. Os demandantes são de nacionalidade americana, ou estão em situação irregular.
Entre eles, aparece o imã de uma mesquita de Portland, no estado de Oregon. "A 'No fly list' (a lista de proibição de embarque em voos) constitui uma privação significativa da liberdade (dos demandantes) de viajar para o exterior", alega a sentença.


Aviões da American Airlines no aeroporto internacional de O'Hare, em Chigago. Foto:AFP


MUNDO

Putin pede anulação da autorização para intervir na Ucrânia

Estadão
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu ao Parlamento ontem que cancele a autorização de intervir militarmente na Ucrânia solicitada em março, informaram agências russas citando o Kremlin.
Segundo o porta-voz de Putin, Dimitri Peskov, Putin enviou uma carta a presidente do Senado, Valentina Matvienko, antes de uma viagem para Viena em visita oficial e o objetivo da decisão é "normalizar a situação" no país e incentivar as negociações entre forças ucranianas e separatistas pró-Rússia.



Putin quer diálogo entre ucranianos e separatistas pró-Rússia. Foto: Alexander Zemlianichenko / AP


MUNDO

Ofensiva jihadista já deixou mais de mil mortos em junho no Iraque

O Globo
Pelo menos 1.075 pessoas — a maioria civis — foram mortas no Iraque entre 5 e 22 de junho, período marcado pela violenta ofensiva de jihadistas sunitas, denunciou ontem o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Entre elas estão 757 civis, que morreram nas províncias de Nínive, Diyala e Salahuddin. Mais 318 pessoas foram mortas e 590 ficaram feridas durante o mesmo período em Bagdá e áreas no sul do país, muitas delas em explosões de seis carros-bomba.
"Este valor, que deve ser visto como mínimo, inclui uma série de execuções sumárias e execuções extrajudiciais de civis, policiais e soldados que estavam em combate. Outros morreram em bombardeios e fogo cruzado", disse o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville.


0 comentários:

Postar um comentário