sábado, julho 05, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma: estádios ‘show de bola’ e aeroportos ‘irrepreensíveis’

Flávio Ilha, O Globo
A presidente Dilma Rousseff disse ontem em Porto Alegre, algumas horas antes do confronto decisivo contra a Colômbia, que o país conseguiu “derrotar os pessimistas”, que apostavam que o evento reuniria “tudo o que há de pior”, e fazer “a Copa das Copas”. Segundo Dilma, o que se viu durante o Mundial foram aeroportos “irrepreensíveis” e estádios que “deram um show de bola”.
No último dia permitido pela legislação eleitoral, Dilma inaugurou um hospital público na periferia de Porto Alegre e afirmou que tinha a sensação de “dever cumprido” porque a construção da unidade “era uma dívida de diferentes governos que passaram antes de nós”.



Presidente Dilma Rousseff inaugura Hospital Restinga e Extremo-Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho


POLÍTICA

Dilma patrocinou festival de fisiologismo, diz vice de Aécio Neves

Laryssa Borges, Veja
Com capital de 11 milhões de votos na última eleição para o Senado, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi escolhido candidato a vice-presidente na chapa do mineiro Aécio Neves após dar mostras de que pode aproximar aliados do ex-governador José Serra e reunir prefeitos e militantes no maior colégio eleitoral do Brasil – 32 milhões de votos.
Ex-guerrilheiro nos anos da ditadura militar, época em que adotava o codinome Mateus, Aloysio afirma que a presidente Dilma Rousseff “dilapidou o capital político imenso que tinha”, mas ainda assim prevê uma “campanha dura” contra o PT. O tucano afirma que a petista “raspou o fundo do tacho da fisiologia”.



Aloysio Nunes Ferreira foi escolhido para a vice de Aécio Neves em busca dos votos do eleitorado paulista. Foto: Orlando Brito


POLÍTICA

Picciani pressiona Lupi a desistir do Senado no Rio

Guilherme Amado, O Globo
O presidente regional do PMDB no Rio, Jorge Picciani (PMDB), deu um ultimato ao presidente nacional do PDT, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, para que ele retire hoje sua candidatura ao Senado.
Caso contrário, o PDT estará fora da coligação que quer reeleger Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao Palácio Guanabara e, consequentemente, o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) não será o candidato a vice-governador.



Picciani não concorda com a candidatura avulsa do PDT e acusa o Palácio do Planalto de tentar enfraquecer o “Aezão”. Foto: Bianca Pimenta


ESPORTES

Empresa fornecedora de ingressos é ligada a família de Blatter

Jorge Luiz Rodrigues, O Globo
Phillipe Blatter, sobrinho do presidente de Fifa, Joseph Blatter, é, desde 2005, o presidente e CEO da Infront Sports & Media AG, empresa que é sócia minoritária da Match Hospitality, firma escolhida pela Fifa para fornecer ingressos para a Copa do Mundo e acomodação para atletas e dirigentes durante o Mundial.
Empresa com ramificações nas áreas de hotelaria, camarotes, ingressos para o público em geral e transporte da família Fifa, além de tecnologia da informação da Copa do Mundo, a Match pertence a sete pessoas da família Byrom, de origem mexicana: o diretor-geral Jayme, seu irmão Enrique, além de Carol, Harry, Ivy, Robyn e Aracelli; os outros dois donos são o diretor de marketing da Byrom, John Parker, e a esposa dele, Ingrid Parker.





ESPORTES

Neymar sofre fratura na coluna e está fora da Copa do Mundo

O Globo
O atacante Neymar está fora da Copa do Mundo, vítima de uma entrada violenta do lateral-direito colombiano Zuñiga, no final do jogo em que o Brasil derrotou a Colômbia por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza, e se classificou à semifinal contra a Alemanha.
O camisa 10 do Brasil fraturou a terceira vértebra da coluna, na região lombar, depois de ser atingido por uma joelhada nas costas aos 41 minutos do 2º tempo. O árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo sequer marcou falta na jogada em que o lateral-direito Zúñiga atingiu Neymar.



Neymar grita com dores nas costas ao ser atingido por Zuñiga no segundo tempo. Foto: Leonhard Foeger / Reuters


ESPORTES

Que venha a Alemanha

Beatriz Borges, El País
O Brasil viveria o céu ou o inferno a depender do resultado do jogo desta sexta-feira. Quis o destino, ou melhor dizendo, Thiago Silva e David Luiz, que a confiança no hexacampenato começasse a voltar. “O campeão voltou!”, gritavam os torcedores na Fan Fest, de São Paulo, no centro da cidade. O espaço, reservado pela FIFA, estava com sua lotação máxima, de 30.000 pessoas.
Depois da falta da Colômbia aos 49 minutos do segundo tempo, que não resultou em gol, os brasileiros deram o jogo por terminado. E a cantoria aumentou de volume. "Suave", disse Jefferson, um frentista de 22 anos, todo sorridente. "E que venha a Alemanha!", disse, em tom desafiador. “Depois desse jogo o Brasil tem chance”, dizia Marcos Vinícius, de 26 anos. “Não jogou muito bem, mas deu resultado”,


ESPORTES

Um Brasil firme avança às semifinais pela força

José Sámano, El País
Com jeito ou com força. Assim é este novo Brasil do general Scolari, já na semifinal graças aos seus zagueiros, Thiago Silva e David Luiz, autores dos dois gols dos donos da casa. Num time sem jogadas, a defesa dá as ordens. A Colômbia ficou no vácuo, parca e dominada no começo e sem tempo para uma virada no final.
Foi tão curta esta última etapa para os cafeteros como a Copa para James, o diamante lapidado neste mês, que se despede com tantas lágrimas quanto hematomas nas pernas. Este Brasil pode ostentar resultados, mas seu desapego pelo encanto que o distinguia é desanimador. É hoje uma equipe de armadura tosca, pernas de mármore e batedora demais: fez uma falta a cada três minutos, sem que aparentemente o árbitro, o espanhol Velasco Carballo, prestasse atenção à contabilidade.



Jogadores brasileiros comemoram classificaçãoGuido Moreto / O Globo.


GERAL

Cancelar serviços de telefonia ficará mais fácil a partir de terça

Anne Warth, Estadão
A partir de terça-feira, o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse é um dos benefícios do novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que finalmente entrará em vigor.
A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel. Agora, ao telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante.


GERAL

Secretário de Obras admite falha em fiscalização de viaduto

Ezequiel Fagundes e Jáder Rezende, O Globo
Enquanto Ministério Público (MP) e Polícia Civil investigam as causas do desabamento do viaduto do PAC Mobilidade, na região da Pampulha, provocando a morte de duas pessoas, o secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror, admitiu que houve falha na fiscalização da obra.
Inserido no rol do projeto de duplicação da Avenida Pedro I, que dá acesso ao estádio do Mineirão, palco de semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira, a estrutura de concreto esmagou complemente dois caminhões e um carro de passeio e atingiu parcialmente um ônibus.



Operários continuam trabalho para retirada do concreto no viaduto em Belo Horizonte. Foto: Wesley Rodrigues / Hoje em dia


GERAL

Aprovado projeto de vagão só para mulher em trens e metrô

Veja
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que obriga trens e metrô do Estado a destinarem vagões para uso exclusivo de mulheres. O texto obriga as empresas responsáveis pela administração dos sistemas de transporte metroferroviário a reservarem, no mínimo, um vagão em cada composição para o uso específico.
Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O prazo para a mudança é de noventa dias após a publicação da portaria. Depois disso, será cobrada uma multa com valor a ser definido pelas autoridades competentes caso a medida não seja implantada.


Além da superlotação, as mulheres têm que se preocupar com o ataque de depravados no metrô de São Paulo. Foto: Tiago Chiaravalloti / Futura Press

0 comentários:

Postar um comentário