segunda-feira, junho 09, 2014

Brasil

POLÍTICA

Alckmin ameaça demitir grevistas do Metrô de São Paulo

Roberta Scrivano e Jaqueline Falcão, O Globo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ameaçou demitir por justa causa os trabalhadores do Metrô caso a greve, que entrará no quinto dia nesta segunda-feira, não termine. Alckmin fez ainda apelos, na noite de ontem, para que os metroviários voltem a trabalhar.
Os metroviários decidiram manter a paralisação do metrô paulista, apesar de o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ter decretado a greve abusiva e determinado o pagamento de multa diária de R$ 500 mil aos dois sindicatos da categoria - o dos metroviários e o dos engenheiros.



Estação Tatuapé do metrô vazia devido a greve de funcionários. Foto: Fernando Donasci / O Globo


POLÍTICA

Assessor de Campos insinua que Aécio usa cocaína

Veja
A equipe de comunicação social de Eduardo Campos vem se especializando em trapalhadas, enquanto a candidatura do ex-governador segue patinando na casa dos 7% das intenções de voto.
Depois de publicar no Instagram uma foto de Campos rindo dentro de um jatinho no dia em que a greve da polícia convulsionava o Recife, hoje a turma desceu ao último nível da baixaria.
O coordenador de mídias sociais da campanha de Campos, Marco Bahé, publicou há pouco no Facebook uma frase insinuando que Aécio Neves é usuário de cocaína.


ESPORTES

Pelé diz preferir 'revanche' contra Uruguai à Argentina

Jamil Chade, Estadão
Pelé quer uma "revanche" contra o Uruguai, o algoz da Copa de 1950. Na noite de ontem, em São Paulo, Pelé participou de um evento da Fifa e foi questionado se temia enfrentar a Argentina numa eventual final da Copa. "Eu prefiro jogar contra o Uruguai. Assim teremos nossa chance de revanche", afirmou.
Apesar do desejo de dar o troco no Uruguai, Pelé adotou um tom bem menos ufanista que alguns dos membros da Comissão Técnica da CBF ao falar da seleção. Para ele, não haverá jogo fácil na Copa e as dificuldades que o Brasil enfrentou contra a Sérvia em seu último amistoso podem ser um recado para que a seleção entenda que terá de superar sérios obstáculos para ser campeão.



Cafu e Pelé durante evento na noite de ontem. Foto: Divulgação


ESPORTES

Seleção brasileira se aproxima do torcedor com gestos de carinho

Maurício Fonseca, O Globo
Logo após a Copa das Confederações do ano passado, o zagueiro David Luiz conversava com os jogadores espanhóis do Chelsea, seu clube na época. No papo, o atacante Fernando Torres, o meia Mata e o lateral Azpilicueta contaram ao brasileiro que, na partida decisiva, todos ficaram impressionados com a participação da torcida na hora da execução dos hinos.
- Eles sabiam que seria difícil segurar a seleção nos primeiros minutos. E foi mesmo, tanto que Fred marcou o primeiro gol antes do primeiro minuto de jogo. A gente precisa da nossa torcida - diz David Luiz, o jogador mais carismático da seleção e um dos preferidos dos torcedores.



Thiago Silva se prepara para bater foto do menino Bernardo Ramos com outros jogadores da seleção. Foto: Alexandre Cassiano / O Globo


ESPORTES

Arena Corinthians recebe ensaio para a cerimônia de abertura

Paulo Favero, Estadão
A Arena Corinthians recebeu ontem um ensaio da cerimônia de abertura da Copa. No teste de luz, som e, principalmente, posicionamento de câmeras, a Fifa simulou o espetáculo de 25 minutos, que contará com a presença de 600 artistas, o que inclui acrobatas e capoeiristas. A estimativa da entidade é que mais de um bilhão de pessoas acompanhem o evento, ao vivo, pela televisão.
No espetáculo, uma bola de oito metros vai percorrer o gramado, acompanhada por diversos elementos de cenografia. Uma preocupação é não danificar o gramado, que será utilizado na sequência da festa, na quinta-feira, para a primeira partida entre Brasil e Croácia. Por isso, tapetes vão cobrir o chão para não desgastar o solo.



Arena Corinthians recebeu ensaio da cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Foto:Rogério Albuquerque / Estadão


GERAL

Paraná decreta estado de emergência em 70 cidades por conta das chuvas

O Globo
Em reunião com a Defesa Civil e secretarios para avaliar os estragos das chuvas, o governador do Paraná, Beto Richa, decretou estado de emergência em 70 cidades. Nove mortes foram confirmadas pela Defesa Civil. Uma pessoa está desaparecida, em Guarapuava, no Centro-Sul do estado, região com os maiores volumes de chuva registrados.
De sexta passada até este domingo, caíram 375 mm de chuva na região central — o que significa que, neste período, cada metro quadrado de solo recebeu 375 litros de água. Segundo a Simepar, em oito dias choveu três vezes mais que a média histórica do mês de junho.


Em Guarapuava, o prefeito Cesar Silvestri Filho decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade. Foto: Divulgação


GERAL

Músicos e filho de Renato Russo brigam por uso do nome da 'Legião'

G1
Uma polêmica na música vira caso de Justiça. De um lado, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, músicos da Legião Urbana. De outro, Giuliano, o filho do líder da banda, Renato Russo. Quem, afinal, pode usar o nome Legião Urbana?
“Há uma insensibilidade que vai contra tudo isso que foi pregado nas letras do Renato, no nosso trabalho, onde a gente se entregou. Isso é aviltante”, reclama Bonfá. “Desejo do meu pai, para mim, é lei”, garante Giuliano.


GERAL

Rio 2016 não cumprirá a promessa de limpar a Guanabara

Pedro Cifuentes, El País
As evidências assustadoras de que a Baía de Guanabara não será limpa antes das Olimpíadas de 2016 (estima-se que a tarefa demoraria cinco anos) levaram o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a reconhecer publicamente que as águas continuarão sujas durante a competição de vela, programada para a segunda maior baía do país, mas a primeira em importância econômica, que abriga o porto da "cidade maravilhosa".
"Lamento que não tenhamos conseguido usar os Jogos para limpar completamente a baía", afirmou Paes em seu primeiro reconhecimento público do estado das águas, recentemente chamadas de "esgoto" por vários velejadores olímpicos.


Foto da Baía de Guanabara em novembro de 2013. Foto: Felipe Dana / AP


ECONOMIA

Burocracia é a maior barreira para estrangeiros

Cássia Almeida, O Globo
Visto, carteira de trabalho e de motorista, validação de diplomas, CPF. A burocracia é a principal barreira que o executivo estrangeiro enfrenta ao escolher vir trabalhar no Brasil. Pesquisa exclusiva que a PricewaterhouseCoopers (PwC), feita com 97 executivos instalados no Rio de Janeiro, mostra que a beleza da cidade e a hospitalidade dos cariocas tornam a qualidade de vida aqui um dos pontos altos eleitos pelos estrangeiros.
- O problema já começa com o visto de entrada. Há casos de executivos que levaram até um ano para conseguir os documentos. Com os investimentos previstos para o Rio nos próximos anos e o pré-sal, o Brasil precisa de recursos humanos preparados numa quantidade suficiente para realizar esses investimentos - afirmou Ivan Clark, sócio da PwC Brasil.


Homem pratica stand up paddle na Praia de Copacabana. Foto: Fernando Quevedo / O Globo


MUNDO

Milícias freiam o processo de paz na Ucrânia

Jerónimo Andreu, El País
Um rumor se espalhou na quinta-feira por Donetsk: os rebeldes tomaram o hospital. Não estava certo. Era um grupo de milicianos que havia ocupado de forma autônoma o último andar de uma ala médica para garantir que um colega doente fosse bem atendido.
Um paciente saiu pela porta explicando que o obrigaram a sair da cama. Um homem armado controlava o local com um ar desafiador. “Eu não me aproximaria: são violentos”, disse uma enfermeira, correndo pelo corredor.
A proliferação de paramilitares que impõem a sua lei é um dos efeitos mais preocupantes do conflito ucraniano. E a tendência continua. Na quarta-feira, Alexander Borodai, o primeiro-ministro da República de Donetsk, uma entidade política constituída por oposição ao governo central, convocava mais voluntários para se defender da ofensiva de Kiev.



Combatente pró-Rússia em um posto fronteiriço abandonado de Chervonopartyzansk, na fronteira com a Rússia. Foto: Shamil Zhumatov / Reuters


MUNDO

Como o Timor Leste virou recordista mundial de homens fumantes

Peter Taylor, BBC Brasil
Quase dois terços dos homens de Timor Leste são viciados em cigarros - uma das mais altas taxas de fumantes do mundo. Mas como essa nação pobre no sudeste asiático chegou a esse ponto? O tabaco é hoje parte da estrutura social do Timor Leste.
Tanto que, caminhando por ruelas escuras em torno de um mercado, respira-se um ar doce vindo do produto à venda nas barracas, ao lado de pilhas de tomates, abóboras e feijão. Um maço de cigarro custa menos que US$ 1. Eles ficam amontoados sob guarda-sóis que estampam o nome de marcas.



Fumo entre os mais jovens vem aumentando ano a ano no país, dizem especialistas. Foto: Getty Images


MUNDO

Ataque ao aeroporto de Karachi deixa mais de 20 mortos

O Globo
Homens fortemente armados atacaram o Aeroporto Internacional de Karachi, no Paquistão, matando mais de 20 pessoas. O ataque ocorreu por volta das 23h30m, no horário local, e se arrastou por mais de cinco horas. Houve um intenso tiroteio entre as forças de segurança e os terroristas, e alguns passageiros ficaram presos dentro do aeroporto.
Segundo funcionários do Hospital Jinnah, em Karachi, entre os mortos havia oito membros das forças de segurança do aeroporto, dois funcionários da Pakistan International Airlines e um atirador.



Policiais cercam o aeroporto internacional de Karachi, após ataque. Foto: Asif Hassan/ AFP

0 comentários:

Postar um comentário