terça-feira, julho 01, 2014

Brasil

POLÍTICA

José Serra disputará o Senado pelo PSDB

Silvia Amorim, O Globo
Um dia depois de ter inscrito o ex-governador José Serra na lista de candidatos a deputados federal, o PSDB de São Paulo decidiu, no final da noite desta segunda-feira, que o tucano disputará uma vaga ao Senado. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PSDB no estado, Duarte Nogueira, após reunião com a direção do partido, que começou faltando poucos minutos para a meia-noite.
Na suplência de Serra, foram acomodados o deputado tucano José Aníbal e o presidente do PRB, Marcus Pereira. Com isso, partido acredita ter solucionado o último impasse que impedia o registro de candidatura da chapa de Alckmin.



PSDB oficializou a candidatura de José Serra no final da noite de ontem: tucanos acreditam ter solucionado último impasse que impedia o registro da candidatura da chapa de AlckminMichel Filho / O Globo


POLÍTICA

Aloysio Nunes é confirmado vice na chapa de Aécio Neves

Maria Lima e Cristiane Jungblut, O Globo
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi oficializado como candidato a vice-presidente de Aécio Neves, que disputará a Presidência da República. Aécio se reuniu ontem com a Executiva Nacional do partido para convalidar as chapas estaduais e fechou o nome do vice. Aécio disse que a escolha de Aloysio foi "politicamente acertada".
"Tenho a alegria enorme de anunciar o senador Aloysio como meu companheiro de chapa. É uma homenagem à coerência, algo que está em falta na política", disse. "Aloysio é um homem honrado, competente e que honra a política brasileira."



Aécio Neves oficializa Aloysio Nunes como candidato a vice. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

PP de Maluf abandona Padilha e anuncia apoio a Skaf em SP

Julianna Granjeia, O Globo
O diretório estadual do PP-SP, presidido pelo deputado Paulo Maluf, decidiu ontem, último dia do prazo para a composição das alianças, abandonar a campanha de Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo do estado de São Paulo, para apoiar a candidatura de Paulo Skaf (PMDB).
Com o recuo do PP - um mês depois do aperto de mão entre Maluf e Padilha para selar o apoio -, o PT perde mais um partido da base aliada do governo federal. PDT, PROS e PSD também já declararam apoio a Skaf.



Paulo Maluf ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. Foto: Michel Filho / O Globo


POLÍTICA

No Rio, Dilma divide palanque com adeptos do Aezão

Pâmela Oliveira, Veja
No primeiro evento público no Rio após o lançamento do Aezão, movimento de apoio às candidaturas de Aécio Neves, para o Palácio do Planalto, e de Luiz Fernando Pezão, para o governo fluminense, a presidente Dilma Rousseff dividiu o palanque com peemedebistas dissidentes que declararam apoio ao tucano.
O encontro aconteceu na tarde de ontem, durante a inauguração dos conjuntos residenciais Zé Keti e Ismael Silva, no Estácio, na Zona Norte da cidade. Entre os "companheiros de palanque" de Dilma estavam o deputado Rafael Picciani, filho do idealizador do Aezão, e o prefeito de Queimados, Max Lemos, além de outros quadros do PMDB.




Dilma e Pezão na inauguração de hospital em Saquarema, no Rio de Janeiro. Foto:Shana Reis / Divulgação


ESPORTES

Felipão tenta baixar adrenalina dos jogadores

Carlos Eduardo Mansur, O Globo
Os apelos emocionais, motivacionais, perderão espaço nas reuniões entre comissão técnica e jogadores da seleção brasileira. Há um consenso de que alguns deles passaram do ponto e estão emocionalmente fora do padrão desejável. É hora de menos coração e mais razão. Esta será a tônica do trabalho em Teresópolis, que poderá ter a presença da psicóloga Regina Brandão, nos dias anteriores à viagem para Fortaleza, local do jogo de sexta-feira, contra a Colômbia.
A tentativa é de estabilizar o time na reta final da Copa do Mundo, tentar que os jogadores mantenham o controle. Uma das estratégias é mostrar que o pior já passou. Em outras palavras, que um vexame de proporções enormes já foi evitado. Isso aconteceria com uma queda precoce no Mundial, caso o time saísse na primeira fase ou até nas oitavas de final.



A emoção de Felipão e Neymar na vitória dramática sobre o Chile. Foto: Marcelo Theobald / O Globo


ESPORTES

Alemanha bate Argélia na prorrogação e enfrentará França

Angus MacSwan, Reuters
A Alemanha foi pressionada até o fim por uma inspirada seleção da Argélia ontem, antes de Andre Schuerrle e Mesut Ozil garantirem a vitória na prorrogação por 2 x 1, colocando os europeus nas quartas de final para enfrentar a França. Os africanos jogaram com energia e confiança para regularmente conseguir expor a defesa alemã, e Islam Slimani conseguiu balançar a rede ainda no tempo regulamentar, mas o gol foi anulado por impedimento.
Embora o favoritismo dos alemães tenha prevalecido, os argelinos deram muito trabalho para serem superados, e o jogo permaneceu empatado em 0 x 0 por todo o tempo regulamentar. "Mostramos ao mundo todo que a Argélia tem um grande time. Agora as pessoas em todo o mundo viram nossas qualidades", disse o defensor Madjid Bougherra.



Schuerrle comemora gol da Alemanha contra a Argélia. Foto: Edgard Garrido / Reuters


ESPORTES

Argentina enfrenta primeiro grande teste contra a Suíça

Ciro Campos e Gonçalo Junior, Estadão
A Argentina sabe que corre riscos, contra a Suíça, pelas oitavas de final, na Arena Corinthians, a partir das 13 horas. Depois de enfrentar adversários medianos, esse será o primeiro grande teste de sua defesa diante de um rival organizado e com um ataque de respeito. A Suíça, por sua vez, reconhece que está diante de uma das favoritas e espera surpreender, conseguindo seu melhor desempenho em Copas.
Em vez de encher o time de volantes, o técnico Alejandro Sabella decidiu manter a postura ofensiva do 4-3-3 e espera que seu ataque compense as eventuais falhas dos zagueiros. “Confiamos em nossa capacidade ofensiva, mas sabemos que estamos expostos. São os riscos com os quais jogamos”, afirma o lateral Zabaleta.



Di Maria e Messi treinaram ontem. Foto: José Patrício / Estadão


ESPORTES

“Se a Copa não fosse aqui, o Brasil já estaria eliminado”

Pedro Cifuentes, El País
Tostão (Belo Horizonte, 1947) participou de uma das melhores seleções da história do futebol: o Brasil que conquistou a Copa do Mundo de 1970, na qual foi eleito o melhor jogador. Atacante e meio-campista canhoto de enorme habilidade e visão de jogo, uma lesão no olho o obrigou a deixar o futebol aos 26 anos. Entretanto, é considerado um dos 20 melhores jogadores de futebol sul-americanos do século XX. Chegou a ser apelidado Pelé branco.
Hoje em dia, se tornou uma espécie de pensador midiático do futebol, sendo um elemento principal e constante do debate futebolístico no Brasil. Tostão falou sobre a complicada realidade da seleção brasileira, classificada nos pênaltis para as quartas de final após um angustiante duelo contra o Chile, numa Copa em que a seleção Canarinho parece obrigada a vencer.


Tostão celebra um gol no final da Copa de 1970 contra a Itália. Foto: Getty Images


GERAL

Técnica triplica tempo de preservação de órgãos para transplante

BBC Brasil
Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova técnica que pode preservar órgãos durante dias antes que eles sejam transplantados. O "superesfriamento" combina a refrigeração do órgão ao bombeamento de nutrientes e oxigênio pelos vasos sanguíneos.
Em testes feitos em animais, cujas conclusões foram publicadas na revista Nature Medicine, fígados superesfriados foram transplantados com sucesso até três dias após serem retirados. Com a tecnologia atual, um fígado permanece próprio para doação por 24 horas.


Nova tecnologia permite conservação de fígado por 3 dias. Foto: Havard University


GERAL

São Paulo aprova Plano Diretor para os próximos 16 anos

G1
O Plano Diretor Estratégico (PDE) foi aprovado ontem (30). Foram 44 votos a favor e 8 contra. O texto que segue para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT) tem entre seus pontos principais o adensamento populacional em eixos de transporte.
A nova lei vai permitir que mais imóveis sejam construídos em vias com boa rede de ônibus e Metrô. "O plano propõe tornar a cidade mais “compacta”, com mais pessoas morando em áreas já urbanizadas, reduzindo desse modo, os deslocamentos, e aproximando moradia e emprego", afirma o relator Nabil Bonduki.


GERAL

Chuvas deixam 360 mil desabrigados na América do Sul

Alejandro Rebossio, El País
Mais de 360.000 sul-americanos tiveram de ser retirados de suas casas nos últimos dias por conta de inundações no Paraguai, no sul do Brasil e nordeste da Argentina. Chuvas intensas, atípicas para esta época do ano na região, causaram o transbordamento dos rios Paraguai, Uruguai, Iguaçu e, em menor escala, do Paraná e outros afluentes.
O Paraguai é o mais atingido: 300.000 pessoas ficaram desabrigadas no país, das quais 75.800 vivem em Assunção, que nunca antes em sua história havia sofrido uma inundação com tantos afetados. Nos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as pessoas desabrigadas somam 50.749. Na Argentina, há 13.000, sobretudo nas províncias de Misiones e Formosa, e também alguns em Corrientes e Chaco.


Duas crianças em um bairro de Assunção na última sexta-feira. Foto: A. Cristaldo / EFE


ECONOMIA

Controladoria apura empréstimos à refinaria de Pasadena

Vinicius Sassine, O Globo
A Controladoria Geral da União (CGU) pediu à Petrobras que explique empréstimos no valor de US$ 1,382 bilhão à refinaria de Pasadena, no Texas, quantia que não se confunde com gastos de US$ 1,3 bilhão com a compra e os litígios envolvendo o empreendimento. O documento foi remetido à presidente da estatal, Graça Foster, no último dia 11, e deveria ter sido respondido até o dia 17.
A cobrança por explicações faz parte da auditoria instaurada para apurar supostas irregularidades na compra da refinaria. Os auditores da CGU reproduziram no ofício um balanço apresentado em reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em junho de 2012, com os números relacionados à refinaria, referentes ao mês anterior.



Refinaria Pasadena, da Petrobras: CGU apura empréstimos à refinaria de US$ 1,4 bilhão. Foto: Divulgação


ECONOMIA

Argentina cria comissão para negociar com 'fundos abutres'

Veja
O Ministério da Economia da Argentina informou que designou uma delegação para viajar a Nova York no próximo dia 7 de julho para se reunir com Daniel Pollack, negociador escolhido pelo juiz americano Thomas Griesa para tratar sobre o pagamento aos fundos de hedge que não aceitaram a reestruturação da dívida argentina — os chamados "fundos abutres".
Segundo o comunicado do governo argentino, o juiz afirmou que está disposto a negociar para que não haja o calote da dívida. O vencimento dos juros sobre a dívida argentina venceram ontem, mas será considerado calote apenas em 30 de julho caso o país não honre seus compromisso com os credores.



Cristina Kirchner: governo aceitou ir a Nova York para negociar. Foto: Leo La Valle / AFP


ECONOMIA

Governo mantém o IPI reduzido para veículos e móveis

Lino Rodrigues, O Globo
O governo federal decidiu prorrogar até o fim deste ano as alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos e móveis, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O IPI voltaria à alíquota normal hoje, 1º de julho.
O anúncio foi feito depois de reunião com representantes de ambos os setores. A renúncia fiscal do governo pela prorrogação em automóveis será de R$ 800 milhões só no segundo semestre, calculou o ministro. Já por conta do setor moveleiro, a renúncia será de R$ 161,6 milhões no mesmo período.



Mantega: “Estamos trabalhando para que este ano as vendas de veículos sejam semelhantes às do ano passado.” Foto: Marcos Alves / O Globo


ECONOMIA

Plano Real faz 20 anos em meio a legados e desafios

Estadão
Ao completar 20 anos, o Plano Real conseguiu vencer a sua principal batalha: acabar com a hiperinflação. Antes de a nova moeda entrar em circulação, em junho de 1994, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estava em 47,43% ao mês. Em julho daquele mesmo ano, a inflação caiu para 6,84%.
A estabilização permitiu avanços: o mercado de trabalho se formalizou, a desigualdade social diminuiu, o Brasil passou de devedor a credor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a economia brasileira foi elevada a grau de investimento pelas principais agências internacionais de classificação de risco.
Apesar da estabilidade, que colocou o País num novo patamar de desenvolvimento, a economia ainda tem diversos desafios, como a manutenção dos índices de inflação e a até redução deles para patamares similares aos de países desenvolvidos. O Brasil não conseguiu, por exemplo, resolver um dos eternos dilemas: conjugar alto crescimento com uma baixa inflação.





MUNDO

Justiça fecha o cerco contra o ex-presidente francês Sarkozy

Gabriela Cañas, El País
A justiça francesa não dá trégua ao ex-presidente da República Nicolas Sarkozy. Na segunda-feira, a polícia judiciária interrogou e prendeu o advogado do político, Thierry Herzog, e o juiz do Supremo Tribunal Gilbert Azibert. Ambos, segundo suspeita o escritório anticorrupção especializado em infrações financeiras e fiscais, poderiam fazer parte de uma rede de informantes que mantinham o antigo morador do Elísio a par dos escândalos de financiamento ilegal que agora o ameaçam.
As detenções ocorreram em função da investigação sobre tráfico de influência e violação do segredo de instrução nas mãos de dois juízes de Paris e não se descarta que o próprio Sarkozy seja convocado nos próximos dias para ser interrogado sobre o assunto.



Ex-presidente Sarkozy chega à Assembleia Nacional, no ano passado. Foto: Reuters


MUNDO

Ucrânia vai retomar ações militares contra separatistas

Veja
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou que não vai renovar o cessar-fogo unilateral com os rebeldes separatistas. A ação militar no leste será reiniciada nesta terça-feira. A decisão ocorre mesmo com apelos da Rússia e de países europeus para que a trégua fosse estendida pela segunda vez.
"Nós vamos atacar, nós vamos libertar a nossa terra", disse o presidente. "Essa decisão é a nossa resposta aos terroristas e aos saqueadores." Poroshenko disse que qualquer chance de paz foi perdida por causa das "atividades criminais" dos rebeldes.


Exército ucraniano faz operação em Izium, no leste do país. Foto: Dmitry Madorsky / Reuters


MUNDO

Israel bombardeia Gaza e explode casas na Cisjordânia

O Globo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou ataques áereos à Faixa de Gaza e mandou queimar as casas na Cisjordânia dos suspeitos de sequestrarem três jovens israelenses encontrados mortos ontem. Netanyahu culpa o Hamas, que controla Gaza, pelo sequestro dos jovens.
O grupo negou ter qualquer responsabilidade mas parabenizou a ação. Ao menos três outros grupos radicais reivindicaram o sequestro dos israelenses. Segundo as autoridades palestinas, ninguém ficou ferido até agora. As vítimas, Eyal Yifrach, 19, Naftali Frenkel, 16, e Gilad Shaer, 16, eram alunos de escolas religiosas judaicas.



Explosão em Rafah, na Faixa de Gaza após ataque israelense. Foto: Said Khatib / AFP


0 comentários:

Postar um comentário