terça-feira, junho 17, 2014

Dilma declara apoio a Pros, mas Lula se recusa a falar com Cid Gomes

O governador Cid Gomes saiu nesta segunda-feira (16) da reunião com a presidenta Dilma Roussef com a garantia de que o PT apoiará o nome indicado por ele para disputar o Governo do Ceará.  A decisão esvaziaria a pré-candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) e de acordo com o jornal O Globo. 

O anúncio de apoio ao candidato do Pros por Dilma teve como desculpa o fato do diretório peemedebista do Ceará ter sido contabilizado entre os que deram votos contra a aliança nacional do PT com o PMDB, na convenção nacional da semana passada.


 Eunício e o presidente da Fundação Ulisses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS),negaram a falta de apoio na convenção e rechaçaram essa tese de traição. O senador cearense sempre destacou apoio à reeleição de Dilma.
 "Ficou acertado que o PT vai apoiar o candidato de Cid. Só falta definir o nome. O PMDBde Eunício vai ficar só. Perguntei ao Berzoini e ele me garantiu que o PT não arreda o pé e está fechadíssimo comigo na chapa para o Senado", disse o deputado federal José Guimarães.
 Ontem (16), à tarde, surgiram informações de que o governador Cid Gomes queria que a presidenta Dilma Roussef convencesse Guimarães a desistir de sua candidatura ao Senado. Essa hipótese foi descartada. Guimarães é candidato, e caso Cid vete seu nome, ele fechará uma aliança com Eunício.
 Diante disso, Cid já definiu: o candidato a senador na chapa do PROS será o deputado federal José Guimarães. Seu adversário na chapa de Eunício ainda não está decidido.
 Cid tenta conversar com ex-presidente Lula e não consegue
 Após o ex-presidente Lula ter anunciado que apoiará o nome do senador Eunício Oliveira na disputa ao Governo do Ceará, o governador Cid Gomes prometeu  conversar com o ex-presidente. E tentou falar com Lula, por mais de uma vez, mas não conseguiu.
 Segundo o Correio Braziliense, a idéia é contar a Lula a versão de Cid da história que levou ao cenário de duas candidaturas pró-Dilma em solo cearense. Para Cid, o objetivo era montar um programa e decidir no fim quem seria o candidato. "Ele (Eunício) quis discrepar disso e lançar a candidatura. Eu respondi que não poderia assumir um compromisso com ele porque temos outros partidos",disse o governador ao Correio.
 Eunício nunca concordou com essa tese de Cid, e não escondeu seu desejo de ser candidato ao Governo do Ceará. Lula o estimulou, tanto que no último encontro deles, ao sugerir que iria desistir a seu pedido, o ex-presidente mandou ele manter a sua candidatura.

0 comentários:

Postar um comentário