segunda-feira, julho 28, 2014

Brasil

POLÍTICA

Responsáveis por informe bancário que criticou Dilma serão demitidos

Mariana Sallowicz, Estadão
Em meio à polêmica gerada após o Santander ter enviado neste mês aos clientes de mais alta renda de sua carteira um extrato no qual apontava risco de deterioração da economia brasileira em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff, o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, afirmou hoje que o informe "não é do banco, mas de um analista".
Segundo o presidente da instituição financeira, foram tomadas medidas internas sobre o episódio. Botín acrescentou que o presidente da instituição no Brasil, Jesús Zabalza, já prestou esclarecimentos às autoridades e a presidente Dilma Rousseff.



Emilio Botín, presidente mundial do Santander, durante coletiva no Rio de Janeiro. Foto: Estadão


POLÍTICA

O dilema do PT para se livrar do deputado-bomba

Felipe Frazão, Veja
Nos últimos anos, o PT conseguiu construir um importante reduto eleitoral na capital paulista. Na populosa Zona Leste da cidade, o partido ganhou força pelas mãos de dois irmãos, o vereador Senival Moura e o deputado Luiz Moura, ambos ex-líderes de perueiros. Os votos da região foram decisivos para os petistas nas últimas eleições, especialmente para a vitória do prefeito Fernando Haddad.
Tudo funcionou bem até maio, quando veio a público a informação de que policiais flagraram Luiz Moura, ex-presidiário, em uma reunião com sindicalistas na garagem de uma cooperativa na qual também estavam dezoito membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Desde então, o deputado tornou-se um fardo difícil para o partido.



PT articula a expulsão do deputado estadual Luiz Moura. Foto: Vera Massaro


POLÍTICA

Ex-secretário de Cabral vai cuidar da campanha de Aécio no Rio

Cássio Bruno, O Globo
O braço direito do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), Wilson Carlos de Carvalho, vai atuar na campanha do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República no estado. O ex-secretário estadual de Governo de Cabral será o responsável por cuidar de toda a parte logística do tucano nas ruas.
Wilson Carlos se encontrará nesta segunda com os apoiadores do movimento “Aezão”, criado para pedir votos para Aécio e para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tentará a reeleição. A reunião será em São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, onde fica o comitê eleitoral do “Aezão”. O objetivo será o de traçar estratégias à campanha de Aécio.



Wilson Carlos, ex-secretário de Governo de Cabral, cuidará também da campanha de Marco, filho do ex-governador, para deputado estadual. Foto: Michel Filho / O Globo


GERAL

Polícia do Rio prende assaltante de banco procurado há 30 anos

O Globo
A Polícia Civil prendeu ontem Gilberto Silva Morais, de 55 anos, conhecido por "Velho", que é considerado um dos maiores assaltantes de banco do país. Foragido da Justiça, Morais foi capturado na Estrada do Pau Ferro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, por policiais da da 34ª DP (Bangu). Contra ele foram cumpridos quatro mandados de prisão pendentes.
De acordo com a Polícia Civil, Morais, que usava identidade falsa e se passava por Walter Ribeiro Pinto, era procurado pela polícia do Rio e de Minas Gerais desde 1984. Ele estava sendo monitorado por agentes da unidade há cerca de três meses. Os detalhes da captura não foram divulgados.


GERAL

Libéria confirma morte de médico que trabalhava no controle do ebola

O Globo
Um renomado médico da Libéria morreu vítima de ebola, segundo informações divulgadas por autoridades do país neste domingo. Além disso, um médico americano foi infectado pelo vírus no país do Oeste Africano. Os dois casos acendem o alerta sobre o controle da doença, já que os profissionais que tentam combater a propagação do vírus mortal também estão sendo afetados.
Samuel Brisbane é o primeiro médico da Libéria a morrer em meio ao surto da doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já matou 129 pessoas no país, e mais de 670 em outras nações do Oeste Africano. Um médico da Uganda que trabalha no país morreu no início deste mês.



Médicos com equipamentos de proteção cuidam de pacientes de Ebola no centro de gerenciamento de casos em Monrovia, na Libéria. Foto: Reuters


GERAL

Nova York aprova ‘porta dos pobres’ em prédio de luxo

O Globo
A cidade de Nova York aprovou o plano de uma construtora de incluir uma “porta dos pobres” em um complexo de apartamentos de luxo no bairro chique de Upper West Side. A ideia de uma entrada separada para residentes de baixa renda já vem circulando há algum tempo, mas só agora um desses planos recebeu luz verde das autoridades urbanas.
No caso, trata-se de uma incorporação da empresa Extell Development — um prédio de 33 andares com 219 apartamentos. As unidades “da elite” terão vista para o Rio Hudson, ao passo que as 55 unidades mais baratas terão frente para a rua.


GERAL

Nível do Cantareira pode ficar negativo em 30%

Fabio Leite, Estadão
A proposta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para retirar uma segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira, sem reduzir a vazão captada, pode deixar o nível do principal manancial paulista no vermelho em até 30% para o início de 2015.
A concessionária busca aval dos órgãos gestores para captar mais 116 bilhões de litros da reserva profunda dos reservatórios, além dos 182,5 bilhões que começaram a ser sugados em junho e devem acabar entre outubro e novembro.



Cantareira: volume útil chegou a zero há três semanas. Foto: Estadão


ECONOMIA

Depois da África, China avança sobre América Latina

Marcos Salas, BBC
Depois de "conquistar" a África com contratos bilionários de comércio e investimentos na produção de matérias-primas, a China está voltando sua atenção para outra região capaz de suprir os bens necessários para o seu crescimento: a América Latina.
Países com dificuldades financeiras, como Venezuela, Argentina e Cuba, foram destaque no giro que o premiê chinês, Xi Jinping, fez pela região na última semana, levando a tiracolo um 'pacote de bondades' financeiras.



O presidente chinês Xi Jinping fez um giro pela América Latina na última semana. Foto: Reuters


ECONOMIA

Usinas do Rio Madeira questionam dívida bilionária na Justiça

Renée Pereira, Estadão
Com o atraso no cronograma de obras e o preço da energia nas alturas, as hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, estão sobrevivendo de liminares. Sem o respaldo judicial, as duas usinas estariam devendo, até maio, mais de R$ 1,1 bilhão no mercado por descumprir os contratos fechados com clientes para fornecimento de energia.
Hoje quem está arcando com o prejuízo são as distribuidoras de energia, que têm sido financiadas pelo Tesouro e pelo sistema bancário. A partir de 2015, quem pagará a conta será o consumidor.



Jirau pretende ter 17 turbinas operando até outubro

0 comentários:

Postar um comentário