segunda-feira, junho 23, 2014

Cid Gomes desmaia em evento estadual do PDT


cid passa mal
cid passa mal
cid passa mal
Cid é ajudado pelos deputados André Figueiredo e José Albuquerque e em seguida é sentado, vomita e desmaia, sendo carregado, primeiro pelo presidente da AL com a ajuda de Domingos Filho e depois por seguranças
FOTOS: ALEX COSTA
O governador Cid Gomes (PROS)passou mal e desmaiou, ontem, quando discursava na convenção estadual do PDT, partido que compõe a base aliada do seu Governo, que acontecia no Ginásio esportes do Náutico Atlético Cearense. Cid falava já por uns dez minutos, quando interrompeu o discurso para beber água e, em seguida, demonstrou se sentir mal tendo que ser amparado por correligionários.

Cid foi colocado em uma cadeira por alguns minutos, chegando a vomitar e desmaiou. Mesmo com alguns médicos ao lado, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o deputado estadual Lula Morais e o vereador Iraguassu Teixeira, dentre outros, os se apressaram em tirá-lo de lá e nos braços ele saiu do palanque levado pelo deputado José Albuquerque com a ajuda do vice-governador Domingos Filho, para depois ser carregado por seguranças até à rua de onde foi levado de carro para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O prontuário do governador no HGF já registra outras entradas dele com o mesmo problema: hipertensão. Medicado, pouco tempo depois saiu o comunicado oficial informando que ele sofrera uma “hipotensão postural”, ou seja uma queda de pressão arterial, rapidamente restabelecida (a pressão), recebendo em seguida alta. Por volta das 13h40 ele foi para a residência oficial. Na porta do hospital estavam o secretário da Saúde do Ceará e irmão do governador Ciro Gomes e outros políticos. Cid deixou o HGF sem contatos com os políticos e com a imprensa.

Antes de se sentir mal, Cid defendia a reeleição do deputado federal e presidente estadual do PDT, André Figueiredo, falava sobre a identificação de valores da atual gestão com os companheiros do PDT e destacava os feitos dos governos petistas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. Esta não é a primeira vez que o governador passa mal em eventos oficias, o mais recente foi em abril deste ano, durante a inauguração de uma policlínica em Limoeiro do Norte. Na ocasião, ele foi atendido por socorristas do Samu e trazido para Fortaleza de helicóptero. O outro caso aconteceu em 2012 durante a inauguração de uma rodovia em Quixeramobim, no Sertão Central.
Sucessão

Cid Gomes chegou à convenção acompanhado do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e dos pré-candidatos pelo PROS ao Governo do Estado, o vice Domingos Filho, o deputado José Albuquerque e o deputado Mauro Filho. Ele conversou com a imprensa sobre a sucessão estadual.
Cid afirmou que o PROS está seguindo um cronograma que tem como sequência partido, programas e por fim nomes. Ele explicou que, no momento, o partido continua concentrado em reunir o maior número de partidos e em definir um programa de Governo, e, por isso, a decisão dos nomes que irão compor a chapa majoritária só sairá nesta semana.
Cid ainda relatou que amanhã deve acontecer uma nova reunião com os 23 partidos que fazem parte da base e a presença de um novo aliado, o PRB. O encontro deve girar em torno das coligações proporcionais e do debate dos cinco grupos que estão cuidando de aprofundar programas nas áreas da saúde, segurança, educação, desenvolvimento e políticas sociais, como feito na última reunião.

“A gente está nesse momento compenetrado em reunir o maior número de partidos e definir um programa de governo”. O governador ainda classificou como natural as manifestações do PCdoB que defendem a manutenção da candidatura de Inácio Arruda ao Senado Federal, mas informou que ainda não é o momento certo para essa definição. “É natural que o PCdoB que tem um senador pleitear a manutenção de uma candidatura ao Senado, mas isso será debatido em grupo ao tempo certo”.
Evento

O PDT no Ceará oficializou os nomes de 36 candidatos que tentarão conquistar vagas na Assembleia Legislativa do Estado e apenas uma cadeira na Câmara Federal. O deputado federal e presidente estadual do partido André Figueiredo tentará a reeleição sendo o único nome do partido a pleitear vaga na Câmara dos Deputados.
O ginásio estava lotado de filiados ao partido que durante a convenção ratificaram, por unanimidade, o apoio ao candidato do governador Cid Gomes, que ainda não foi escolhido pelo PROS. No âmbito nacional, o partido prestará apoio a presidente Dilma Rousseff (PT).

No encontro de ontem, André Figueiredo ressaltou o apoio do partido ao Governo Cid Gomes e evidenciou a atuação dos pedetistas na administração estadual nas áreas de trabalho e educação. O presidente do PDT também lembrou dos 10 anos da morte de Leonel Brizola, que fundou o partido em 1980.

O deputado estadual Heitor Férrer deixou o evento antes da chegada do governador Cid Gomes e correligionários, ele confirmou que, apesar de o PDT fazer parte da base aliada, não participará do palanque do candidato do governador para manter a coerência do seu posicionamento político.

O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, foi representado pelo ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias. Além dele, entre presentes representantes dos partidos PROS, PT e PCdoB. O prefeito Roberto Cláudio e três pré-candidatos do PROS ao Governo do Estado, discursaram em apoio ao PDT e a manutenção da aliança entre o partido e o PROS. Mauro Filho enfatizou os avanços na economia e na geração de emprego no Estado. Domingos Filho destacou o apoio que o Governo recebe do PDT e José Albuquerque ressaltou os investimentos feitos na área da segurança. O último a se manifestar foi o governador Cid Gomes até sofrer o desmaio e interromper os trabalhos da convenção pedetista.

0 comentários:

Postar um comentário