sexta-feira, julho 11, 2014

Brasil

POLÍTICA

Procuradoria eleitoral diz que Arruda não pode assumir se for eleito

Evandro Éboli e André de Souza, O Globo
A Procuradoria Regional Eleitoral do Distrito Federal informou ontem que está analisando se entra com recurso para impugnar a candidatura de José Roberto Arruda (PR), que disputa o governo do Distrito Federal.
O Ministério Público, porém, com base na Lei da Ficha Limpa, entende que se a decisão do TJDF, que o condenou em segunda instância por improbidade, for mantida até a sua diplomação — caso Arruda vença o pleito — ele não poderá assumir o cargo. A Procuradoria lembra que o candidato pode recorrer da sentença em tribunais superiores, que ainda podem absolvê-lo.


José Roberto Arruda. Foto: André Dusek / Estadão


POLÍTICA

Dilma terá o dobro do tempo de TV de Aécio e Campos juntos

Isabel Braga, o Globo
A coligação de partidos que apoia a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais deste ano terá 11 minutos e 48 segundos em cada bloco de 25 minutos da propaganda eleitoral de rádio e televisão ao dia. O tempo é quase três vezes maior que o reservado à coligação de partidos do candidato Aécio Neves (PSDB), que terá direito a 4 minutos e 31 segundos.
Terceiro colocado nas últimas pesquisas de intenção de votos, o candidato do PSB, Eduardo Campos, se apresentará com 1 minuto e 49 segundos. Os tempos foram estabelecidos em minuta de resolução que ainda terá que ser aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.


POLÍTICA

Aécio Neves apostará nas urnas de São Paulo e do Nordeste para vencer

Pedro Marcondes de Moura, El País
A derrota retumbante do Brasil frente a Alemanha fez a nação fitar outro espetáculo agendado para este ano: a eleição presidencial. Com os sonhos do hexa ainda vivos, os presidenciáveis não tinham outra alternativa a não ser permanecer em seus bancos de reserva em frente aos televisores. Mas o impensável 7 a 1 mudou tudo.
A batalha do Planalto, também realizada a cada quatro anos, voltou à baila. E a campanha começou oficialmente, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta semana. Os oposicionistas enfrentarão então uma disputa de tiro curto para impedir a reeleição da favorita Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT).



Aécio Neves, PSDB, possui 20% dos votos.


ESPORTES

Neymar defende Felipão e diz que torce pela Argentina

Veja
O atacante Neymar retornou à Granja Comary, em Teresópolis, ontem e falou publicamente pela primeira vez desde a goleada da Alemanha que eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo. O jogador lamentou o "apagão” no primeiro tempo, mas se disse orgulhoso de seus companheiros. “Seria uma injustiça a gente ficar marcado como o (goleiro) Barbosa em 1950.”
Ele chegou a chorar ao relembrar a contusão que o tirou do Mundial e condenou a entrada do colombiano Zúñiga. “Se fosse dois centímetros para dentro, eu poderia estar na cadeira de rodas.” Neymar revelou ter recebido um telefonema de Zúñiga logo após a contusão e afirmou não guardar mágoas do colombiano. Ele surpreendeu ao dizer que torcerá pela Argentina na final contra a Alemanha, domingo, e ao condenar as palavras de seu empresário, que ofendeu o treinador Luiz Felipe Scolari.



Neymar durante entrevista na Granja Comary, em Teresópolis. Foto: Heuler Andrey / Mowa Press


ESPORTES

O pesadelo do rio da Prata

Pedro Cifuentes, El País
Na quarta-feira, nas areias da Fan Fest de Copacabana, quando veio a decisão por pênaltis, não eram só argentinos e holandeses que rezavam. Milhares de torcedores brasileiros que haviam passado duas horas animando Robben e companhia olhavam para céu e roíam as unhas desesperadamente. “Não pode ser, é demais”, ouvia-se uma e outra vez. Quando Maxi Rodríguez converteu o pênalti definitivo, os cariocas tiveram de ver uma de suas praias mais famosas sendo invadida pela torcida alviceleste.
A insuperável criatividade da hinchada argentina faz dela um inimigo extraordinariamente incômodo para os quatro últimos dias de torneio: como se não bastasse ter levado sete gols em uma semifinal de proporções sísmicas, o Brasil contém a respiração perante a possibilidade de ver Lionel Messi se sagrar campeão no Maracanã.



Argentinos celebram em Copacabana a vaga na final. Foto: EFE


ESPORTES

Suspeito de chefiar máfia dos ingressos foge após ter prisão decretada

O Globo
O inglês Raymond Whelan, ex-diretor-executivo da empresa Match Services, empresa ligada à Fifa, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça ontem e está foragido. Acusado de ser um dos chefes de uma quadrilha internacional de cambistas desbaratada pela polícia, ele chegou a ser preso na segunda-feira mas foi solto 12 horas depois por força de um habeas corpus.
De acordo com o delegado Fábio Barucke, titular da 18ª DP (Praça da Bandeira) e responsável pelas investigações, imagens do circuito interno de segurança do hotel mostram Whelan saindo pela porta lateral usada por funcionários, que dá acesso à Rua Rodolfo Dantas, pouco antes da chegada da polícia. Ele estava acompanhado do advogado Fernando Fernandes.



O representante da Match FIFA, Ray Whelan. Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Futura Press


GERAL

Risco de faltar energia no país neste ano cai a zero

Fábio Amato, G1
O risco de faltar energia elétrica para atender à demanda das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste neste ano caiu de 2,5% para zero. A informação é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A análise leva em consideração a atual situação dos reservatórios das hidrelétricas, a previsão de chuvas para os próximos meses e as termelétricas em operação.
A melhora se deve às chuvas registradas nas bacias dos rios que abastecem os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, onde estão hidrelétricas responsáveis por 70% da capacidade de geração de energia no país. De acordo com o CMSE, choveu em junho o equivalente a 102% da média histórica para o período nas duas regiões.

0 comentários:

Postar um comentário