quinta-feira, agosto 21, 2014

Brasil

POLÍTICA

PSB confirma candidatura de Marina Silva à Presidência

Gabriel Garcia
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou nessa quarta-feira (20) a ex-senadora Marina Silva como candidata a presidente da República. O deputado Beto Albuquerque (RS) foi definido como o vice de Marina.
Ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Marina substitui Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13) passada após o seu avião de campanha cair na cidade de Santos, em São Paulo. Até agora candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Beto entra no lugar que vinha sendo ocupado por Marina.
A morte de Eduardo mexeu completamente com o cenário eleitoral para presidente. Pouco conhecido da população até o trágico acidente, Eduardo não tinha rompido a casa dos 10% nas pesquisas de intenção de votos.
Com o ex-governador de Pernambuco na disputa, pairava a incerteza sobre se haveria ou não o segundo turno. Marina praticamente sacramenta o segundo turno. Foi o que revelou na segunda-feira (18) a primeira pesquisa com a ex-senadora, realizada pelo Datafolha.
Marina tem 21% das intenções de voto. Ela é seguida pelo candidato Aécio Neves (PSDB), com 20%. Aécio era o segundo colocado quando Eduardo era o candidato socialista. Agora, está tecnicamente empatado com Marina, com um ponto de vantagem para a ex-ministra. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 36% das intenções de voto.
Marina Silva tentou criar o Rede Sustentabilidade. O partido foi barrado em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela Rede, a ex-senadora pretendia concorrer novamente à eleição presidencial. Em 2010, ela concorreu pela primeira vez a tal cargo. Amealhou 20 milhões de votos.
Convidada por Eduardo, Marina e seus aliados migraram para o PSB. Os dois se aproximaram bastante nos últimos dez meses. Marina agora tem a missão de levar adiante o legado de Eduardo. 
Com a nova chapa, há mudança na equipe de campanha. A coordenação geral ficará com Siqueira Campos e o deputado federal Walter Feldman (SP), fiel escudeira de Marina e um dos fundadores da Rede.
Na coordenação do programa de governo, foram escolhidos Maurício Rands e Neca Setúbal. Rands já ocupava tal cargo na campanha de Eduardo.



Candidata a presidente da República Marina Silva - Foto: AP


POLÍTICA

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de André Vargas

Gabriel Castro, Veja
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, por onze votos a zero, o parecer que pede a cassação do deputado André Vargas (sem partido-PR). A decisão foi tomada ontem. O petista foi flagrado pela Polícia Federal em conversas com o doleiro Alberto Youssef, operador de um esquema bilionário de lavagem de dinheiro desbaratado pela Operação Lava Jato.
Agora, o caso segue para o plenário da Câmara, onde o processo de cassação será analisado com voto aberto. Antes disso, a defesa de Vargas pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça para apontar alguma falha regimental ou constitucional no processo. O prazo é de cinco dias úteis a partir desta quinta. Mas é improvável que os defensores de Vargas tenham sucesso



Deputado André Vargas (sem partido) - Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo


POLÍTICA

Aécio diz que 'é necessário' corrigir tabela de preços do SUS

Amanda Previdelli, G1
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse que é "necessário" corrigir a tabela de preços do SUS, que é usada para definir valores de referência que o governo usa para pagar as instituições por procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde. O candidato afirmou que a correção tem que ser feita de maneira "progressiva".
"É necessário que ela seja corrigida [tabela de preços do SUS]. Você não vai corrigir toda a desfasagem do dia para noite, mas a partir do momento que você tenha prioridades claras na saúde e, no nosso governo será uma prioridade, é possível, sim [fazer a correção]", afirmou Aécio.


POLÍTICA

Dilma diz que povo saberá diferenciá-la de Marina Silva

Alexandre Rodrigues, O Globo
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, não quis comentar o que a entrada de Marina Silva (PSB) na disputa presidencial muda em sua estratégia de campanha, já que as pesquisas mostram a ex-vice de Eduardo Campos em empate técnico com Aécio Neves (PSB) e vencendo a presidente num segundo turno.
No entanto, ela disse que o eleitor saberá diferenciá-la de Marina, que também foi ministra do governo do ex-presidente Lula. Logo depois de visitar uma escola técnica do Senai em Belo Horizonte na condição de presidente, Dilma deu uma entrevista como candidata exaltando avanços no país iniciadas no governo Lula.



Dilma tira selfie em Minas Gerais - Foto: Divulgação


GERAL

OMS alerta para os riscos de suspender voos para a área afetada

Emilio de Benito, El País
A Organização Mundial de Saúde não compartilha da decisão das companhias aéreas, de navegação e outras de suspender os serviços para os países afetados pelo surto de ebola (Guiné, Libéria e Serra Leoa, já que a Nigéria tem outra situação, com o surto aparentemente controlado).
"Por conta dessas decisões, os países estão começando a sofrer com a falta de provisões, incluindo gasolina, alimentos e outros produtos básicos", afirma a organização em seu último comunicado. Por isso, incentiva as empresas a tomar suas decisões "baseando-se em critérios científicos", e as lembra de que o vírus só é contraído mediante um contato direto com os doentes ou seus fluidos, e que o risco nas viagens é muito pequeno.


GERAL

Hidrelétrica terá atividade suspensa em São Paulo por crise

Chico Siqueira, Estadão
O Governo de São Paulo vai paralisar a geração de energia na usina hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior de São Paulo e a terceira maior do país, a partir desta quinta-feira, 21. Segundo o secretário de Energia do estado, Marco Antônio Miroz, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) vai acatar a decisão da Justiça Federal, que determinou a suspensão na operação de geração de energia na usina.
Em liminar concedida a associações de criadores de peixes, o juiz federal Rafael Andrade de Margalho, da 1ª Vara Federal de Jales (SP), determina que a Cesp e o Operador Nacional do Sistema (ONS) deixem de gerar energia abaixo da quota mínima e não reduzam ainda mais o nível do reservatório da usina.


GERAL

Roger Abdelmassih é xingado por vítimas na chegada a São Paulo

Tiago Dantas, O Globo
A chegada do ex-médico Roger Abdelmassih, foragido da Justiça há três anos e condenado por 52 estupros contra 39 mulheres, a São Paulo foi marcada por cenas dramáticas protagonizadas pelas vítimas de estupro e abusos cometidos por ele. Depois de ter sua captura oficialmente registrada na delegacia do Aeroporto de Congonhas, Roger foi levado para a Penitenciária de Tremembé, no interior do estado.
No trajeto entre a delegacia e a viatura, o ex-médico ouviu palavras como “monstro”, “safado” e “assassino”. Chorando muito, um grupo de cinco mulheres que sofreram abusos do ex-médico durante tratamentos de fertilização o xingaram e chegaram a avançar sobre o cordão de isolamento que o protegia.


ECONOMIA

TCU volta a adiar análise de bloqueio de bens de Graça Foster

Fábio Amato, G1
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge voltou a retirar de pauta o processo que pode levar ao bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, por participar das decisões sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006.
De acordo com o tribunal, o negócio causou à Petrobras um prejuízo estimado em US$ 792,3 milhões. Jorge disse que o adiamento será por uma semana e, portanto, o processo deve voltar para análise do plenário do TCU na próxima quarta (27).


ECONOMIA

Abastecimento em São Paulo é incerto até 2016

O Globo
O abastecimento de água em São Paulo nos próximos dois anos ainda é incerto. O alerta foi feito pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, na apresentação das diretrizes do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH). Ele apontou a necessidade de construção de mais reservatórios de águas.
"Se tomássemos hoje medidas de redundância como outras cidades em torno do mundo já tomaram com certeza problemas que estamos vivenciando em São Paulo estariam em um patamar totalmente diferente e poderiam ter mais segurança para a população, não só para atravessar 2014, mas também para atravessar os anos seguintes, porque não sabemos como serão os anos de 2015 e 2016", disse Vicente Andreu.



Vicente Andreu, presidente da Agência Nacional de Águas - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil


ECONOMIA

Governo vai reduzir a burocracia para compra de imóveis

Marta Beck Eliane Oliveira, O Globo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem seis medidas para melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro. No pacote, estão ações para facilitar a compra e venda de imóveis, a recuperação de bens em caso de inadimplência e também a transferência do crédito consignado de um banco para outro.
Segundo o ministro, as medidas complementam as que foram anunciadas também hoje pelo Banco Central para estimular a concessão de crédito no país. "As medidas caminham na mesma direção das do BC. São para melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro, aumentar a segurança jurídica das transações, reduzir o custo e simplificar operações", disse.



O ministro da Fazenda, Guido Mantega - Foto: Givaldo Barbosa / O Globo

0 comentários:

Postar um comentário