quarta-feira, julho 02, 2014

Crateús, cidade do Tatu-Bola é destaque no jornal OPOVO

Crateús, cidade do Tatu-Bola é destaque no jornal OPOVO


Cidade cearense homenageia mascote da Copa com escultura em praça, música e até tatu-bola móvel

Um personagem que anda meio discreto na Copa do Mundo ganhou destaque de protagonista em uma cidade do interior cearense. Em Crateús, a 354 km de Fortlaeza, o Tatu-Bola é sucesso nas ruas em meio à decoração festiva do período com as cores do Brasil.
Na Praça da Matriz, principal ponto de encontro na cidade, o mascote da Copa foi homenageado com uma escultura. Entitulada “Tatu-bola Engrenagem”, a obra tem uma estrutura metálica pintada com as cores do animal e é formada por duas peças, mostrando a espécie no formato de bola (mecanismo de defesa do animal) e em formato normal.
A escultura foi concebida pelo artista local Miguel de Paula e retrata a necessidade de preservação do tatu-bola, encontrado na região de Crateús, na Serra dos Almas.
Foi de um ONG localizada nesse local, a Associação Caatinga, que partiu a ideia de lançar o bichinho como mascote da Copa, unindo a questão ambiental (uma vez que a espécie está ameaçada de instição) com o futebol (pelo formato de bola que o animal possui). E as homenagens na cidade não pararam por aí. Como trunfo para vencer um concurso de rua mais enfeitada de Crateús em tempos de Copa, os moradores Juarez Távora prepararam um tatu-bola móvel, revestindo o veículo com design do rosto do mascote da Copa, desenhado com as cores da bandeira brasileira.
Não deu outra: eles venceram o desafio.
Para completar, o tatu-bola ganhou até canção que virou hit na Região: “Rola Bola Tatu Bola”, música de autoria dos compositores crateuenses Edmilson Providência e Enersto Teixeira.
 A letra destaca a campanha de preservação da espécie e é embalada pelo refrão “Rola Bola Tatu Bola / Futebol minha paixão / Rola Bola Tatu Bola  / Pra ser Hexacampeão”.
A canção é uma das quatro faixas do CD “Em 2014, vamos dar um Close”, projeto idealizado pelos poetas Tião Simpatia e Edmilson Providência, com músicas em ritmo de Copa.
Fonte: http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/futebol/copadomundo/2014/07/01/noticiacopadomundo,2792339/cidade-cearense-homenageia-mascote-da-copa-com-escultura-em-praca-musica-e-ate-tatu-bola-movel.shtml

0 comentários:

Postar um comentário