quarta-feira, agosto 27, 2014

Brasil

POLÍTICA

Em debate, Marina é poupada, enquanto Aécio e Dilma rivalizam

Afonso Benites, El País
No dia em que uma pesquisa eleitoral apontou que Marina Silva venceria as eleições presidenciais no segundo turno, a candidata do PSB mirou os ataques ao governo Dilma Rousseff (PT) durante o primeiro debate entre os concorrentes, na noite de terça-feira, na Rede Bandeirantes, em São Paulo.
A socialista disse que o Brasil apresentado por Rousseff é “quase cinematográfico, não é o Brasil que existe”. A mesma linha foi seguida pelo outro oposicionista, Aécio Neves (PSDB): “Temos agora uma extraordinária oportunidade de confrontar o mundo real com o mundo imaginário. O sonho dos brasileiros hoje é morar em uma propaganda do PT”.



Marina Silva, Aécio Neves, o jornalista Boechat e Dilma Rousseff no debate da Band - Foto: Sebastião Moreira / EFE


POLÍTICA

Adversários tentarão desconstruir Marina, mas sucesso não é garantido

A. Benites e C. Jiménez, El País
Os principais candidatos à presidência da República deverão atacar a socialista Marina Silva com relação à sua inexperiência para tentar subir nas pesquisas eleitorais. Em entrevista coletiva, na segunda, a presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, disse que para ser presidente da República “é intrínseco se preocupar com gestão”. Caso contrário, seria alguém que gostaria de ser “rei ou rainha da Inglaterra”.
O tucano Aécio Neves, por sua vez, vem destacando seu projeto de “gestão eficiente” ao longo da campanha. Essa tática, porém, pode ser infrutífera, conforme três analistas ouvidos pelo EL PAÍS. Ontem, uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que a candidata do PSB venceria a atual presidenta Dilma Rousseff (PT) no segundo turno após passar Aécio no primeiro.



Aécio em um ato de campanha no Rio, no dia 25 - Foto: Ricardo Moraes / Reuters


POLÍTICA

TSE mantém decisão que barrou candidatura de Arruda

Mariana Oliveira, G1
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por seis votos a um, decisão que barrou a candidatura de José Roberto Arruda (PR) a governador do Distrito Federal. O julgamento começou na noite de terça (26) e terminou somente na madrugada desta quarta-feira (27).
Há duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal havia decidido rejeitar o registro de candidatura, mas ele recorreu ao TSE. O ex-governador poderá apresentar recurso ao próprio TSE e também recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Até uma decisão final da Justiça, Arruda pode continuar em campanha.


POLÍTICA

Ibope: Garotinho lidera no Rio com 28%; Pezão aparece com 18%

O Globo
O candidato Anthony Garotinho (PR) lidera a disputa pelo governo do Rio, com 28% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada ontem. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tenta a reeleição, aparece em segundo lugar, com 18%. Marcelo Crivella (PRB) recebeu 16% e Lindbergh Farias (PT), 12%.
Tarcísio Motta (PSOL) aparece com 3% das intenções de voto, enquanto Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB) recebem 1%. Os votos em branco e nulos somam 15%. Outros 6% não souberam ou não opinaram em quem vão votar. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Candidatos ao governo do Rio: Garotinho, Crivella, Pezão e Lindbergh participam de debate - Fotos: Simone Marinho / O Globo


POLÍTICA

Em SP, Alckmin venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje

O Globo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem. Alckmin aparece com 50% na sondagem, contra 20% do segundo colocado, Paulo Skaf (PMDB). Em terceiro lugar está o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%.
Essa é a primeira pesquisa Ibope realizada desde o início da propaganda eleitoral em TV e Rádio. Em comparação com a sondagem anterior, Alckmin e Padilha mantiveram os mesmos índices. Já Skaf subiu nove pontos percentuais.



Geraldo Alckmin, Paulo Skaf e Alexandre Padilha - Foto: O Globo


POLÍTICA

Em Pernambuco, Armando Monteiro tem 38% e Paulo Câmara, 29%

O Globo
Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que Armando Monteiro (PTB) lidera a corrida ao governo de Pernambuco com 38% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o candidato lançado pelo ex-governador Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB), com 29% das intenções de voto. Após a morte do líder do PSB, Câmara cresceu 18 pontos.
Quatro candidatos aparecem com 1% das intenções de voto: Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSOL). Brancos e nulos somam 13%; e não sabem ou não responderam 16%.


Paulo Câmara cumprimenta eleitora em Pernambuco - Foto: Divulgação


POLÍTICA

Em Minas Gerais, Pimentel tem 37% e Pimenta, 23%

G1
Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta que, na corrida para a eleição ao governo de Minas Gerais neste ano, o candidato Fernando Pimentel (PT) tem 37% das intenções de voto e o candidato Pimenta da Veiga (PSDB), 23%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.
Tarcísio Delgado (PSB) aparece com 3% das intenções de voto. Os concorrentes Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB), têm 1º cada.


POLÍTICA

Empresas fantasmas pagaram avião de Campos

O Globo
Documento entregue à Polícia Federal pela operadora do avião Cessna que caiu em Santos, no último dia 13, matando o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, e mais seis pessoas, levantou a suspeita de envolvimento de empresas fantasmas na compra da aeronave.
Reportagem do Jornal Nacional visitou endereços que seriam de empresas que contribuíram para a compra e nelas encontrou uma residência em uma favela do Recife e salas comerciais e casas vazias. A AF Empreendimentos e Participações era a operadora da aeronave e tinha contrato de leasing assinado com o braço financeiro da fabricante de jatos, a Cessna Finance Export Corporation.


Uso eleitoral: O jato que servia a Eduardo Campos na campanha para a Presidência - Foto: Marcelo Carnaval / O Globo


GERAL

Bernardo era ameaçado de morte dentro de casa, revela delegada

Elder Ogliari, Estadão
A delegada Caroline Bamberg Machado revelou que o menino Bernardo Uglione Boldrini, assassinado em abril, aos 11 anos, sofria ameaças e humilhações da madrasta, a enfermeira Graciele Ugulini, e do pai, o médico Leandro Boldrini, dentro da casa da família.
Caroline falou à imprensa ontem, em duas rápidas entrevistas, antes e depois de prestar um depoimento de quatro horas e meia ao juiz Marcos Luis Agostini, em Três Passos, no noroeste do Rio Grande do Sul.



Amigos prestaram homenagem ao menino Bernardo nesta terça-feira - Foto: RBS


GERAL

Redução de peso pode ajudar a prevenir Alzheimer

Fábio de Castro, Estadão
Uma considerável redução de peso na idade adulta pode ajudar a prevenir o Alzheimer na velhice, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) com mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Trabalhos anteriores indicavam que pessoas obesas têm 35% mais chances de desenvolver a doença degenerativa.
O novo estudo provou que a perda de peso, ocasionada pela cirurgia, pode reverter um excesso de atividade cerebral associado à obesidade, melhorando as funções cognitivas. Em tese, essa modificação cerebral pode reduzir o risco de Alzheimer.



Adultos obesos têm até 35% mais chances de desenvolver Alzheimer - Foto:Thinkstock

0 comentários:

Postar um comentário