quinta-feira, julho 10, 2014

Brasil

POLÍTICA

Arruda é condenado por improbidade, mas mantém candidatura ao DF

Mariângela Gallucci, Estadão
Desembargadores do Distrito Federal confirmaram ontem, por 2 votos a 1, a condenação do ex-governador José Roberto Arruda (PR) por ato de improbidade administrativa. Suspeito de envolvimento com um esquema de compra de apoio político batizado de mensalão do DEM, Arruda é novamente candidato ao governo do Distrito Federal.
Ele pode recorrer da decisão a órgãos superiores do Poder Judiciário. A condenação de Arruda, que chegou a ser preso em 2010, pelo Tribunal de Justiça (TJ), ocorre depois do pedido de registro da candidatura na Justiça Eleitoral. Atualmente, não há impedimento legal para que ele dispute mais um mandato de governador.



José Roberto Arruda. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

Com aposentadoria adiada, Barbosa pede férias do STF

G1
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, marcou para o período de 14 a 31 de julho suas férias, informou a assessoria de imprensa da Corte. Neste período, quem ficará no plantão, para decisões urgentes em ações no STF, será o vice-presidente, o ministro Ricardo Lewandowski.
Durante todo o mês de julho, os ministros tiram férias, mas o presidente fica responsável pelos processos em tramitação. Joaquim Barbosa havia anunciado sua aposentadoria para junho, mas decidiu adiar a saída para o dia 6 de agosto.


POLÍTICA

A Copa politizada

Afonso Benites, El País
A inevitável politização da Copa do Mundo aconteceu nesta semana impulsionada, principalmente, pela humilhante derrota brasileira para a Alemanha na semifinal do torneio (1x7). Enquanto os governistas clamam para a seleção dar a “volta por cima” (ao som da canção de Paulo Vanzolini), alguns oposicionistas aproveitam o momento para criticar a gestão Dilma Rousseff.
A artilharia da oposição é puxada pelo ex-jogador e deputado federal Romário (PSB). Em um longo e ácido texto publicado em seu Facebook, o principal atacante do tetracampeonato volta a xingar a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e diz estar revoltado com o Mundial.



Torcedores na goleada da Alemanha sobre o Brasil, no Mineirão. Foto: Laurence Griffiths / Getty Images


ESPORTES

Brasileiros agridem argentinos próximo à Arena Corinthians

BBC Brasil
As provocações entre torcedores brasileiros e argentinos durante partida entre Holanda e Argentina na Copa do Mundo nesta quarta-feira acabaram em agressões contra os estrangeiros próximo à Arena Corinthians, em São Paulo. A confusão começou dentro de um bar, próximo à estação do Metrô Artur Alvim - onde centenas de torcedores que não tinham ingressos para entrar no estádio assistiram à partida.
As brincadeiras e cânticos provocativos se transformaram em agressões por parte de brasileiros aos argentinos, que tiveram que tirar as camisas de sua seleção e fugir do local.



Argentinos são agredidos por brasileiros.


ESPORTES

Um país nocauteado

Antonio Jiménez Barca, El País
Na cafeteria da esquina de um bairro comum de São Paulo, próximo à estação de metrô de Pinheiros, um policial cabisbaixo sentado no balcão conversava com um aposentado ainda mais cabisbaixo sob os olhares de um garçom silencioso porém ainda mais deprimido. O aposentado, então, deu um tapa na mesa e resmungou, para que o policial o ouvisse: "Quem dera o Chile tivesse nos eliminado nos pênaltis. Quem dera".
O Brasil acordou incrédulo, triste, nocauteado, imerso ainda na névoa tóxica do pesadelo dos 7x1, em suas funestas consequências. Um comentarista de rádio madrugador da emissora CBN falava da falta de tática futebolística da equipe de Scolari.
Mas um segundo comentarista, meia hora depois, comentou que a acachapante derrota, segundo ele, despertou outra vez o complexo de inferioridade do brasileiro e o devolve de uma vez para a realidade cheia de problemas da qual escapou durante o longo mês em que a seleção durou na Copa.



Um vendedor oferece várias bandeiras, não mais a do Brasil, em Copacabana. Foto:EFE


ESPORTES

Nem Messi nem Robben, Mascherano

Ramon Besa, El País
A Argentina salvou a honra da América e disputará a final do Maracanã contra a Alemanha. “Brasil, diga-me o que sente ao ter em casa o seu papai (...) Você vai ver o Messi, a Copa ele vai nos trazer, Maradona é maior do que Pelé”, é a canção que a torcida alviceleste não para de cantar desde que chegou ao Rio de Janeiro.
Não há consolo possível para a anfitriã, obrigada a disputar a partida do castigo contra a Holanda, a eterna derrotada da Copa. Não há tampouco seleção mais difícil de descascar que a argentina do Chefinho Mascherano, reencarnado no Negro Obdulio Varela, o Chefe do Uruguai em 1950. Messi ainda tem a possibilidade de ser a maior celebridade do futebol graças a Mascherano e ao goleiro Romero, que foi como Goicoechea na Copa da Itália (1990) na semifinal contra a azzurra.



A Argentina comemora sua classificação. Foto: Clive Rose / Getty Images


GERAL

Polícia indicia 12 acusados por venda ilegal de ingressos

O Globo
O delegado Fábio Barucke, titular da 18ª DP (Praça da Bandeira), entregou ao Ministério Público do Rio de Janeiro o relatório do inquérito que investiga a ação de uma quadrilha internacional de cambistas que esperava lucrar mais de R$ 200 milhões neste mundial.
Além do britânico Raymond Whelan, diretor executivo do escritório de acomodações da Match Services junto à Fifa no Rio, foram indiciados o franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, apontado como o chefe da quadrilha, e outros dez suspeitos, todos brasileiros. No relatório, o delegado pede a prisão preventiva de 11 acusados.



Mohamadou Lamine Fofana é levado preso. Foto: Hudson Pontes / O Globo


GERAL

Educação financeira desafia escolas

Veja
Apenas um em cada sete estudantes de 15 ou 16 anos de idade é capaz de realizar operações simples e cotidianas relativas a finanças, como compreender detalhes de uma fatura ou calcular o preço de um quilo de um alimento no supermercado. É o que revela a edição de educação financeira do Pisa (Programme for International Student Assessment), mais importante avaliação educacional do planeta, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O relatório divulgado nesta quarta-feira é o primeiro que avalia os conhecimentos financeiros dos estudantes. Os dados foram extraídos do Pisa 2012 e compila os resultados alcançados por 29.000 jovens em 18 nações.


Apenas 15% dos estudantes conseguem tomar decisões simples sobre finanças pessoais, aponta estudo da OCDE. Foto: Thinkstock


GERAL

Justiça de Goiás nega pedido de Demóstenes para encerrar processo

Veja
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) rejeitaram por unanimidade ontem recurso do ex-senador Demóstenes Torres que pedia anulação das provas e extinção da ação em que ele responde por oito crimes de corrupção passiva.
No mesmo processo, o Ministério Público denunciou o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e Cláudio Dias de Abreu, ex-diretor da Construtora Delta, por corrupção ativa.



Demóstenes Torres teve seu mandato cassado, no plenário do Senado. Foto: Antônio Cruz / ABr


ECONOMIA

Banco do Vaticano será dirigido por empresário francês

Veja
O empresário francês Jean-Baptiste de Franssu foi nomeado nesta quarta-feira para a direção do Banco do Vaticano, oficialmente chamado de Instituto para as Obras de Religião (IOR), substituindo o industrial alemão Ernst von Freyberg, anunciou a Santa Sé.
De Franssu, de 51 anos, dirigia até agora, em Bruxelas, uma empresa de assessoria de fusões e aquisições, chamada Incipit. Até outubro de 2011, foi diretor-executivo da Invesco Europe e anteriormente havia sido diretor do Groupe Caisse des Dépôts et Consignations da França. O Vaticano afirmou que ele assumirá suas funções ainda esta quarta.


O papa Francisco, no Vaticano. Foto: Alberto Pizzoli / AFP

0 comentários:

Postar um comentário