sexta-feira, junho 27, 2014

Brasil

POLÍTICA

Petistas repaginam discurso sobre 'mau humor' das elites

Ricardo Galhardo, Estadão
Puxados pelo ministro Gilberto Carvalho e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os petistas resolveram mudar o discurso adotado logo após os xingamentos dirigidos Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa do Mundo. Ao invés de atribuírem o mau humor com a presidente apenas “às elites”, passaram a admitir que ele se espalhou e que tanto o partido quanto o governo tiveram sua parcela de responsabilidade para que isso acontecesse.
Segundo pesquisa CNI/Ibope, a avaliação positiva do governo é de apenas 31% e a rejeição à Dilma chegou a 43%. Logo após os xingamentos dirigidos a Dilma no estádio em São Paulo, Lula culpou a “elite” e os petistas passaram a apostar em um discurso que dividia o eleitorado entre “nós”, o “povo”, o PT, o governo e seus aliados, contra “eles”, a “elite branca” e os adversários políticos.

POLÍTICA

Tasso desiste de candidatura, mas PSDB fecha com PMDB no Ceará

Estadão
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) anunciou sua desistência à candidatura ao Senado, mas seu partido fechou o palanque no Estado com o PMDB, o que pode prejudicar Dilma na região.
Após conversas com PSDB, PR e DEM, o líder nas pesquisas de intenção de votos para o governo do Ceará, o senador Eunício Oliveira (PMDB) fechou a chapa para disputar o Estado com a seguinte composição: Eunicio, candidato ao Governo; Roberto Pessoa (PR), vice; e o senado será ocupado por Luiz Pontes (PSDB), Moroni Torgan ou Chiquinho Feitosa, ambos do DEM.


Aliança com tucanos pode prejudicar palanque de Dilma no Nordeste.

POLÍTICA

PMDB do Rio lança Pezão em ato com discursos pró-Aécio

Juliana Castro e Marcelo Remígio, O Globo
O PMDB fluminense promoveu a convenção que oficializou o nome do governador Luiz Fernando Pezão como candidato à reeleição. O evento aconteceu na quadra da escola de samba São Clemente, no Centro do Rio, lotada de correligionários. Os primeiros a discursar no evento exaltaram Pezão e, ao final, mandaram o recado de que votarão no presidenciável Aécio Neves (PSDB). A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT e aliada nacional do PMDB, não foi lembrada no evento.
Pezão chegou à convenção acompanhado do ex-governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do candidato a vice na chapa, Felipe Peixoto (PDT). Paes começou o discurso pedindo palmas para Cabral. Disse que o PMDB não estaria dividido na campanha.


Convenção do PMDB para oficializar a candidatura de Pezão ao governo do Rio. Foto:Juliana Castro


POLÍTICA

STF permite que mensaleiros trabalhem fora da prisão

Francisco Leali, O Globo
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o entendimento aprovado na quarta-feira no plenário do Supremo Tribunal Federal e reconheceu o direito dos condenados do mensalão que estão em regime semiaberto de sair durante o dia para trabalhar.
Entre os beneficiados estão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o ex-deputado Pedro Corrêa, além do ex-assessor do então PR Jacinto Lamas. Também pode ser beneficiado pela decisão o ex-deputado Bispo Rodrigues. O caso dele ainda será analisado pelo ministro relator.


ESPORTES

Agora é pra valer: chegou a hora do mata-mata

O Globo
Chegou a hora do mata-mata. É agora, para muita gente, que começa a Copa do Mundo de verdade. A partir de sábado serão 16 jogos, com uma carga dramática que nem se pode comparar aos 48 que aconteceram até ontem. Ninguém mais tem direito de perder. Nem sequer de empatar. Se os 90 minutos terminarem em igualdade, haverá prorrogação de meia hora, com dois tempos de 15 minutos.
Se ainda assim não houver um vencedor, a disputa de pênaltis, sempre tão intensa, de dar frio na barriga até mesmo em quem não torce por nenhum dos times, se incumbirá de definir quem avança e quem fica pelo caminho. De cara, o chaveamento das oitavas de final aponta alguns favoritos para ingressar no grupo dos oito melhores do mundo e um lado da tabela (onde está o Brasil) bem mais forte, ao menos em tradição, do que a outra metade (onde pontifica a Argentina).


Neymar, Benzema, Messi e Müller: craques que estarão nas oitavas de final. Fotos:AFP e Reuters


ESPORTES

Felipão escala Fernandinho no treino coletivo

Maurício Fonseca, O Globo
A bela atuação de Fernandinho no segundo tempo da partida contra Camarões foi suficiente para convencer o técnico Luiz Felipe Scolari a mexer na seleção brasileira para o jogo de sábado, contra o Chile, no Mineirão. Felipão escalou o jogador do Manchester City no time titular desde o início do coletivo, deixando Paulinho entre os reservas. Fernandinho teve boa atuação e deu ótimo passe para Oscar marcar o segundo gol da equipe no empate de 2 a 2. Fred fez o primeiro.
Felipão dividiu o treino em dois tempos de 22 minutos e interrompeu a atividade várias vezes para orientar o posicionamento da equipe reserva, que atuou da mesma forma como faz o Chile. O técnico pediu que a equipe titular pressionasse a saída de bola da equipe reserva, num sinal de que a seleção tentará sufocar a equipe chilena no início da partida.


Jogadores escutam atentos as orientações de Felipão. Foto: Ivo Gonzalez / O Globo


ESPORTES

Uruguai espera que punição de Luis Suárez seja revertida

Marcio Dolzan, Estadão
O atacante Luís Suárez já deixou o país, mas os dirigentes da seleção uruguaia ainda têm esperança de que a punição imposta pela Fifa ontem ao jogador, de nove partidas e quatro meses longe dos gramados, possa ser revertida. A afirmação é do advogado Ernesto Dehl, presidente do clube uruguaio Cerro Largo e integrante da delegação que está no Brasil.
"No mundo do direito sempre há esperança", disse Dehl na noite desta quinta-feira, logo após a seleção chegar ao hotel no Rio onde ficará concentrada até o jogo de sábado, contra a Colômbia, pelas quartas de final. Dehl garantiu que a federação uruguaia seguirá tentando reverter a sanção imposta pela Fifa.


Suárez não pode nem mesmo ficar na concentração da seleção do Uruguai. Foto:Vlademir Alexandre / AP


GERAL

Usuários da internet já são mais da metade da população do Brasil

Thiago Jansen, O Globo
Em 2013, os usuários de internet no país com 10 anos de idade ou mais ultrapassaram a metade da população brasileira pela primeira vez na História, alcançando o equivalente a 85,9 milhões de pessoas. Entre os fatores que puxaram esse crescimento estão o aumento do uso de celulares para a conexão com a rede e a multiplicação de equipamentos portáteis, como notebooks e tablets.
É o que indica a nona edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada ontem pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e que mede o uso das tecnologias nos lares brasileiros. No entanto, apesar do marco inédito, algumas disparidades sociais e regionais ainda permanecem como obstáculos à inclusão digital no país.


GERAL

Municípios buscam no Nordeste plano para não secar o Cantareira

Rene Moreira, Estadão
Um plano para escalonar o uso da água, baseado no sistema utilizado no Ceará, foi apresentado visando a evitar que 3 milhões de pessoas em cidades como Campinas, Jundiaí e Piracicaba venham a ficar de torneiras secas. Ele propõe dividir o uso da água por horários e setores para suportar o período de seca que está apenas começando. Estariam envolvidos todos os municípios ligados ao Sistema Cantareira.
A proposta partiu do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e foi debatida dois dias seguidos nas cidades de Paulínia (SP) e Americana (SP) com as empresas consorciadas e os municípios envolvidos. A intenção é ter um plano de contingência para enfrentar a estiagem entre julho e setembro.


GERAL

Congresso da Bolívia regulamenta trabalho infantil

BBC Brasil
O Senado boliviano aprovou o novo Código da Criança e do Adolescente que autoriza e define regras para o trabalho a partir dos 14 anos de idade e permite exceções para que crianças também possam trabalhar a partir dos doze anos.
O texto foi aprovado após nove horas de debates e a expectativa é de que seja sancionado pelo presidente Evo Morales, como disse à BBC Brasil o economista boliviano Javier Gómez, do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Trabalhista e Agrário (Cedla, na sigla em espanhol, de La Paz).
"O texto reconhece uma situação que já existe no país e estabelece regras para que estes meninos e meninas tenham horas de trabalho e salários adequados com a idade deles e com o que fazem."



Criança boliviana. Foto: OIT


ECONOMIA

PF abre inquéritos para investigar propinas a ex-diretor da Petrobras

Fausto Macedo e Mateus Coutinho, Estadão
A Polícia Federal abriu pelo menos 23 novos inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato – investigação sobre esquema de lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões. Os novos inquéritos miram empresas que teriam pago propinas para o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás.
Costa foi preso no dia 20 de março, três dias depois da deflagração da Lava Jato. Em maio, o ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-diretor da estatal petrolífera.



Foto: Tasso Marcelo / Estadão


ECONOMIA

Justiça dos EUA rejeita pedido de suspensão de dívida da Argentina

Veja
O juiz Thomas Griesa, do distrito de Nova York, rejeitou o pedido de suspensão temporária do pagamento de dívida que o governo argentino tem com credores internacionais. Na semana passada, Griesa sentenciou o país a pagar 1,33 bilhão de dólares até dia 30 de junho a fundos chamados de "abutres" pelo governo de Cristina Kirchner, por seu caráter especulativo. A Argentina tentava ganhar tempo para renegociar o débito com os credores que estavam dispostos a conversar.
A negativa de Griesa coloca em risco o que a equipe econômica argentina anunciou no início da tarde desta quinta: o depósito de cerca de 1 bilhão de dólares nos EUA para credores que renegociaram a dívida, como forma de sinalizar sua intenção de cumprir a determinação judicial.


Governo de Cristina Kirchner pediu à Justiça americana mais tempo para negociar.Foto: Reprodução


ECONOMIA

Conselheiros da Petrobras não sabiam de acordo com o governo

O Globo
A Petrobras anunciou acordo para pagar ao governo R$ 15 bilhões em cinco anos pelo direito de explorar reservas excedentes do pré-sal antes de apresentá-lo ao seu Conselho de Administração, segundo fontes que não quiseram ser identificadas. Nem todos os dez diretores da companhia foram informados antes do anúncio de terça-feira.
Segundo a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, a Petrobras terá de investir em torno de US$ 60 bilhões durante os 35 anos de duração de contrato para o desenvolvimento dessas áreas excedentes. O episódio mostra como algumas das mais importantes decisões sobre o futuro da estatal são tomadas em Brasília pelo governo, com pouca influência do Conselho de Administração, o que enfraquece a governança corporativa da companhia.


MUNDO

Milhares de crianças que cruzaram a fronteira poderão ficar nos EUA

Silvia Ayuso e Cristina F. Pereda, El País
Apesar da Casa Branca ter advertido que os milhares de menores imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira nos últimos meses acabarão sendo deportados, especialistas e membros da Administração Obama reconhecem que o sistema de imigração atual lhes permite começar uma vida nos Estados Unidos.
“É verdade que vão deportar uma criança de cinco anos?” Esta é a pergunta que pode fazer qualquer um que siga a crise que sofrem os Estados Unidos com a chegada ilegal massiva de menores desacompanhados. Esta semana o congressista republicano Peter King apresentou a questão durante uma das audiências sobre o assunto realizadas na Câmara de Representantes.


Uma imigrante hondurenha e sua filha tentam alcançar o trem em Chiapas, México. Foto: Rebecca Blackwell / AP


MUNDO

Bases da ONU no Sudão do Sul registram recorde de refugiados

O Globo
O conflito no Sudão do Sul levou a um número recorde de refugiados nas bases da ONU, superando pela primeira vez a marca de 100 mil. O fluxo demonstra a deterioração da situação no país mais jovem do mundo, que declarou sua independência em julho de 2011.
Em 25 de junho, a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS) registrou 101.333 refugiados em suas nove bases. Os deslocados vivem sob condições adversas, já que os centros de acolhimento não estão capacitados para abrigar um número tão grande de pessoas. A situação ficou ainda pior com as fortes chuvas das últimas semanas.


Mulheres esperam na fila de distribuição de alimentos em base das Nações Unidas no Sudão do Sul. Foto: Charles Lomodong / AFP


MUNDO

Apresentador abusou de pessoas de cinco a 75 anos durante décadas

BBC Brasil
Um relatório divulgado ontem - e que chocou a Grã-Bretanha - revela que um dos mais conhecidos apresentadores de rádio e TV do país abusou sexualmente de pessoas com idades entre cinco e 75 anos durante décadas dentro de hospitais do Serviço de Saúde Britânico (NHS, na sigla em inglês).
Segundo a investigação, realizada a pedido do Departamento de Saúde da cidade de Leeds, Jimmy Savile , morto em outubro de 2011, cometeu os abusos em 28 hospitais de várias partes da Grã-Bretanha, incluido uma instituição psiquiátrica.



Jimmy Savile teria abusado de crianças e pacientes em hospitais pelo país. Foto: B

0 comentários:

Postar um comentário