terça-feira, julho 22, 2014

Brasil

POLÍTICA

Lula e PT pressionam Dilma por campanha eleitoral nas ruas

O Globo
O PT e Lula estão ansiosos para que a presidente Dilma Rousseff vá para a rua fazer campanha eleitoral. Ontem à noite, estava prevista reunião de campanha em que ela bateria o martelo sobre a participação em comícios e outros atos.
Dilma não vinha demonstrando pressa, mas está sendo cobrada a priorizar viagens a São Paulo, maior colégio eleitoral do país e onde ela e o candidato a governador pelo PT, Alexandre Padilha, patinam nas pesquisas de intenção de voto.
Apesar da pressão, Dilma vinha demonstrando preferência por fazer um evento em Minas Gerais nos próximos dias, ao lado de Fernando Pimentel, candidato petista ao governo mineiro e que lidera as pesquisas. O objetivo é focar atos públicos nos maiores estados, como São Paulo, Rio, Minas Gerais e Bahia, deixando de visitar as regiões menos populosas.


Lula quer que Dilma inicie logo campanha pelas ruas. Foto: André Coelho / O Globo


POLÍTICA

Pesquisa do Diap diz que 77% dos deputados federais tentam reeleição

G1
Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 77% dos deputados federais - 399 dos 513 - tentam a reeleição. O Diap é um órgão formado por diversas entidades sindicais e que realiza estudos sobre o Congresso Nacional.
Conforme o Diap, 77 dos 513 deputados federais (15%) concorrem a outros cargos, como governador, senador ou deputado estadual. Do total, 37 não disputam nenhuma função pública - 7,2%.

POLÍTICA

Procuradoria pede inelegibilidade de Anthony Garotinho

O Globo
A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE-RJ) propôs ao Tribunal Regional Eleitoral uma ação de investigação por abuso de poder econômico e pediu tanto a inelegibilidade quanto a cassação do mandato do deputado Anthony Garotinho (PR), candidato ao governo.
Para a equipe de Garotinho, a ação é “temerária e de má-fé”, pois os atos descritos nela foram praticados antes de Garotinho virar candidato. Segundo a Procuradoria, no primeiro semestre deste ano, Garotinho realizou eventos das chamadas “Caravanas da Paz” em diversos municípios do estado, com a contratação de artistas e distribuição de brindes, o que configura “showmício”.



Garotinho: PR pediu cassação de registro do candidato. Foto: Pablo Jacob / O Globo


POLÍTICA

Anac pede informações ao governo de Minas e prefeitura sobre aeroporto

Ricardo ChapolaEduardo Rodrigues e Marcelo Portela, Estadão
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai notificar o governo de Minas e a prefeitura de Cláudio, interior do Estado, para que expliquem o uso de um aeroporto construído com dinheiro público em um terreno que já pertenceu a um tio-avô do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.
A agência deu prazo de dez dias para que os dados sejam enviados. Minas gastou cerca de R$ 14 milhões na construção do aeroporto, que ficou pronto em 2010, último ano da gestão de Aécio como governador do Estado. O terreno que pertencia a um tio-avô do tucano foi desapropriado, mas o caso está em litígio.


GERAL

Elisa Quadros, a ‘Sininho’ revolucionária

El País
Elisa Quadros Sanzi, a polêmica ativista conhecida como Sininho (em alusão à personagem de Peter Pan), nasceu há 28 anos em Porto Alegre, numa família remediada – pai bancário e mãe psicóloga. Recebeu uma boa formação em escolas privadas e sempre viveu em bairros de classe média e alta.
Desde a adolescência, aprofundou sua militância no movimento estudantil, até assumir, no ano passado, uma espécie de liderança dos coletivos de protesto que não dão trégua nas ruas do Rio de Janeiro desde junho de 2013. Sininho estudou Cinema na universidade carioca Estácio do Sá e posteriormente trabalhou em algumas produtoras da cidade.



Elisa Quadros, a ativista 'Sininho'. Foto: Agência Brasil


GERAL

Uruguai nega asilo a advogada ligada a black blocs

Daniel Haidar, Veja
O pedido de asilo político feito ao Uruguai pela advogada Eloisa Samy, acusada de ter ligação com black blocs, foi negado ontem à noite, segundo a assessoria da deputada estadual Janira Rocha (Psol), que acompanhou a advogada e outros dois foragidos no Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro.
Os advogados Rodrigo Mondego e Rogério Borba, que auxiliavam Eloisa Samy no pedido, já haviam admitido que a solicitação dificilmente serria atendida. Ontem, eles visitaram Eloisa, de 45 anos, no prédio do consulado uruguaio no Rio.



Manifestantes protestam na entrada do Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro. Foto:Daniel Haidar / Veja


GERAL

Ariano Suassuna sofre AVC hemorrágico no Recife

O Globo
O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Real Hospital Português, em Recife, ontem à noite, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. De acordo com a equipe médica, o estado de saúde do dramaturgo é grave, mas estável.
Suassuna foi internado às 20 horas com sangramento intracraniano. O escritor foi levado para a sala de cirurgia em um procedimento de emergência. A operação foi considerada bem sucedida e terminou por volta das 23 horas.



Suassuna foi homenageado pelo Bloco Galo da Madrugada no carnaval deste ano. Foto: Hans von Manteuffel / O Globo


GERAL

“Os vulneráveis continuam vulneráveis”

Beatriz Borges, El País
O recente relatório da Unaids, a agência da ONU para a Aids, trazia uma boa e uma má notícia. A boa era que os casos de Aids reduziram 27,5% no mundo desde 2005. A má era que no Brasil haviam aumentado 11%, algo que alarmou uma sociedade que já via a epidemia distante e mais própria dos anos 1990 que de 2014.
O Ministério da Saúde, em nota, atribuiu o incremento nas estatísticas a uma epidemia concentrada em grupos específicos, como transexuais, usuários de drogas, profissionais do sexo e gays e, ao mesmo tempo, argumenta que a testagem foi ampliada em 32% e que 353.000 pessoas estão em tratamento, o que poderia explicar o aumento de 11%.



Cartaz em Melbourne, onde se realiza a conferência mundial da Aids. Foto: David Crosling / EFE


ECONOMIA

Lista de remédios que ficaram mais baratos sobe para 1.645 itens

Simone Cunha, G1
A lista de medicamentos com desconto por conta da isenção de imposto PIS/Cofins passa a ter 1.645 produtos a partir de segunda-feira (21), com a atualização da lista de preços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A agência reduziu o preço máximo de mais 174 medicamentos, que passam a ter desconto médio de 12% nas farmácias por conta da retirada dos impostos. Foram incluídos, por exemplo, remédios para disfunção erétil, prevenção de AVC e infarto, tratamento de depressão, indução de ovulação, anti-inflamatórios e vacina contra gripe.

0 comentários:

Postar um comentário