sexta-feira, agosto 22, 2014

Brasil

POLÍTICA

PT vê Marina como favorita para disputar 2º turno com Dilma

Vera Rosa e Tânia Monteiro, Estadão
O comando da campanha de Dilma Rousseff avalia que a candidata do PSB à presidência, Marina Silva, será a principal adversária do PT daqui para a frente e já prepara uma ofensiva com "mais Lula" para enfrentá-la. Se antes havia uma preocupação com a presença exagerada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, a cúpula do PT diz agora que a associação da imagem dele com Dilma será fundamental, principalmente no Nordeste.
As últimas pesquisas que chegaram ao Planalto mostram que Marina ultrapassou o candidato do PSDB, Aécio Neves, e está agora em segundo lugar, com diferença maior que a margem de erro dos levantamentos. Os números foram discutidos na noite de quarta-feira, 20, durante reunião de coordenação da campanha petista com Dilma e com Lula, no Palácio da Alvorada.


POLÍTICA

Erundina assume coordenação da campanha do PSB

Catarina Alencastro e Carina Bacelar, O Globo
Um dia depois de lançar Marina Silva como candidata à Presidência no lugar de Eduardo Campos, morto tragicamente na semana passada, o PSB teve seu primeiro problema com a nova configuração da nova chapa, que tem o deputado socialista Beto Albuquerque como vice de Marina. O coordenador geral da campanha, Carlos Siqueira, primeiro-secretário do PSB, resolveu deixar o posto por divergências com a Rede, de Marina.
À noite, o PSB divulgou nota oficial informando que Luiza Erundina assumirá seu lugar. "O Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, Roberto Amaral, designou a deputada Luiza Erundina (SP) para coordenar a campanha da Coligação "Unidos Pelo Brasil". Luiza Erundina substitui Carlos Siqueira na coordenação geral da campanha", diz o cumunicado.



Erundina em seu escritório, em São Paulo - Foto: Marcos Alves / O Globo


POLÍTICA

Número de ministérios polariza a disputa presidencial no Brasil

Marina Rossi, El País
Quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) terminou seu segundo mandato, em 2002, o governo brasileiro era composto por 24 ministérios. Hoje, 12 anos depois, são 39. A gestão Lula-Dilma criou 15 novas pastas em pouco mais de uma década. A justificativa era valorizar assuntos que ficavam em segundo plano e dar-lhes caráter estratégico.
Era o caso do Ministério da Pesca, criado em 2009, que se justificaria pelo fato de o país ter 8.000 quilômetros de costa marítima. Ou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, criada pela presidenta Dilma Rousseff (PT), há dois anos. O novo órgão tem status ministerial e teria a função de valorizar os pequenos negócios.


POLÍTICA

TCU vai investigar se houve ‘dissimulação de patrimônio’

Vinicius SassineAndré de Souza e Isabel Braga, O Globo
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, determinou que os auditores responsáveis pelo processo sobre a refinaria de Pasadena solicitem aos cartórios do Rio os registros das doações de imóveis a parentes feitas pela presidente da Petrobras, Graça Foster, e pelo ex-diretor Nestor Cerveró.
Nardes se reuniu ontem, no Rio, com o secretário de Controle Externo de Estatais do TCU, Osvaldo Perrout, e pediu que os dados oficiais sejam obtidos para que se verifique se houve “dissimulação” do patrimônio na iniciativa de Graça e Cerveró.



Augusto Nardes, presidente do TCU - Foto: Ailton de Freitas / O Globo


GERAL

Roger Abdelmassih comprou arma e pensou em se matar

Sérgio Quintella, Estadão
O ex-médico Roger Abdelmassih, de 70 anos, cogitou cometer suicídio para evitar sua volta à prisão. Em conversa com policiais civis e a reportagem da Rádio Estadão, no Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital, o capturado disse que comprou uma arma para tirar a própria vida. O áudio foi obtido com exclusividade.
"Eu consegui comprar uma arma usada, uma 38. Eu nunca peguei numa arma. Eu comprei e falei: 'Se eu for pego, eu dou um tiro na cabeça'", revelou Abdelmassih, condenado, em 2010, a 278 anos de prisão por 48 estupros contra 37 vítimas. Um dos maiores especialistas em fertilização in vitro do Brasil, ele foi capturado na terça-feira, dia 19.



O ex-médico Abdelmassih chega ao Aeroporto de Congonhas; de lá, seguiu para o Presídio de Tremembé - Foto: Evelson de Freitas / Estadão


GERAL

Sudeste pode 'aprender com Nordeste a lidar com seca'

Rafael Barifouse, BBC Brasil
O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, disse em entrevista à BBC Brasil que a atual crise hídrica em São Paulo e em outras cidades do Sudeste é uma "oportunidade" para esta região do país, que deveria se inspirar no exemplo do Nordeste para enfrentar o problema.
Segundo Braga, daqui em diante, o uso mais eficiente da água e o preparo para enfrentar períodos de estiagem se tornarão uma prioridade, assim como houve uma busca por eficiência energética e medidas capazes de evitar a falta de energia elétrica após os apagões do início da década passada.



Governo paulista foi autorizado a usar 100 bilhões de litros extras do volume morto do Sistema Cantareira - Foto: AFP


GERAL

Dormir pouco na adolescência pode levar à obesidade

Veja
Um adolescente de 16 anos que dorme menos de seis horas por noite tem um risco 20% maior de se tornar obeso aos 21 anos do que uma pessoa da mesma idade que dorme mais de oito horas. Essa é a principal conclusão de uma nova pesquisa feita na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.
Embora uma série de estudos já tenham associado problemas para dormir com um maior risco de obesidade, poucos conseguiram explicar de que forma essa relação ocorre e qual é o real impacto dos distúrbios do sono sobre a saúde. Segundo os autores da pesquisa, os resultados do trabalho são evidências consistentes de que poucas horas de sono podem levar ao aumento do índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa.



Adolescentes que dormem pouco podem ter saúde prejudicada por excesso de peso - Foto: Thinkstock


ECONOMIA

Geração de empregos em julho é a menor para o mês em 15 anos

Estadão
Apesar da taxa de desemprego registrada no País estar na mínima histórica, a geração de empregos continua a dar sinais de fraqueza. Em julho, entre contratações e demissões, foram criadas 11.796 vagas de trabalho formal, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O resultado representa a menor geração de empregos para o mês de julho desde 1999, quando junho registrou a criação de 8.057 postos. O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, comentou que a geração de empregos "chegou ao fundo do poço" em julho e que a partir de agosto os números serão melhores.



Indústria de transformação fechou 15.392 vagas de trabalho - Foto: Divulgação


ECONOMIA

Governo prorroga incentivo fiscal para smartphones e computadores

Geralda Doca e Gabriela Valente, O Globo
Um dia após anunciar um pacote de medidas para estimular a economia, o Ministério da Fazenda divulgou uma nova benesse: a prorrogação de benefícios fiscais para computadores, tablets, smartphones e roteadores. O governo decidiu estender até o fim de 2018 a isenção de PIS e Cofins na venda desses produtos no comércio.
O programa terminaria no dia 31 de dezembro deste ano. De acordo com o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, o segundo dia de anúncio de medidas populares a menos de dois meses da eleição não tem motivo político.



Governo quer incentivar inclusão digital - Foto: Angel Navarette / Bloomberg


ECONOMIA

Juiz americano diz que plano da Argentina para dívida é ilegal

Alejandro Rebossio, El País
A troca da dívida que a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, quer realizar para evadir o bloqueio judicial dos EUA contra o pagamento do passivo reestruturado em 2005 e 2010 foi qualificado como “ilegal” pelo juiz de Nova York responsável pelo caso. No entanto, o juiz Thomas Griesa evitou declarar o país sul-americano em desacato, o que teria implicado a imposição de sanções econômicas.
Griesa é o juiz que determinou no último dia 30 de julho que a Argentina não poderia fazer o pagamento aos credores da dívida reestruturada nos EUA e na Europa porque não tinha saldado a reclamação dos fundos abutres e outros investidores que tinham rechaçado a reestruturação. O próprio juiz havia ameaçado no último dia 1º que poderia declarar a Argentina em desacato.


Protesto contra os abutres em Buenos Aires - Foto: V. R. Caivano / AP

0 comentários:

Postar um comentário