sábado, julho 12, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma: 90% dos presentes na abertura da Copa eram da ‘elite branca'

O Globo
Em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, da Globonews, exibida na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff discordou do diagnóstico feito pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) de que a insatisfação com o governo, expressa nos xingamentos dirigidos a ela na abertura da Copa, no Itaquerão, atingiu camadas mais pobres da população.
A presidente afirmou que quem compareceu nos estádios foi predominantemente "a elite branca" que pôde pagar os preços cobrados pela Fifa.
— O ministro Gilberto (Carvalho) disse que essa questão da chamada elite branca, que não fomos nós que inventamos o nome, ela tinha vazado para alguns segmentos. É opinião dele. Não há porque falar que não, é um absurdo, mas quem compareceu aos estádios, não podemos deixar de considerar, foi predominantemente quem tinha poder aquisitivo para pagar o preço dos ingressos da Fifa, e aí predominantemente uma elite branca. Em alguns casos devia ter 90 (%), em outros 80 (%), 75 (%), mas era dominantemente elite branca — afirmou Dilma.



                         Foto: André Coelho (18/06/2014) Agência O Globo


POLÍTICA

Crítica ao uso de verbas do Senado para ver jogos da Copa

Isabel Braga, O Globo
Especialistas da sociedade civil questionaram, nesta sexta-feira, o uso de recursos do Senado para custear passagens áreas de senadores para ver os jogos da Copa do Mundo nos estádios, conforme reportagem publicada pelo GLOBO. A matéria afirmou que pelo menos dois senadores recorreram à verba de custeio do mandato para pagar a viagem até cidades sede da Copa: Anibal Diniz (PT-AC) e Cidinho Santos (PR-MT).
O senador Anibal Diniz pediu o ressarcimento de três passagens aéreas, num total de R$ 2.988,27, referentes à ida a dois jogos e o senador Cidinho, R$ 1.044,53, de passagem São Paulo-Cuiabá, após assistir o jogo de abertura da Copa.
Diniz justificou que usou as passagens “institucionalmente”, pois foi aos jogos a convite da CBF por integrar a Subcomissão de Acompanhamento da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016. Por isso, ele disse que não pretende devolver os recursos aos cofres públicos. Já Cidinho, disse que devolverá o dinheiro.



                  O Fuleco e o senador Aníbal Diniz - Reprodução Facebook


POLÍTICA

Campanha eleitoral começa com ações no tribunal

Julianna Granjeia, O Globo
A campanha mal começou, mas os partidos já travam uma guerra no tribunal. Na primeira semana de disputa, o PSDB entrou com cinco ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PT e o PSB acionaram a Justiça uma vez cada. A maior parte das reclamações é contra o PT da presidente Dilma Rousseff.
Desde o início do ano, já foram feitas 28 representações ao TSE pelos diretórios nacionais dos partidos dos principais candidatos à Presidência, sendo 25 do PSDB, duas do PT e uma do PSB. O coordenador jurídico da campanha da presidente Dilma, Flávio Caetano, disse já esperar uma enxurrada de ações e, para tanto, montou equipe com 15 advogados em seis áreas de atuação.


ESPORTES

O insubstituível Khedira

Ramon Besa, El País
Embora tenha saído caminhando, Sami Khedira sabia que tinha se machucado feio no joelho depois de uma entrada em Andrea Pirlo durante o amistoso que no dia 15 de novembro passado a seleção alemão disputava contra a Itália em San Siro. O diagnóstico confirmou as sensações do jogador: ruptura do ligamento cruzado e do anterior. O prognóstico era que não voltaria a jogar antes de seis meses, de maneira que os meios de comunicação deram por finalizada sua temporada 2013-14.
Não tiveram a mesma opinião Carlo Ancelotti ou Joachim Löw. Ambos resistiram à perda do volante porque o consideram insubstituível, uma espécie única, em perigo de extinção por sua capacidade para jogar por dois e se misturar com 10.



              Khedira comemora seu gol na semi-final - Foto: Wanderley Almeida/ AFP


ESPORTES

Louis Van Gaal quer vitória sobre Brasil para 'fazer história'

Sérgio Torres, O Estado de S. Paulo
O treinador Louis Van Gaal disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva em Brasília que, caso a Holanda vença o Brasil na disputa pelo terceiro e lugar, neste sábado, no Estádio Nacional de Brasília, estará "fazendo história", ao derrotar uma seleção pentacampeã que joga em seu País.
Na entrevista, Van Gaal evitou críticas à realização da partida, definida por ele, após a derrota na semifinal contra a Argentina, como "inútil". Também preferiu não se estender sobre os comentários a respeito do treinador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, que, na primeira fase da Copa, em citá-lo, chamou-o de "burro ou mal intencionado".



                 Van Gaal durante treino ontem em Brasília


ESPORTES

Que europeu, que nada! Copa no Brasil foi das Américas

Sanny Bertoldo, O Globo
Dono de cinco títulos e autor de alguns dos mais belos momentos da história do esporte, o Brasil, ironicamente, nunca pôde festejar suas glórias em casa. Ao som do Hino Nacional e ainda empurrado por uma crença quase inabalável de que por aqui se joga o melhor futebol do mundo, a seleção tropeçou quando a consagração foi mais desejada.
Primeiro em 1950, diante do Uruguai na final, e agora, no vexame para a Alemanha, na semi. Se o sonho do hexa precisou ser adiado, o tetracampeonato da Alemanha ou o tri da Argentina vai se tornar realidade neste domingo, quando as duas seleções disputarão a final.



                    Messi celebra classificaçaõ para final - Foto: Fabrice Coffrini/AFP


GERAL

Ingressos falsos para a final da Copa preocupam segurança

Antônio Werneck, Célia Costa e Carolina de Oliveira Castro, O Globo
Um possível derrame de ingressos falsos; roubos e furtos de bilhetes nas proximidades do estádio, com agressões das vítimas; e a possibilidade de conflitos entre torcedores, principalmente brasileiros e argentinos, são as principais preocupações das forças de segurança — as maiores já reunidas num evento esportivo no país — para o jogo final da Copa, que acontece no domingo, no Maracanã. Nas redes sociais, já há grupos de brasileiros convocando para brigas.
O alerta de que torcedores argentinos poderão tentar entrar no estádio com entradas falsas foi dado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os agentes descobriram, após investigar a origem de ingressos falsos apreendidos em jogos anteriores, que a falsificação foi feita ainda na Argentina, possivelmente numa gráfica nos arredores de Buenos Aires.



 Controle na passagem de torcedores na passarela que liga o Metrô ao Maracanã -Marcelo Carnaval/ O Globo


GERAL

‘Abaixa a bola, pobre’, fala mulher em discussão num shopping no Rio

Raphael Kapa, O Globo
“Quem é você, minha filha? Abaixa a bola, pobre. Abaixa a bola, pobre”. Filmado em uma creperia de um shopping na Barra da Tijuca, uma discussão entre duas mulheres está ganhando repercussão nas redes sociais. Principalmente porque, durante o bate boca, uma delas tenta se impor chamando a outra de pobre, dizendo que mora num triplex, que trabalha há 40 anos no Aeroporto Internacional e que pode dar emprego aos funcionários da loja onde tudo ocorreu.
O GLOBO entrou em contato com um dos clientes presentes no local. Ele contou não saber o que começou a discussão, mas disse que a mulher com tom ameaçador parecia estar, a todo momento, tentando provocar uma briga com a outra. “Vai encarar?”, disse ela diversas vezes. 

GERAL

Polícia investiga fuga de Raymond Whelan do Copacabana Palace

Ana Cláudia Costa,  Célia Costa e Sérgio Ramalho,  O Globo
A Polícia Civil já abriu registro de ocorrência e vai instaurar inquérito para apurar a facilitação de fuga de Raymond Whelan, ex-diretor-executivo da empresa Match Services, empresa ligada à Fifa, cometida pelo advogado Fernando Fernandes, que defende o britânico.
Segundo a polícia, quando o advogado foi ao Copacabana Palace e retirou Raymond do hotel às pressas, ele já sabia que havia contra o ex-diretor um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Whelan deixou o Copacabana Palace pela porta lateral, e é considerado foragido. Imagens obtidas pelo GLOBO mostram que ele deixou as malas no quarto e até a televisão ligada.
Mais cedo, o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, disse que a polícia já checou três informações repassadas ao Disque-Denúncia (2253-1177) sobre o paradeiro do britânico. Policiais foram aos locais, mas não o encontraram.



 
 
        Raymond Whelan deixa Copacabana Palace pelos fundos - Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário