terça-feira, julho 08, 2014

Brasil

POLÍTICA

Barbosa adia aposentadoria no Supremo para agosto

Eduardo Bresciani, O Globo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, encaminhou um ofício ontem ao Ministério da Justiça solicitando o adiamento de sua aposentadoria no tribunal. A documentação para a saída de Barbosa chegou ao Ministério na semana passada para avaliação das questões burocráticas, como o cumprimento do prazo necessário para a aposentadoria.
Agora, o presidente solicita que sua exoneração, que deve ser assinada pela presidente Dilma Rousseff, seja efetivada apenas no dia 6 de agosto.



Barbosa na última do sessão que participou no Supremo, na semana passada. Foto:André Coelho / O Globo


POLÍTICA

Herdeiro do clã Sarney, Lobão Filho amplia bens em 384%

Gabriel Castro, Veja
Candidato do clã de José Sarney ao governo do Maranhão nas eleições deste ano, o senador Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, aumentou seu patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 384% desde 2010.
Lobão Filho ocupa desde 2011 uma cadeira no Senado Federal na suplência do pai. O salário é de 27.000 reais. Ainda assim, chama a atenção como o patrimônio do parlamentar aumentou desde 2010: há quatro anos, o peemedebista declarou possuir 2,57 milhões de reais. Hoje, são 9,88 milhões.



Senador Edison Lobão Filho. Foto: José Cruz


POLÍTICA

Propaganda oficial na internet divulga obras do PAC

Danilo Fariello, O Globo
Nos últimos sete dias permitidos pela lei eleitoral, o Ministério do Planejamento colocou no Youtube uma série de 36 episódios chamada #mochilãoBR, divulgando em vídeos curtos sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida (MCMV) que teriam mudado a vida de cidadãos em 18 estados.
Os vídeos foram divulgados por canais do governo no Twitter, como o Portal Brasil, o Blog do Planalto e a TV NBR. Uma vez na internet podem ser usados por aliados da presidente Dilma Rousseff. Em muitos dos filmetes, são citados nominalmente o PAC e MCMV; outros fazem defesa explícita do governo, ou propaganda dele, o que é proibido pela legislação eleitoral.



Uma das peças retiradas do ar ontem pelo governo. Foto: Reprodução da internet


POLÍTICA

Janot pede multa contra Dilma e PT por propaganda antecipada

Erich Decat e Mariângela Gallucci, Estadão
O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, apresentou ontem representação contra a presidente da República, Dilma Rousseff, e o Partido dos Trabalhadores (PT) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procurador-geral requer que o PT e a presidente sejam condenados ao pagamento de multa em razão de terem realizado propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho, prazo a partir do qual a lei permite a promoção de candidaturas.
De acordo com a legislação eleitoral, os representados estão sujeitos ao pagamento de multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou o valor da propaganda, caso seja maior.


ESPORTES

Felipão diz ter seleção definida, mas faz mistério sobre titulares

Estadão
Depois de confundir a imprensa com diversos testes no treino do Brasil, Luiz Felipe Scolari afirmou ontem que já tem definida a escalação da seleção brasileira para o jogo contra a Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo, nesta terça-feira, em Belo Horizonte (MG). Mas fez questão de manter o mistério.
"Eu já tenho o time, mas não vou divulgar", disse o treinador, em uma bem-humorada entrevista coletiva, no Mineirão, local da partida desta terça. "É tudo o que vou dizer. E nem adianta perguntar para o Thiago Silva, porque ele também não sabe", disse, ao mencionar o capitão, ao seu lado - o zagueiro vai cumprir suspensão na semifinal.


Treino coletivo da Seleção Brasileira na Granja Comary. Foto: Wilton Junior / Estadão


ESPORTES

Alemanha segura, Brasil aperta, Holanda mira e Argentina arremata

Gorka Pérez e Jaime Ripa, El País
Duas das seleções com mais história no continente europeu enfrentarão os times mais poderosos do futebol sul-americano nas semifinais da Copa de 2014. Alemanha, Holanda, Brasil e Argentina somam dez títulos mundiais e têm a chance de ampliarem sua galeria nesta edição (só os oranje não têm nenhuma Copa na vitrine).
Entretanto, o percurso até a rodada anterior à final do domingo, no estádio do Maracanã, foi bem distinto entre elas. Enquanto o Brasil e a Argentina depositaram o peso da equipe sobre seus principais astros, Neymar e Messi, a Alemanha e a Holanda dividiram a pressão sobre mais jogadores.


Um torcedor segura uma réplica da Copa do Mundo. Foto: Luis Hidalgo / AP


ESPORTES

As lições que a Alemanha deixou em 2006, quando foi anfitriã

Pedro Motta Gueiros, O Globo
A escolha da Alemanha por colonizar à sua maneira uma comunidade isolada em Santa Cruz Cabrália, onde construiu seu próprio centro de treinamento para a Copa, convida o futebol brasileiro a uma viagem de redescobrimento. Apesar de adversários na semifinal de terça-feira, os tricampeões do mundo são referência de que a organização de uma Copa não deve ser encarada como um fim em si mesmo, nem quando o time da casa fracassa antes da final.
Além de mostrar ao mundo uma face mais humana de um país marcado pelos horrores do nazismo, o orgulho pelo terceiro lugar em 2006 consolidou o processo de renovação do futebol local que amadureceu junto com a geração em busca de seu primeiro título.


Podolski e Schneider comemoram um dos gols da Alemanha sobre a Suécia na Copa de 2006. Foto: Christof Stache / AP


ESPORTES

Preso que chefiava quadrilha de cambistas atua no Brasil desde 2011

Jorge Luiz Rodrigues, O Globo
Diretor-executivo do escritório de hospedagem da Match junto à Fifa, Raymond Whelan é casado com Ivy Byrom, uma entre os sete irmãos da família Byrom, de origem mexicana, que são donos da empresa. Com ramificações nas áreas de hotelaria, camarotes, ingressos para o público em geral e transporte dos membros da Fifa, a Match é a responsável pela venda de camarotes e pacotes de hospitalidade para este mundial.
Promovido depois do Mundial de 2010, Whelan, que trabalhava como consultor da Match passou a atuar no Rio de Janeiro em 2011, viajando pelo Brasil para promover a empresa junto a hotéis, cidades-sede, secretarias extraordinárias da Copa e interessados em apresentar suas candidaturas para receber seleções durante o mundial.



O diretor da Match, Raymond Whelan (de blusa escura), chega à 18ª DP (Praça da Bandeira). Foto: Hudson Pontes / O Globo

0 comentários:

Postar um comentário