quarta-feira, julho 02, 2014

Brasil

POLÍTICA

Câmara terá apenas quatro dias de votação em dois meses

Laryssa Borges, Veja
Com o argumento de que precisam se preparar para as eleições de outubro, deputados formalizaram ontem acordo que prevê apenas quatro dias de votação em agosto e setembro. Diante disso, a presença de deputados nas sessões deliberativas será exigida apenas nos dias 5 e 6 de agosto, e em 2 e 3 de setembro.
Os deputados não terão corte nos salários. Nos demais dias, serão abertas apenas sessões de debate, onde a presença dos congressistas não é exigida. Por causa das festas de São João e dos jogos da Copa do Mundo, o Congresso já está esvaziado.



Deputados só terão que comparecer a sessões deliberativas nos dias 5 e 6 de agosto e 2 e 3 de setembro. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara


POLÍTICA

Dirceu e Costa Neto serão transferidos de presídio

Jailton de Carvalho e Eduardo Bresciani, O Globo
A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal enviou ontem, por meio de ofício, para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza trabalho externo do ex-ministro José Dirceu, preso no complexo penitenciário da Papuda depois de condenado no processo do mensalão.
A juíza enviou o mesmo comunicado sobre o ex-deputado Valdemar Costa Neto. O ex-ministro deve ser transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que abriga presos com direito a trabalho fora do presídio, na quinta-feira.



Ex-deputado José Dirceu, em 2013. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

Isolado, Barbosa afirma que sai do Supremo de ‘alma leve’

Mariângela Gallucci, Estadão
Na última sessão de julgamentos como presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa sintetizou o que foi sua gestão no comando da Corte: quebrou protocolos, não fez discursos nem balanços, deixou discretamente o plenário e foi alvo de reclamações de colegas. Ele disse que deixa o Supremo de “alma leve”.
As críticas mais contundentes partiram do ministro Marco Aurélio Mello, o mais antigo presente aos julgamentos de ontem. Em breve discurso no qual desejou sucesso ao futuro presidente do STF, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio afirmou que é necessário resgatar a liturgia da chefia do Judiciário. Em seguida, afirmou a jornalistas que o padrão do STF ficou “arranhado” na administração de Barbosa.


Ministro Joaquim Barbosa preside sua última sessão. Foto: André Dusek / Estadão


POLÍTICA

TSE recua e decide manter regras para divisão de bancadas nos estados

Nivaldo Souza, Estadão
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela manutenção das bancadas de 13 Estados na Câmara dos Deputados, após questão de ordem apresentada pelo presidente Dias Tofolli. Mais cedo, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia determinado que o tamanho das bancadas não era atribuição do TSE.
O tribunal eleitoral decidiu, então, que para estas eleições valerá o número de deputados eleitos em 2010. Em junho, sete ministros do STF decidiram pela inconstitucionalidade da Complementar 78, de 1993, que autorizava o TSE a definir o número de deputados por bancada estadual.


ESPORTES

Pela primeira vez, Copa tem todos líderes nas quartas de final

Diego Salgado, Estadão
Apesar de a média de gols da Copa do Mundo ter caído após os oito confrontos das oitavas de final, emoção não faltou nas partidas que decidiram quais seleções continuam na briga pelo título - a proporção de gols por jogo caiu de 2,83 para 2,75, com 18 gols marcados na fase de mata-mata.
Pela primeira vez desde que as oitavas de final passaram a ser disputadas após uma fase inicial com grupos - a primeira edição em que isso ocorreu foi na Copa do México, em 1986 -, todos os líderes dos grupos avançaram às quartas de final. Brasil, Holanda, Colômbia, Costa Rica, França, Argentina, Alemanha e Bélgica confirmaram o favoritismo contra os segundos colocados e mantêm as chances de título.


Arte: Estadão


ESPORTES

Centroavante, uma espécie em extinção

José Sámano, El País
A Copa do Mundo, que sempre certifica tendências, concretizou definitivamente que no futebol mudou a ordem numérica: o nove de ontem é o dez disfarçado de hoje. Os centroavantes clássicos, jogadores que permanecem nas áreas para o ponto final, estão extintos ou têm um papel secundário. O gol destes tempos é assunto de jogadores que participam da arquitetura, que chegam à área como visitantes e deixam seu recado para a glória: James, Neymar, Messi, Robben, Müller, Benzema…
Uns jogam mais perto do gol rival, como o alemão e o francês, mas seu radar é amplo, entram e saem das zonas quentes sem hora marcada. Os outros são uma ameaça vindo da periferia. E aos seis mais destacados do campeonato é possível acrescentar perfis como os de Van Persie, Bryan Ruiz, Giovani, Sterling, Jackson Martínez, Shaquiri e vários outros.



James e Neymar, os camisas 'dez' da Colômbia e do Brasil. Foto: AFP


ESPORTES

Quando se fala em futebol, é a melhor Copa, diz Valcke

O Globo
Jérôme Valcke quer paz. Depois de sete anos em uma relação de amor e ódio com o governo brasileiro durante a preparação para a Copa, o secretário-geral da Fifa fez elogios ao Mundial que chegou, ontem, ao fim da fase de oitavas de final.
Em entrevista de pouco mais de uma hora ao canal Sportv, Valcke evitou polêmicas nos assuntos mais áridos do torneio, como a possibilidade de greve nas seleções de Gana e Nigéria, e desconversou sobre denúncias de manipulação de resultados envolvendo a seleção de Camarões.
Sobre a invasão chilena no Maracanã, Valcke disse que pode aumentar a segurança dos estádios, inclusive convocando stewards de outras arenas que já saíram do Mundial. E confessou que está impressionado com a quantidade de bebida que é consumida durante os jogos.



O Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Foto: Antônio Scorza


GERAL

Benefício de antidiabéticos em idosos 'não compensa desvantagem'

James Gallagher, BBC Brasil
Uma pesquisa sugere que os benefícios de tomar medicamentos para diabetes tipo 2 podem não compensar as desvantagens. O estudo de pesquisadores da University College London (UCL) afirma que os pacientes idosos são os que mais podem ser afetados pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos e pelas mudanças no estilo de vida devido à intensidade do tratamento.
A diabetes tipo 2 afeta a capacidade do organismo de controlar os níveis de açúcar no sangue. A doença pode estar ligada à obesidade e, no longo prazo, causar problemas cardíacos, nas funções renais, no sistema nervoso e até cegueira.



Medicamentos como a metformina são prescritos para controlar o índice glicêmico em diabéticos. Foto: Divulgação


GERAL

Câmara debate consumo da carne de jumento no RN

Rafaela Marinho e Carina Bacelar, O Globo
Deputados federais e instituições civis discutiram na Câmara uma sugestão de solução para o excesso de jumentos nas estradas do Rio Grande do Norte: o consumo da carne de jumento. Abandonados nas zonas rurais do estado, os animais poderiam ser incluídos no cardápio das refeições dos presídios e das escolas do estado.
A polêmica proposta motivou o ativista Kléber Jacinto, da ONG-DNA — Defesa da Natureza e dos Animais —, a organizar um abaixo-assinado contra a ideia do abate. O documento já obteve mais de 70 mil assinaturas.



Animais que serviram para transporte e carga são trocados por motocicletas e abandonados em estradas, colocando em risco motoristas e motociclistas. Foto:Michel Filho / O Globo


GERAL

Ato contra prisões de manifestantes acaba em truculência e mais detido

Talita Bedinelli, El País
Um ato em protesto contra a prisão arbitrária de manifestantes e a repressão policial terminou ontem, em São Paulo, com novas pessoas detidas, duas delas de um grupo de advogados ativistas que, segundo a polícia, teriam cometido desacato à autoridade. Testemunhas dizem que eles pediram a identificação de Policiais Militares que estavam sem o nome, algo que não é permitido.
O grupo de cerca de 300 pessoas era formado na maioria por estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalha Fábio Hideki Harano, de 26 anos, que foi preso com outro ativista após um ato no último dia 23 de junho, em São Paulo.


Manifestantes criticaram forte aparato policial. Foto: Evelson de Freitas / Estadão


ECONOMIA

Relatórios do TCU pedem devolução de US$ 873 mi por Pasadena

Fábio Fabrini e Fábio Brandt, Estadão
Relatórios elaborados por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendam que diretores da Petrobras envolvidos na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, devolvam aos cofres públicos até US$ 873 milhões. Um dos pareceres chega a responsabilizar a presidente Dilma Rousseff no negócio por “ato de gestão ilegítimo e antieconômico”, além de “omissão” e “exercício inadequado do dever de diligência”.
Em 2006, quando a primeira metade da refinaria foi comprada, Dilma era ministra da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobras.


MUNDO

Rússia alerta para 'nova onda de sangue' na Ucrânia

O Globo
O chanceler russo, Sergei Lavrov, pediu a suspensão da operação militar da Ucrânia contra rebeldes separatistas no leste do país em uma conversa telefônica com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ontem, alertando para "um novo ciclo de derramamento de sangue".
“Lavrov ressaltou que a decisão do presidente ucraniano Petro Poroshenko de não ampliar o cessar-fogo desencadeia um novo ciclo de derramamento de sangue, com consequências imprevisíveis para o Estado ucraniano", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.



Rebeldes armados montam guarda em barricada no Leste da Ucrânia: "Nós amamos Slaviank”, diz a inscrição. Foto: Shamil Shumatov / Reuters


MUNDO

Tribunal europeu mantém proibição de uso de véu na França

BBC Brasil
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos confirmou a proibição pela França do uso do véu muçulmano que cobre quase inteiramente o rosto - o niqab. A lei de 2010 foi questionada por uma mulher francesa de 24 anos, que argumentou que a proibição de usar o véu em público violou sua liberdade de religião e de expressão.
A decisão dos juízes de Estrasburgo é final - não há apelação contra ela. A lei, criada pelo ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy, diz que ninguém pode usar em espaço público uma roupa que esconda o rosto.



A lei francesa foi criada em 2010 pelo ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy. Foto: Getty Images


MUNDO

Sarkozy é indiciado por corrupção ativa e tráfico de influência

Fernando Eichenberg, O Globo
Detido ontem, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi formalmente indiciado pela Procuradoria de corrupção ativa, tráfico de influência e violação do sigilo profissional. É a primeira vez na História da república francesa que um ex-presidente é detido. Ele nega qualquer irregularidade.
Sarkozy ficou na Polícia Judiciária de Nanterre, nos arredores de Paris, mas foi liberado após 16 horas de detenção às 2h da manhã de Paris, 21h no Brasil. O ex-presidente de centro-direita poderia ficar à disposição dos policiais por 24 horas.



Ex-presidente chega à Assembleia Nacional, em Paris, no dia 25 de junho. Foto:Gonzalo Fuentes / Reuters

0 comentários:

Postar um comentário