quarta-feira, junho 18, 2014

Crateús realiza Fórum estadual da Governança

Image-0-Artigo-1638759-1
A reunião teve por objetivo apresentar o orçamento do Estado, assim como também desafios e agrupamento de sugestões da população. Na ocasião, os gestores apresentaram as principais realizações
FOTO: LUANNA LEITÃO
Crateús. A segunda etapa de construção do Porto do Pecém deverá gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos, além de impactar positivamente em obras de mobilidade. Essa foi uma das realizações destacadas pelo governo do Ceará, durante a realização do Fórum da Governança Colaborativa, que aconteceu no auditório da Crede 13, neste município. Na ocasião, foram apresentados o orçamento do Estado, assim como também, desafios e agrupamento de sugestões da população.
A reunião, que aconteceu na segunda-feira passada, foi presidida pelo vice-governador Domingos Filho. O Fórum contou com a participação de prefeitos, deputados, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
O vice-governador informou sobre os investimentos que estão sendo realizados na área de infraestrutura, com destaque para as obras na Região Metropolitana de Fortaleza. Assegurou que irá impactar positivamente na mobilidade urbana, dando destaque ao transporte metroviário. No caso do Porto do Pecém, será responsável pelo deslocamento para exportação de minério de ferro da região de Quiterianópolis ao terminal portuário. Lembrou que o setor da saúde tem grande prioridade na gestão, especialmente com a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, Hospital Regional, Policlínica.
Também presente à reunião, o deputado federal, Mauro Filho, disse que antes da atual gestão não existia nenhum hospital regional. Ao mesmo tempo, chamou a atenção para o fato de que os recursos hídricos devem oferecer garantia de abastecimento nos perímetros urbanos, por conta do projeto de "Cinturão das bacias de água do Ceará" com a criação de 1300 km de canal para abastecimento da população.
Estradas
O transporte rodoviário também foi objeto de discussão, durante o evento. Segundo Mauro Filho, as rodovias, que em 2007 somavam 6.188 quilômetros com malha asfaltada, atualmente totalizam 7.441 quilômetros, com 20% de novas estradas. Segundo o vice-governador, foi um ganho considerável na quantidade e qualidade.
Um outro tema da pauta foi o setor de educação. O parlamentar lembrou a construção das escolas profissionalizantes, atualmente com 102 unidades em funcionamento. Chamou a atenção para projetos como o Programa de Aprendizagem na Idade Certa( PAIC).
O turismo também foi outro segmento destacado nas ações desenvolvidas na atual gestão, no sentido de alavancar o desenvolvimento do Estado. Uma ênfase foi dada ao Centro de Eventos do Ceará. De acordo com o vice- governador, "trata-se do maior equipamento moderno do gênero no País". Ele disse que se insere em outras ações voltadas para o desenvolvimento do setor.
Segundo Domingos Filho, o fórum é uma oportunidade de transparência e diálogo. Para ele, a ocasião serve para mostrar o que foi feito e o que deve ser realizado pela gestão, com o respaldo da vontade e manifestação populares.
Objetivo
"A Governança Colaborativa objetiva mostrar às pessoas o conjunto de contribuição que se deu lá atrás: no planejamento do Estado, no plano plurianual de investimentos, no orçamento estadual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)", disse.
Domingos Filho ressaltou a participação das populações nessas ações, uma vez que buscam "democraticamente que as pessoas façam a sua crítica positiva sobre aquilo que nosso governo fez bem, o conjunto da ideia dele e daquilo que ainda nos desafia para nos ajudar a continuar planejando o Estado. O objetivo fundamental é promover um diálogo social com as pessoas e com muita humildade receber delas a colaboração", ressaltou. Durante a reunião, foram instaladas urnas, a fim de que os participantes do fórum pudessem inserir suas colaborações, sugestões, críticas ao que foi realizado e do que pode ser feito pelo governo.
Mais informações:
Secretaria de Planejamento e Gestão
Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, Edifício Seplag
Telefone: (85) 31014532
Luanna Leitão
Colaboradora

0 comentários:

Postar um comentário