sábado, junho 07, 2014

Brasil

POLÍTICA

PGR defende direito ao trabalho externo de Dirceu e Delúbio Soares

Carolina Brígido, O Globo
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou dois pareceres ao Supremo Tribunal Federal (STF) recomendando que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, ambos condenados no processo do Mensalão, obtenham autorização para trabalhar fora do presídio.
Delúbio chegou a trabalhar por quatro meses na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas teve o direito revogado pelo presidente do STF e pelo relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa. No caso de Dirceu, ele sequer obteve o benefício.


POLÍTICA

Ministro do STF manda investigar deputados por cartel de trens em SP

Carolina Brígido, O Globo
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os deputados federais Arnaldo Calil Jardim (PPS-SP) e Edson Aparecido (PSDB-SP) e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) não sejam mais investigados no inquérito que apura fraudes em licitações para a construção de trens e do metrô de São Paulo durante governos tucanos.
A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por falta de indícios contra os três. O inquérito continuará aberto no STF. A pedido do procurador, serão aprofundadas as investigações contra José Aníbal (PSDB-SP) e Rodrigo Garcia (DEM-SP).


ESPORTES

Fifa faz 'recall' de ingressos da Copa por atraso nos estádios

Rafael Barifouse, BBC Brasil
Um número ainda incerto de torcedores terão de trocar seus ingressos para partidas da Copa do Mundo por causa dos atrasos da preparação dos estádios para o Mundial. Eles foram avisados hoje por email pela Fifa. A mensagem diz que "a configuração de um ou vários estádios para os quais foram solicitadas entradas mudou devido ao atraso na finalização dos estádios".
"Por este motivo, e exclusivamente para seu benefício, designamos assentos alternativos na mesma categoria para as partidas às quais você assistirá". Procurada pela BBC Brasil, a Fifa confirmou o "recall" de ingressos e disse que o problema foi causado não só pelo novo mapa de assentos das arenas, mas também por ajustes finais como o redimensionamento da tribuna de imprensa e do reposicionamento de câmeras.



Por causa de numeração errada dos assentos, torcedores terão de trocar seus ingressos. Foto: Reuters


ESPORTES

Mesmo com desempenho abaixo do ideal, Felipão rechaça mudanças

O Globo
As dificuldades enfrentadas pela seleção brasileira, na vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia, ontem no Morumbi, não foram surpresa para o técnico Luiz Felipe Scolari. Os problemas enfrentados pela equipe brasileira, principalmente no primeiro tempo, não mudaram a cabeça do treinador: o time que vai jogar na estreia da Copa do Mundo, contra a Croácia, na próxima quinta-feira, deve ser o mesmo, indicou o treinador:
— Continuo pensando da mesma forma que pensava antes do jogo. Não ligo para o que os outros dizem sobre quem está bem ou mal. Sou eu que escalo a seleção. Sou pago para isso — afirmou Felipão, um pouco irritado com os questionamentos sobre uma possível mudança na equipe.



Felipão durante amistoso com a Sérvia. Foto: Ivo Gonzalez / O Globo


GERAL

Metroviários mantêm paralisação e ameaçam greve geral na Copa

Estadão
A greve do metrô de São Paulo chega neste sábado ao terceiro dia, sem perspectivas e com ameaças tanto do governo quanto dos trabalhadores. O Estado fala em demissões e o sindicato, que manteve a paralisação, promete ampliar a mobilização com apoio do Passe Livre e de sindicatos, e fazer novos piquetes.
Ontem, um desses, no Metrô Ana Rosa, acabou em confronto com a Polícia Militar. Com chuva e 27 estações fechadas, houve extensão do rush e a lentidão alcançou 251 km. O sindicato promete piquetes neste sábado com o dobro de pessoas nas Estações Ana Rosa e Bresser - o coração operacional do sistema, que vem garantindo a abertura de 34 estações.



200 pessoas participaram do ato em apoio aos metroviários. Foto: Evelson de Freitas/ Estadão


GERAL

Casal homoafetivo no Recife consegue licença maternidade de 6 meses

Letícia Lins, O Globo
Os pernambucanos Mailton Alves Albuquerque, de 37 anos, e Wilson Alves Albuquerque, de 42, estão juntos e felizes há 17 anos. A certeza de que ficarão unidos para sempre fez os dois decidirem ampliar a família. Em 2012, com a chegada de Maria Tereza, filha biológica de Mailton, eles se tornaram o primeiro casal homoafetivo a ter dupla paternidade reconhecida legalmente.
Na quinta-feira, nasceu Teo, filho biológico de Wilson. Com isso, Mailton, que é servidor público da prefeitura do Recife, obteve a primeira licença maternidade concedida a um gay no país.

Mailton e Wilson Alves na maternidade onde nasceu Teo, segundo filho do casal. Foto:Hans von Manteuffel / O Globo


GERAL

Ministério Público investiga denúncia de tráfico de órgãos na USP

Ricardo Senra, BBC Brasil
O Ministério Público de São Paulo está investigando denúncias sobre venda ilegal de órgãos para faculdades e hospitais particulares por funcionários do Serviço de Verificação de Óbitos da capital (SVO), entidade que faz parte da Faculdade de Medicina da USP.
A Promotoria suspeita que o serviço, que fica dentro do Hospital das Clínicas, seria omisso na busca por familiares de pessoas que morreram sem amigos ou parentes por perto. Segundo investigação do MP, sem pedir autorização às famílias, o SVO conseguiria extrair e vender órgãos ilegalmente para uma rede de instituições de pesquisa e atendimento médico.



Serviço de Verificação de Óbitos, na Faculdade de Medicina da USP. Foto:Ricardo Senra / BBC Brasil


ECONOMIA

Banco Central estende prazo do programa de intervenção no câmbio

Alexandro Martello, G1
O Banco Central informou que, considerando a necessidade de proteção cambial (“hedge”) demandada pelos agentes econômicos, estenderá, a partir de 1º de julho, o programa de leilões de “swap” cambial - instrumentos que funcionam como venda de moeda no mercado futuro.
"O detalhamento das condições do referido programa, tais como extensão, prazos e montantes das operações, horários e demais características das ofertas, será comunicado ao mercado oportunamente", acrescentou a autoridade monetária. Os leilões de "swaps cambiais" também têm o potencial de diminuir as pressões de alta do dólar.



Objetivo é continuar atendendo à demanda por proteção cambial. Foto: Bloomberg News


MUNDO

Países que oferecem cidadania e passaporte em troca de investimentos

BBC Brasil
Nos filmes de espionagem, como os de James Bond e Jason Bourne, é clássica a cena do espião fugindo com dinheiro e vários passaportes. A novidade é que, cada vez mais, não são apenas os espiões que buscam um segundo passaporte, mas pessoas comuns - principalmente os mais ricos.
O especialista Christian Kalin, da Henley & Partners, que aconselha clientes onde investir e auxilia na obtenção de cidadanias, estima que, a cada ano, milhares de pessoas gastem o equivalente a R$ 4,5 bilhões para obter um segundo, ou mesmo terceiro, passaporte. A opção faz sucesso entre chineses e russos. Países que querem atrair investimentos estão de olho nisso.



São Cristóvão e Nevis têm o programa mais antigo de obtenção de cidadania em troca de investimentos. Foto: Getty Images


MUNDO

Oposicionista foge da Venezuela para os Estados Unidos

Janaína Figueiredo, O Globo
Depois de passar 108 dias na clandestinidade, o venezuelano Carlos Vecchio, coordenador nacional do partido opositor Vontade Popular (VP), acusado pelo governo de incitar a violência, fugiu esta semana para Nova York, onde iniciou uma campanha internacional para “denunciar os abusos e atropelos cometidos pelo governo do presidente Nicolás Maduro”.
Em fevereiro passado, a Justiça ordenou a detenção de Vecchio, que enfrenta as mesmas denúncias feitas contra o presidente do partido, Leopoldo López, preso desde meados de fevereiro passado e que deverá ser julgado no final de julho. O dirigente opositor pedirá a ajuda de vários organismos internacionais, ONGs de defesa dos direitos humanos.



Oposicionista ao governo da Venezuela Carlos Vecchio. Foto: Samuel Hurtado / El Nacional


ECONOMIA

Pesquisa eleitoral faz ação da Petrobras ter maior alta em 1 ano

Rennan Setti, O Globo
A Bolsa brasileira fechou o pregão ontem em sua maior alta em mais de dois meses, depois de pesquisa eleitoral Datafolha mostrar queda nas intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff e redução de sua vantagem sobre Aécio Neves (PSDB) em um possível segundo turno.
Mais sensíveis ao cenário político, as ações de estatais puxaram a alta, com a Petrobras subindo mais de 8%. O índice de referência Ibovespa teve o maior avanço entre as principais Bolsas do mundo, elevando-se 3,04%. O indicador atingiu 53.128 pontos, maior patamar em quase três semanas. Na semana que termina, a Bolsa acumula alta de 3,68%.


Estatais disparam com perspectiva de segundo turno. Foto: Divulgação


ESPORTES

Foto do dia: último teste da seleção antes da Copa

 
Fred comemora único gol da partida do Brasil contra a Sérvia. Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo

0 comentários:

Postar um comentário