segunda-feira, agosto 11, 2014

Brasil

POLÍTICA

Dilma diz que Petrobras é alvo de 'factoides políticos'

O Globo
Em entrevista no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que a Petrobras está sendo alvo de "factoides políticos" e que não se deve misturar eleição com a maior empresa de petróleo do país. Dilma não se referiu a qualquer denúncia específica.
A declaração foi uma resposta à pergunta se a Petrobras está sob um fogo cruzado político. As irregularidades na Petrobras estão sendo alvo de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs): uma no Senado e outra Mista, com deputados e senadores.



A presidente Dilma Rousseff durante coletiva no Palácio da Alvorada. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

Brasil coloca à prova o seu tamanho na diplomacia mundial

Frederico Rosas, El País
O Brasil volta a reivindicar um maior protagonismo e a medir o seu tamanho no cenário global, deixando para trás anos de uma política externa mais conservadora, concordam diplomatas e analistas ouvidos pelo El País. O papel na criação do banco dos Brics e o posicionamento no conflito no Oriente Médio, que valeu ao país o incômodo apelido de “anão diplomático”, podem servir de impulso para essa nova etapa na agenda internacional brasileira.
Os desafios, no entanto, não são poucos, principalmente para o próximo mandato presidencial, em 2015. Entre eles estão uma maior liderança regional, sobretudo no processo de revitalização do Mercosul, uma retomada das relações com os Estados Unidos e a concretização de um acordo comercial com a União Europeia.



Os mandatários dos BRICS, em julho, em Fortaleza. Foto: Nelson Almeida / AFP


POLÍTICA

Petrobras: relator da CPI quer convocar contadora de doleiro

O Globo
O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), disse ontem que vai pedir a convocação da contadora Meire Bomfim Poza para prestar depoimento sobre suas denúncias envolvendo o doleiro Alberto Youssef. O petista disse que ela se tornou uma "peça-chave" nas investigações.
Na véspera, o PPS, o DEM e o PSDB avisaram que queriam o depoimento da contadora. Segundo a revista "Veja", Meire, que era contadora de Youssef - preso na operação Lava Jato da Polícia Federal - revelou detalhes sobre como funcionava o esquema que tinha como supostos beneficiários empreiteiras, políticos e agentes públicos.


GERAL

'Meu pai não teve culpa', afirma menino atacado por tigre no zoo

O Globo
O menino Vrajamany Fernandes Rocha, de 11 anos, atacado por um tigre no zoológico de Cascavel, no Paraná, afirmou neste domingo que seu pai, Marcos do Carlo Rocha, não teve qualquer culpa no incidente que resultou na amputação de seu braço direito.
Em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, o menino afirmou que manteve-se consciente após a mordida e, já na ambulância, sabia que iria perder o braço. "O meu pai não teve culpa. Ele não sabia que ia acontecer", disse. O episódio aconteceu no dia 30 de junho, quando Vrajamary visitava o irmão caçula, por parte de pai, no Paraná.



Vrajamany Fernandes Rocha, de 11 anos, fala ao 'Fantástico' sobre ataque de tigre em zoológico. Foto: Reprodução


GERAL

Preso suspeito de filmar mulheres trocando de roupa antes de exames

G1
Em São Paulo, centenas de mulheres nem desconfiavam que eram filmadas quando se despiam para fazer exames médicos. Segundo a polícia, foi um técnico em radiologia que espalhou as câmeras escondidas pelas clínicas e hospitais onde ele trabalhava. E passou dez anos fazendo essas gravações.
Câmeras escondidas nos ralos dos banheiros. Outras, onde as pacientes trocam de roupa. E mais algumas nas próprias salas de exames. Como mostram as imagens, quem instala os equipamentos é o técnico em radiologia Manuel Ávila, de 50 anos. Com tudo ligado, ele orienta a paciente, que não desconfia de nada.


GERAL

Países africanos intensificam medidas para conter ebola

Veja
Os países do oeste da África acometidos pela epidemia de ebola intensificaram os esforços para conter a propagação da doença. Desde março, o vírus infectou 1 779 pessoas e matou 961 na Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. A Libéria, que decretou no último dia 6 estado de emergência por 90 dias, inaugurou na sexta-feira uma central telefônica para fornecer informações sobre o ebola.
Em três dias, houve quase 3 500 chamadas. De acordo com Barkue Tubman, porta-voz da central, foram recrutados 114 atendentes. "Funcionamos 24 horas por dia, sete dias por semana", disse Barkue. O exército do país recebeu ordem para limitar os deslocamentos populacionais e controlar os acessos à capital, Monróvia.



Religiosos Miguel Pajares, o primeiro espanhol infectado com o Ebola, e a missionária Juliana Bohi, na chegada ao hospital Carlos III em Madri, onde receberão tratamento. Foto: Emílio Naranjo / EFE


ECONOMIA

Saldões e desaceleração facilitam compra de imóvel

Bianca Pinto Lima e Gustavo Santos Ferreira, Estadão
O preço da casa própria está mais acessível ao bolso do brasileiro. O metro quadrado do imóvel pronto sobe abaixo da inflação em algumas capitais, como Belo Horizonte e Porto Alegre, e acumula queda em outras, casos de Curitiba e Brasília. Além disso, as empresas do setor correm para desovar os altos estoques, geradores de custos adicionais indesejáveis.
A explicação está no front macroeconômico. Sucessivos indicadores - da indústria ao varejo - reforçam a desaceleração da economia brasileira, que pode crescer menos de 1% neste ano. O pessimismo entre consumidores é agravado pelo endividamento familiar (na média, de 46% da renda, pelos dados do Banco Central).



Em Brasília, preço dos imóveis prontos acumula queda de 1,05% em 2014. Foto:Estadão


ECONOMIA

Com freio na economia, comércio corta 83,6 mil vagas

Márcia de Chiara, Estadão
A desaceleração nas vendas do comércio que bateu forte no varejo especialmente na época da Copa teve impacto negativo no emprego do setor. De janeiro a junho, as lojas mais demitiram do que contrataram em todo o País. E o cenário ruim deve persistir até o final do ano, prevê o setor. O primeiro semestre fechou com um saldo de vagas formais negativo em 83,6 mil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
“Não foi só a indústria que demitiu mais que contratou nos últimos meses, mas o comércio também. O varejo está devendo bastante: 83,6 mil vagas. Foi o pior resultado do saldo de postos de trabalho do setor desde 2007 para um 1º semestre”, observa Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC).


ECONOMIA

EUA rejeitam que Haia resolva a disputa sobre a dívida argentina

Alejandro Rebossio, El País
Não caberá ao Tribunal Internacional de Haia decidir se os Estados Unidos violaram a soberania da Argentina por causa da sentença em instância final de um juiz de Nova York, Thomas Griesa, que impediu em 30 de julho o país sul-americano de pagar a dívida reestruturada em 2005 e 2010 sem antes pagar o que deve desde 2001.
Esgotadas todas as instâncias de apelação dentro do sistema jurídico norte-americano, o governo de Cristina Fernández de Kirchner apresentou na quinta-feira passada uma queixa a Haia. Mas o tribunal só poderia aceitá-la se o Executivo de Barack Obama reconhecesse essa jurisdição para esse pleito em particular. Fontes do Departamento de Estado dos EUA anteciparam na sexta-feira passada que a rejeitarão.


MUNDO

Ao menos dez pessoas sobrevivem a uma queda de avião em Teerã

El País
Ao menos 38 pessoas morreram e 10 ficaram feridas na queda, ontem, de um avião comercial no aeroporto para voos domésticos de Teerã. Segundo a equipe médica de emergência, os feridos foram transferidos a hospitais próximos imediatamente depois do acidente.
O avião, uma versão iraniana do Antonov-140, caiu às 9h45 (hora local), minutos depois de decolar, ao sul do aeroporto de Meharabad, perto do estádio esportivo Azai, no sudeste de Teerã. "O avião caiu no boulevard número seis do complexo habitado Azadi. Não temos informações exatas sobre as causas do acidente", afirmou o porta-voz do Crescente Vermelho, Hosein Derajshan.



Destroços do avião acidentado, no aeroporto de Teerã. Foto: Atta Kenare / AFP

MUNDO

Venezuela fechará fronteira com Colômbia todas as noites

Ewald Scharfenberg, El País
Em uma medida coordenada com o país vizinho, as autoridades da Venezuela anunciaram no sábado que os pontos de passagem na fronteira com a Colômbia permanecerão fechados durante a noite a partir desta segunda-feira.
A decisão foi anunciada pelo chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional, o general de exército Vladimir Padrino López, como uma nova tentativa de conter o chamado “contrabando de extração” de bens de consumo venezuelanos, como combustíveis e alimentos para a Colômbia.



Maduro e Santos na Colômbia, no início do mês. Foto: AP


MUNDO

Erdogan vence primeira eleição presidencial da Turquia

BBC Brasil
O atual primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, venceu a primeira eleição direta à presidência do país. Com 98% dos votos contabilizados, Erdogan tem cerca de 52%, contra 38% do principal candidato da oposição, o diplomata Ekmeleddin Ihsanoglu.
O resultado elimina a necessidade de um segundo turno. A contagem oficial de votos será anunciada na segunda-feira. Ihsanoglu, no entanto, já admitiu a derrota e parabenizou o primeiro-ministro pela vitória. Erdogan dominou a política da Turquia na última década e venceu eleições sucessivas, mas continua dividindo opiniões.



Erdogan diz que fortalecerá a presidência do país. Foto: Reuters


MUNDO

Israel e palestinos concordam com nova trégua em Gaza

Veja
Israel e palestinos concordaram ontem com uma proposta do Egito de um cessar-fogo de 72 horas em Gaza com início às 21 horas locais (18 horas de Brasília). "Israel aceitou a proposta do Egito", disse uma autoridade israelense, acrescentando que os negociadores israelenses retornariam ao Cairo nesta segunda-feira para retomar negociações indiretas com os palestinos caso a trégua seja respeitada.
A equipe israelense voou de volta para o país na sexta-feira antes de um cessar-fogo anterior de três dias expirar, e as hostilidades no conflito, que já dura um mês, reiniciarem. Um porta-voz do Hamas disse que as facções palestinas aceitaram o chamado egípcio e que as conversas no Cairo vão continuar.



Famílias palestinas caminham entre casas destruídas por mísseis israelenses, na Faixa de Gaza. Foto: Reuters


GERAL

Foto do dia: A superlua
















A igreja de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro. Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

0 comentários:

Postar um comentário